Você é pai ou mãe? Tem filhos? Viaja com eles? Se sua resposta para essas 3 perguntas foi SIM, já parou para pensar sobre as memórias e desejos de seu (s) filho (s) viajante (s)?
O tempo passa tão rápido que quando percebemos aquelas crianças que tínhamos em casa já são adolescentes e/ou adultos. Bate aquele susto e pensamos ‘como o tempo voou’! Aqui são 3 meninos, 2 já são adultos e o caçula em plena adolescência. Fizemos muitas viagens com eles até hoje e pretendemos fazer outras tantas – já temos uma marcada inclusive – e vez por outra conversamos sobre nossas viagens em família. São sempre conversas maravilhosas, cheias de lembranças e de novos planos.
Para participar de uma Blogagem Coletiva de um grupo de mães que escreve sobre viagens em família, fiz uma pequena entrevista com Arthur já que entre os irmãos ele foi o que começou a viajar mais jovem.
Avisei no dia anterior que precisaria fazer uma entrevista com ele, respondeu “beleza” sem nem sequer perguntar o assunto. Ele é um menino muito tranqüilo e eu sabia que não faria questão de parar uns minutinhos para sentar ao meu lado no computador para responder minhas poucas perguntas.
Aproveitei a parada para o almoço, avisei que logo que acabássemos iríamos nos sentar para conversarmos e foi nesse momento que ele perguntou sobre o que seria. Eu expliquei e ele “de boas”. E assim vamos nós, pais de adolescente aprendendo uma expressão nova a cada dia. E olha que já passamos por isso com os 2 mais velhos e cada um teve seu vocabulário próprio para cada época. E nós continuamos aprendemos com os filhos, os papéis vão se invertendo também.
Por falar em aprendizado com filhos, leia também o post Viajando e aprendendo junto com os filhos, foi uma delícia escrevê-lo.
Vamos à entrevista com meu filho viajante
Nome e idade, qual sua primeira lembrança de viagem?
Arthur, 15 anos. “Lembro quando viajamos no mês que completei 9 anos. Foi bem especial aquela viagem”.

Descansando um pouco no Museu de História Natural em New York
Para onde foi e o que você se lembra?
“Fomos para os Estados Unidos, passamos por Orlando, New York, fizemos o cruzeiro Disney Dream de 3 noites onde passamos pelas Bahamas e acabamos a viagem passando por Miami e um final de semana em Key West. Lembro que nos divertimos muito, fomos a muitos lugares bem legais. Foi minha primeira vez na Disney, achei as montanhas-russas muito ‘maneiras’. Em New York adorei andar de metrô, fiquei imaginando que a gente estava passando por baixo das ruas e até do rio porque ficamos no Queens e a gente usava o metrô para ir pra Manhattan. O Museu de História Natural e o Central Park são show. O cruzeiro foi inesquecível. Mãe você lembra que pediu para levarem um bolo na noite do meu aniversário no lugar da sobremesa do jantar? (risos) chega o garçom com um bolo de chocolate e cantando parabéns pra mim, foi ‘da hora’. Acho que nunca vou esquecer dessa viagem”.
A essa altura eu (a mãe) já estou me derretendo e revendo como fiz a encomenda do bolo antes de embarcamos para essa viagem, não poderia deixar meu pequeno sem um bolo no dia do aniversário né gente?
Qual sua viagem ou passeio preferido até hoje? Por que?
“Minha viagem de 15 anos com meus amigos. Passamos 23 dias nos Estados Unidos, eu já conhecia as 3 cidades que fomos (Orlando, New York e Miami) mas foi muito legal porque nos divertimos muito e eu estava sempre muito feliz. Foi uma viagem inesquecível”.

