Depois de 4 noites na cidade, escolhemos 10 coisas que achamos imperdíveis para fazer em Nashville. Ficamos surpreendidos, a região é bem diferente de tudo o que já vimos até hoje nos Estados Unidos. Foi uma viagem bem marcante para nós depois de tantas idas ao país, vimos costumes ainda desconhecidos para nós em vários aspectos, voltamos com o sentimento de termos sim vivenciado um pouco da tradição local.

Um pouco sobre Nashville

Fica no centro do estado do Tennessee que é coladinho com o Mississipi e Kentucky. É a capital do estado e desde 1925 Nashville é conhecida como a Cidade da Música dos Estados Unidos, isso deve-se ao Grand Ole Opry que começou naquele ano suas transmissões radiofônicas ao vivo nos finais de semana. A fama pegou e a cidade passou a ser o berço da música country revelando grandes nomes como Hank Williams, Carrie Underwood, Johny Cash, Elvis Presley e tantos outros que passaram por lá.

Mas não só a música country fez de Nashville a cidade da música, o rock, o blues, jazz, soul, bluegrass e até a música gospel estão muito presentes desde sempre pelos bares e rádios da cidade. Há lugar e público para todos os gostos musicais por lá.

A arte também está presente nos vários museus espalhados pela cidade, tem de história, arte moderna e contemporânea, de música é claro e de celebridades como Johnny Cash que tem um lugar dedicado totalmente a ele com o maior acervo do mundo sobre o cantor.

Nos últimos tempos Nashville também entrou na lista de lugares para conhecer uma gastronomia tradicional e foi indicada por algumas publicações e turismo como a ‘cidade mais descolada e saborosa do Sul’ segundo a Bon Apetit.

Fomos no final do mês de setembro e pegamos um friozinho gostoso, não precisamos usar nada além de casacos leves, pela manhã os dias começavam mais frios com um lindo céu azul mas com vento frio, ao longo do dia a temperatura subia mas no final da tarde voltava a cair. Pegamos chuva apenas uma tarde e isso não mudou a temperatura, foi uma chuva bem rápida.

O que fazer em Nashville

Nos hospedamos em Midtown e estávamos com um carro que pegamos em Memphis, cidade onde passamos duas noites antes de pegarmos estrada para Nashville.

⇒ Leia também Tennessee: roteiro de 6 dias em Memphis e Nashville

Dividimos nosso roteiro como sempre fazemos, quando há ingressos que precisamos comprar com antecedência e que as visitas/ entradas são com hora marcada compramos logo e a partir disso vamos completando os dias de acordo com a proximidade entre cada lugar que queremos conhecer.

A primeira coisa que fizemos depois de pesquisarmos sobre o que a cidade tinha a oferecer, escolhemos aquele lugares que se enquadravam aos nossos gostos. Compramos então com antecedência os ingressos para o Grand Ole Opry, Country Music Hall of Fame e Johnny Cash Museum, os dias e horários disponíveis a partir disso definimos o que mais fazer em Nashville.

1 – Grand Ole Opry

Começamos por ele pela disponibilidade de ingressos, por pouco não conseguimos. Quando entramos no site para comprar só havia para a noite de nossa chagada.

O Grand Ole Opry existe desde 1925 e foi a partir dele que Nashville ficou conhecida como a cidade da música no país. Funciona no endereço atual desde 1974, mas já passou por outras locações e ainda hoje divide as apresentações entre a Opry House e o Rymon Auditorium.

O que fazer em Nashville

E como é o show?

Bom, é um show totalmente diferente de todos os outros que assistimos, é uma gravação de um programa de rádio ao vivo tenho a música country como principal estilo. São alguns apresentadores que vão se revesando e chamando os artistas que se apresentam no palco.

Todos os apresentadores também cantam logo que chegam ao palco e os artistas cantam 2 ou 3 músicas cada. Além deles também tem o que chamaríamos de ‘chefe de cerimônia’ que faz anúncios entre um apresentador e outro, o engraçado é que ele faz comentários sobre algum cantor, ou algum acontecimento durante as apresentações mas bem no estilo de humor americano, a planteia ri horrores. Nós não conseguíamos rir tanto ou porque a piada era muito sem graça mesmo pra nós ou porque às vezes tinha algum termo ou gíria que pra nós não fazia sentido mesmo.

O que fazer em Nashville

O que fazer em Nashville

Bom, o espaço é enorme, muita gente vai vestida a caráter, ou seja, as mulheres vão de bota de couro e chapéu com roupa xadrez e calças ou saias com franjas, acredite! E os homens parece que estão a caminho de um rodeio, mas isso não é regra, havia muita gente com traje ‘normal’ tá gente?

O show dura mais ou menos uma hora e meia e o auditório estava lotado. Bebidas e lanches são vendidos no térreo e podemos comer durante as apresentações.

As apresentações variam de acordo com a época do ano, quando fomos em setembro eram nas terças e sábados sempre às 19h no Opry House, mas vimos que em outros meses conhecem mais dias na semana e alternam com o Rymon Auditorium.

