Como ir à Santorini e não ter aquela foto da igreja de teto azul ao fundo? Nem pensar né gente? Há certos clichês que todo viajante mesmo que cheio de carimbos no passaporte não pode deixar de ter no álbum de viagem concorda?
Nos referimos ao álbum porque aqui imprimimos muitas fotos de nossas viagens sim, somos adeptos ainda de vez por outra relembrarmos por onde andamos olhando os álbuns que montamos até hoje.
Bom, mas vamos lá ao assunto desse post que é mostrar para você como chegar, ou melhor, como encontrar aquela igreja de teto azul que aparece nas fotos de 99 de cada 100 turistas que vão à Santorini, mais precisamente à Oia porque é lá onde ela está sabia disso?
Nos hospedamos em Oia, aproveitamos um passeio no final da tarde para chegarmos à igreja e ficarmos esperando o por do sol. Na verdade era começo da noite, como fomos no auge do verão (final do mês de agosto), o sol caía lá pelas 20h, época com dias bem mais longos e isso ajuda muito nos passeios pelas praias.
⇒ Leia a review do hotel onde ficamos.
Onde fica a igreja de teto azul
Quando estávamos montando nosso roteiro não imaginávamos que a igreja de teto azul ficasse num cantinho escondida entre tantos outros tetos azuis de outras igrejas, sim porque são mais de 300 na ilha e a maioria tem teto azul.
Como é uma atração muito procurada, pensamos que conseguiríamos vê-la até pelo fluxo de gente por perto. Mas nos enganamos, a igreja de teto azul fica num cantinho que tem um acesso estreitinho e não tem como vermos o movimento das pessoas na igreja.
Chegamos diante da Ekklisia Panagia Platsani que é a principal igreja de Oia, olhamos ao redor e nada do teto azul que tanto procurávamos.
Resolvemos então perguntar a um comerciante de uma das lojas da rua e ele nos orientou, ainda bem que falava inglês até que bem razoável considerando o sotaque grego.
Estávamos bem perto para nossa sorte porque o sol começava a cair e estávamos numa corrida contra o tempo naquele momento. Queríamos estar lá para vermos o por do sol.
⇒ Leia também Por do sol numa vinícola em Santorini
Como chegar
Para facilitar vamos colocar fotos do caminho e o mapa.
1 – Estando na frente da Igreja Panagia Platsani, vire para o lado do mar. Verá essa vista da foto abaixo;
2 – Entre à direita onde estão as pessoas na foto ao lado do muro branco;
3 – Siga pela estreita rua, você vai ver uma cúpula azul mas ainda não é a da igreja que procura;
4 – Na esquina da igreja entre à esquerda onde tem a placa da loja Bulgari como mostra a foto. Caso a loja não exista mais, veja quem tem uma placa branca, não conseguimos escrever o que tem nela porque tem caracteres gregos;
⇒ Atualizando. Rafaela Matsuoka, uma leitora querida aqui do blog foi quase 2 anos depois de nós e nos mandou uma foto mostrando que a loja da esquina não é mais a Bulgari.
Independente da loja, não tem como errar, a entrada é na esquina à esquerda da igreja que fica na rua.
5 – Siga em frente pela ruela que é bem estreita como mostra a foto;
6 – Desça mais e verá as cúpulas azuis da igreja.
Chegamos!
E lá estava ela finalmente! Muita gente pousando para fotos, uma noiva fazendo um ensaio fotográfico bem perto, mas todos muito educados e respeitando quem estava esperando para tirar suas fotos com o tão famoso teto azul ao fundo.
O sol já estava caindo quando chegamos mas ainda conseguimos tirar nossas fotos aproveitando o colorido lindo que ele proporciona à paisagem. É impressionante o tom que fica o céu, só estando lá acreditar.
A igreja é conhecida como a igreja das 3 cúpulas azuis ou 3 Blues Dome. É bem menor do que imaginávamos, por ser tão procurada pensávamos que pudéssemos visitar com calma.
Não sabemos se o turista tem acesso ao interior porque do lugar onde estávamos não conseguimos ver se é aberta à visitação, não vimos nenhum movimento de gente no lado onde seria a entrada.
Onde estávamos era o lugar que sempre víamos nas fotos dos viajantes e das revistas de viagens.
Ficamos um tempão por lá, muita gente foi embora logo que o sol se escondeu mas nós permanecemos admirando a paisagem que é linda para todos os lados que olhamos.
Tiramos muitas fotos, umas com o celular e outras com a câmera, aproveitamos um bocado o vento gostoso que soprava, depois fomos caminhar pelas ruas de Oia e jantar.
Para facilitar sua ida à igreja de teto azul em Santorini, antes de ir dá uma olhada no mapinha e faz um print screen das fotos que colocamos aqui com o caminho, assim você não vai perder tempo procurando onde entrar.
Acredite, as ruelas são bem estreitas e muito parecidas, muita gente pra lá e pra cá. É muito fácil se perder por lá, apesar de que isso não é nada ruim porque o visual é deslumbrante por toda Oia :).
Para salvar no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Muito linda essa igrejinha e o visual. Parabéns pelo relato. Bastante útil.
É linda mesmo Marcio, como tivemos dificuldade em encontrar dicas de como chegar resolvemos fazer um post bem detalhado para ajudar os viajantes.
A igreja por si só já é linda, com este por do sol maravilhoso, ficou ainda mais incrível. A Grécia está nos meus planos desde minha infância, está na hora de tirá-la do papel. Amei o post!
Coloque sim que vale a pena demais, é uma viagem que fica entre as top de todo mundo que vai.
Ah, ótimo, adorei saber como chegar na igreja do teto azul… com certeza é um clichê incrível de Santorini, eu também vou querer uma foto lá quando for! 😀
Tem que ter a foto lá Gabi, clichês em viagens ‘sobrevivem’ por nossa causa he he he.
Que saudade deu de Santorini lendo esse post! Eu não sabia que tinha uma igreja mais famosa, mas adorei a dica!
Jura que não sabia sobre essa igreja Débora? Ela é a que sempre está nos cartazes e capas de revistas de turismo. É um buchicho só por lá.
Nossa, Cynara! Santorini fica ainda mais incrível no pôr do sol, que cenário! Quero muito conhecer.
Santorini é incrível em todas as horas e em todos os cenários Katarina, é inacreditável a beleza da ilha.
Olá Cynara! Tudo bem?
Por favor, você poderia me informar.. se podemos de fato chegar até a igreja? Ou tem uma espécie de barreia ou corda que impeça chegar perto dessa igreja? Pois vejo que ninguém tira uma foto bem próxima a ela.. só os fotógrafos que conseguem Clicks incríveis em cima da
Cúpula..
Oi Marília, não tem barreira, chegamos o mais perto possível para termos a vista da cúpula com o mar ao fundo. A questão das fotos dos fotógrafos é que eles chegam em horários que já sabem que terão menos gente, montam a estrutura e aí ninguém consegue se aproximar além de usarem equipamentos que causam efeitos visuais maravilhosos. O lugar onde todo turista vai é esse que mostro no post.