Na Times Square com um amigo
Que dicas você dá para não cansar dentro do carro ou avião?
“Dormir e quando não conseguir, jogar no celular ou ouvir música”.
Tem alguma coisa que você aprendeu numa viagem ou que estava vendo na escola e pode ver pessoalmente?
“Sim. Em Washington estive em lugares que eu havia visto nas aulas de história. Em New York o Museu de História Natural e ultimamente aperfeiçoei meu inglês porque conversei mais. Outra lembrança que tenho é de quando fomos para Las Vegas no aniversário de 15 anos de Zé (José Ricardo, o irmão do meio), ele escolheu comemorar o aniversário num restaurante tailandês e quando vimos o cardápio lembro que ficamos bem impressionados por vermos que a cozinha tailandesa usa muito frango, isso eu achei bom porque estava pensando que não iria comer nada naquele jantar (risos). Ainda bem que foi bem legal.”
Qual viagem ainda não fez e gostaria de fazer?
“Em nosso último cruzeiro (Disney Wonder de 7 noites) quando ficamos sabendo sobre o que vai para o Alasca eu não paro de pensar nisso depois que voltamos. Quero ir para o Alasca e de preferência num cruzeiro porque eu adoro (risos)”.

Nosso embarque no Disney Wonder
Pós entrevista
Uma mãe emocionada e querendo que a próxima viagem que está marcada para agosto de 2019 (estamos em dezembro de 2018) chegue logo. Iremos todos dessa vez, Victor (o mais velho) estará de férias do trabalho e conseguirá nos acompanhar.
Como é gratificaste ouvirmos coisas assim de nossos filhos. Quando vi o convite para participar dessa blogagem não pensei duas vezes apesar de estar bem atarefada, mas sei que como nas outras que já participei com esse grupo, tenho tanto prazer em escrever sobre os temas propostos que nem que fosse na madrugada eu iria parar para registrar o que meu ‘pequeno’ filho viajante tinha pra me dizer. E como valeu a pena!
Meus meninos já estão grandes, acho que são os mais velhos desse grupo de mães viajantes, não que eu seja a a vovó do grupo kkkk, fui mãe aos 15 anos e tive o último aos 31 quando algumas do grupo estavam sendo mães de primeira viagem, mas o que quero registrar aqui é que independente da idade dos nossos filhos, eles sempre são nossos meninos (as). Temos 3 rapazes mais altos do que nós e todos falando grosso, mas sempre ‘nossos meninos’ e o caçula sempre será ‘meu pequeno’ que é como eu o chamo :).
Arthur provavelmente será nosso filho viajante mais frequente por um tempo por ser o mais novo, assim com mais disponibilidade de tempo já que os outros têm trabalho e faculdade, mas vamos sempre driblar isso para estarmos o máximo de tempo juntos por aí.

No Dia das Mães de 2018
Agora respire fundo que vem mais entrevistas por aqui, segue a lista com os links dos outros blogs que participaram dessa Blogagem Coletiva que mais uma vez me fez chorar enquanto escrevia, mas choro de prazer e felicidade sempre nos faz bem certo? Vamos saber mais sobre o (s) filho (s) viajante (s) das famílias do grupo.
Viagens que Sonhamos
Entre Mochilas e Malinhas
Por aí com os Pires
Vem que te conto
Roteirando
Descansa na volta
Viajar Hei
Trilhas e Cantos
Tem criança na viagem
Viajo com filhos
Para salvar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Cynara, adoro seus posts! Acho tão lindo seus “meninos grandes” acompanharem vcs nas viagens até hoje. Sua jornada como mãe começou tão cedo e vc fez um trabalho maravilhoso com eles. Parabéns!
Cintia assim você me faz chorar de novo, muito obrigada pelo carinho. Bj.
Me emocionei com o sei texto.
Como é lindo ver esses rapazes ainda tão presentes nesses relacionamentos de viagens em família.
Parabéns por ter educado tão lindamente esses 3, mesmo com tão pouca idade 🙂
Cruzeiro Disney pelo Alasca? Tô dentro!
Cynara, o meu também já está maior que eu, mas é o que você falou: continuam sendo nossos meninos!
Um abraço no seu trio!
Que linda família você formou Cynara, parabéns! Todos enormes e cheios de histórias para contar das viagens em família, isso não tem preco! Já tô imaginando vocês no Alasca! Bjsss e que 2019 venha com muitas viagens!
Muito inspiradora, essa entrevista, Cynara. Parabéns! Grande abraço e continuação de boas viagens, seja a solo ou em família!