Mais informações e tickets: opry.com

Endereço: 2804 Opryland Drive

2 – Entertainment District – Broadway

Esse foi um dos lugares onde fomos uma vez e voltamos no outro dia. Adoramos o que encontramos por lá, desde o visual, o astral, as opções para comer/ beber, é o coração de Nashville.

A região fica entre Midtown e o Rio Cumberland e a Broadway é a rua onde quase tudo acontece, mais precisamente entre a 1AVE e a 5AVE. São muita lojas, bares e restaurantes com apresentações ao vivo de cantores country e nos cardápios muitos drinks e cervejas e claro que as costelas e o barbecue são os mais pedidos.

O que fazer em Nashville

O que fazer em Nashville

Adoramos caminhar pelos 2 lados da rua, paramos na frente de alguns bares para vermos os shows, vimos como as pessoas de vestem em Nashville, é um estilo muito próprio e que só tínhamos visto parecido quando estávamos em Las Vegas na temporada de rodeios.

O que fazer em Nashville

3 – River Park

O River Park fica no final da Broadway às margens do Rio Cumberland, é um parque urbano com pista para cooper, gramado, bancos e uma vista linda do centro da cidade e do Nissan Stadium do famoso Titan’s. É um lugar para passear a pé, para sentar no gramado ou nos bancos que se espalham pela margem do rio, pode pegar um barco e fazer um passeio pelo rio, também é ideal para se exercitar. Vai do gosto de cada um como preferir usufruir dele.

O que fazer em Nashville

O que fazer em Nashville

4 – Country Music Hall of Fame and Museum

Nossa dica logo antes de falar sobre esse museu maravilhoso, reserve uma manhã ou tarde inteira para visitá-lo com calma, porque tem muita coisa para ver e muitas informações super interessantes sobre os astros da música country dos Estados Unidos.

O que fazer em Nashville

O prédio já é uma obra linda e por dentro arrasa em tudo. A estrutura é espetacular, enorme, com ambientes muito bem planejados e um acervo impressionante sobre a vida dos grandes nomes da música norte-americana.

O que fazer em Nashville

O que fazer em Nashville

Endereço: 222 Fifth Avenue South Nashville

Mais informações e tickets: countrymusichallofame

5 – RCA Studio B

A visita ao estúdio RCA está vinculada ao Hall of Fame e não deixe de fazê-la, é muito interessante e emocionante, foi um lugar onde vi Ricardo se emocionar diante do que vimos e soubemos sobre Elvis.

O que fazer em Nashville

O que fazer em Nashville

Saímos em grupo num microônibus do Hall of Fame e na volta da visita guiada (em inglês) fizemos a visita ao museu da música country.

6 – Johnny Cash Museum

Vamos confessar uma coisa aqui, já tínhamos ouvido falar o nome Johnny Cash mas não conhecíamos as músicas dele muito menos sua história, mas quando começamos a planejar essa viagem começamos a vê-lo sempre mencionado nos roteiros e comentários nos blogs e redes sociais. Então resolvemos comprar os ingressos para o museu com antecedência.

O que fazer em Nashville

E voltamos de Nashville fãs do cantor. O museu é muito bem montado, super organizado e interativo. Quando voltamos para o Brasil Ricardo pesquisou sobre ele e já assistimos ao filme sobre sua vida e muitos shows que encontramos no Youtube.

O que fazer em Nashville

O que fazer em Nashville

Por falar nisso, já segue nosso canal no Youtube?

Endereço: 119 3rd Ave S

Mais informações e tickets: johnnycashmuseum

7 – Frist Center for the Visual Arts

É um museu de arte moderna e contemporânea que funciona num lindo prédio onde já foi a agência dos Correios (post office). O estilo Art Decó dá todo um charme ao museu que tem também uma área interativa onde passamos um tempão.

O que fazer em Nashville

O que fazer em Nashville

Vale a pena conhecer o museu, não é muito grande e tem um acervo muito rico.

Endereço: 919 Broadway

Mais informações e tickets: fristartmuseum

8 – Centennial Park + Parthenon

O Centennial Park ficava em frente ao nosso hotel, deixamos o carro no estacionamento do hotel e fomos andando. Bastava atravessarmos a rua.

O que fazer em Nashville

É um parque enorme, com muito verde e vimos que é muito freqüentado pelos moradores seja para caminhadas, corridas pelas pistas, passear com crianças e também apreciar o lindo lago que fica na parte mais posterior do parque.

Mas o que leva os turistas principalmente a visitá-lo é o Parthenon, que e a única réplica em tamanho real no mundo. Nashville já foi conhecida como a Atenas do Sul por causa do grau de instrução de sua população no séc. XIX quando a cidade já contava com 6 universidades.

O que fazer em Nashville

O Parthenon funciona como um museu de arte, foi construído em 1897 para Exposição do Centenário do Tennessee. No pavimento superior fica a Athena Parthenos, uma estátua com 13m de altura e com mais de 3,5kg de ouro em ornamentos.

O que fazer em Nashville

O que fazer em Nashville

Endereço: 2500 West End Av

Mais informações e tickets: fristartmuseum

9 – Experimentar a gastronomia local

Quem vai para o Tennessee não pode deixar de comer barbecue e especificamente em Nashville o frango empanado também faz parte da tradição.

Nós comemos uma costela com molho barbecue no Jacks Bar-B-Que na Broadway e o frango empanado no HattieB’s Chicken. esse último tem vários endereços na cidade, nós fomos jantar em um que ficava perto de nosso hotel. Tínhamos visto referências de ambos durante o planejamento da viagem.

Jacks Bar-B-Que

A costela é muito gostosa, a carne soltava do osso muito facilmente, não precisávamos usar a faca, mas não encaramos comer sem talheres como vimos muita gente fazendo, usamos o garfo e foi tudo ok!

O ambiente é muito típico, estava lotado, é daqueles com filas para entrar.  A decoração do Jacks Bar-B-Que é bem despojada e o serviço é americano, fazemos o pedido antes de nos sentarmos no esquema bandejão, pagamos, pegamos as bebidas e sentamos.

O que fazer em Nashville

O que fazer em Nashville

O que fazer em Nashville

Endereço: 416 Broadway

Hattie B’s Hot Chicken

Como estávamos de carro passamos por uns 3 endereços diferentes, mas optamos em jantar num que ficava bem perto de nosso hotel em nossa última noite na cidade. Havíamos pego estrada para Lynchburg para visitarmos a Jack Daniel’s Destilary, depois fomos o Cantennial Park e como no outro dia teríamos que sari cedo para seguirmos para New York, preferimos jantar por perto e aproveitamos a oportunidade para experimentarmos o famoso frango empanado.

O que fazer em Nashville

Dieta glúten free foi ‘pras cucuias‘ naquela noite, mas isso faz parte das viagens. O restaurante é bem popular, simples e muito freqüentado pelos moradores de Nashville. O frango é bem sequinho mas eu achei um pouco apimentado para meu paladar apesar de termos pedido sem pimenta. Ricardo achou normal.

Endereço: 112 19th Ave S

10 – Atravessar a John Seigenthaler Pedestrian

É uma ponte linda toda de ferro que liga o centro ao Nissan Stadium. Nós vimos no dia do jogo que os torcedores passam por ela em mutirões, ficamos impressionados com a quantidade de gente e no outro dia fomos vê-la de perto. Passa por cima do Rio Cumberland e dela temos uma vista muito bonita da cidade.

O que fazer em Nashville

A parte moderna do centro de Nashville

John Seigenthaler Pedestrian

+1 – Compras

Como tínhamos o trecho do Brasil – Memphis e depois Nashville – New York no mesmo localizador, nossa franquia de bagagem foi de 2 volumes de 23kg + 1 mala de mão com até 10kg para cada um de nós, assim reservamos umas horinhas a cada dia para fazermos as nossas comprinhas da viagem. Então por que não colocar umas comprinhas em nossa lista do que fazer em Nashville?

Fomos às lojas que sempre gostamos  – Ross Dress for Less, TJMaxx, Burlington, Marshalls, Walmart e ao Opry Mills que é um shopping com lojas de muitas das marcas que nós brasileiros gostamos de ir quando estamos nos Estados Unidos (Calvin Klein, Adidas, Nike, Tommy, Polo Ralph Lauren entre outras). Não é um outlet mas estava com preços bons e as lojas tinhas boas opções.

Para quem tiver uma franquia de bagagem legal saindo de Nashville vale a pena reservar um tempinho para as compras, como a cidade não é tão procurada pelos brasileiros que são os turistas consumistas, a variedade é boa e as lojas bem tranquilas. Caso não esteja de carro pode usar o Uber que tem um ótimo serviço e pode lhe levar às lojas.

Gostamos muito de Nashville, fizemos um roteiro bem tranquilo, caminhamos algumas vezes pelas ruas que mais gostamos na região de Entertainment District só ficamos chateados porque não compramos ingressos para o jogo entre Titan’s e Eagles que aconteceu no domingo que estávamos lá.

Eu nunca tinha ouvido falar desses times muito menos que eram de lá, mas Ricardo quando viu as pessoas com os uniformes na Broadway voltando do estádio comentou que gostaria muito de ter ido.

O que NÃO deixe de fazer em Nashville

O que gostaríamos de ter feito e que não conseguimos, cada um teve um motivo diferente mas deixamos as dicas aqui para quem for organizar um roteiro:

  • Assistir a um jogo de futebol americano;
  • Visitar o Nissan Stadium que pode ser mesmo fora de temporada;

O que fazer em Nashville

  • Andar num Pedal Tavern;

O que fazer em Nashville

  • Tomar café da manhã no Loveless Cafe na Highway.

Conseguindo juntar o que fizemos com essa listinha que não deu pra gente, sua viagem será perfeita! Ah e claro que fazer a visita à destilaria Jack Daniel’s, mas essa merece um post com detalhes :).

Para salvar no Pinterest

O que fazer em Nashville

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.