Conhecer a Grécia era um sonho e nele estava incluído ir à Atenas e subir ao topo da montanha onde está Acrópole, esse o ápice da realização de estar num lugar que sempre sonhei desde minha adolescência.
Sempre gostei de história e mais tarde quando na faculdade tive acesso à história da arte então fiquei mais fascinada. Saber sobre como as civilizações começaram, como as religiões surgiram, as cidades apareceram e tudo o mais que envolve a história da humanidade me encantava desde muito jovem. Estou usando a primeira pessoa nesse post porque a Grécia era um sonho meu que Ricardo abraçou com todo carinho e me acompanhou como companheiro que sempre foi.
E era hora de pegarmos o ônibus que nos levaria um tour por Atenas que acabaria lá no alto da Acrópole. Mas desde a noite anterior quando chegamos ao hotel eu já fiquei na varanda do nosso quarto admirando o que via ao olhar para a esquerda. Sim, tínhamos uma vista privilegiada da Acrópole do nosso quarto e claro que o hotel em Atenas foi escolhido levando em conta esse detalhe.
⇒ Leia também O que ver em Atenas em 1 dia
Nossa visita foi em grupo, todos que estavam no ônibus subiram para Acrópole e lá visitamos os principais lugares com a guia que falava espanhol. Essa visita guiada durou mais ou menos 1 hora e depois ficamos sozinhos. Acrópole era o ponto final do tour e de lá seguiríamos nosso passeio como quiséssemos.
Depois das explicações da guia voltamos a todos os lugares para termos nossas próprias impressões e percepções, tiramos fotos, sentamos e ficamos boquiabertos por minutos sem dizermos uma palavra um ao outro, apenas contemplando e imaginando como era a vida ali. Só estando lá pra entender a magnitude da Acrópole, acredite.
Destacamos 5 lugares como principais para serem visitados, cada um tem seu valor histórico de acordo com o propósito a que serviam lá nos quase 500 a.C quando a cidade foi construída, mas que há vestígios arqueológicos comprovando que desde o período neolítico (4º milênio a.C) a região era habitada.
Teseu é considerado o principal fundador da cidade de Atenas, depois de sua morte a instituição do reinando perdeu forças e foi definitivamente abolida quando o rei Cordo morreu para salvar a cidade dos Dórios. O que encontramos hoje no alto da colina são ruínas que mesmo estando algumas bem deterioradas emocionam e transformam o modo de pensar de muita gente que tem o privilégio de chegar até o lugar que agrega tantos acontecimentos históricos estão cristalizados nos mitos e tradições.
O que ver em Acrópole
Aqui umas poucas informações sobre cada um deles, algumas comentadas pela guia e outras tiramos de um livro que compramos no museu que visitamos logo depois da visita à colina.
Os Propileus

Essa construção à esquerda que parece uma grande coluna é o pedestal do monumento a Agripa
Constituem a entrada monumental no rochedo sagrado (437 – 432 a.C.). Para os gregos, a palavra propileu significava um simples sala de receber n entrada de um santuário e propileus quando era uma entrada mais imponente com mais de uma porta, como era o caso da de Acrópole, de Elêusis e de Epidauro.
São construídos em mármore branco e no muro mármore cinzento.
O Templo de Atena Nike

O tempo visto de baixo
Era usado como posto de observação para possíveis invasões por sua posição estratégica no topo da colina. Foi construído um templo para a deusa Atena Nike com um altar. Em 480 a.C. foi destruído e depois reconstruído em 421 a.C.
Em 1687bo templo de Nike foi destruído pelos turcos restaurado em 1835. Passou por outra obra em 1940 e desde 2004 está em restauração.
Partenón
(449 – 438a.C) Chama atenção por suas proporções harmônicas. Está no ponto mais alto do rochedo sagrado, é resultado da criação de todo um povo, de uma civilização onde muitas gerações trabalharam por muitos séculos para deixarem um exemplo de do seu espírito, o templo dea deusa Atena.
O templo antigo foi destruído pelos persas em 480 a.C. esse que vemos hoje não é o primeiro, começou a ser construído em 449 a.C.
A palavra Partenón quer dizer câmara da deusa Atena Parthenos. É construído todo em mármore, tem 69,51m de cumprimento por 30,68m de largura.
Erectéion
É um templo particular de estilo jônico dedicado aos deuses crônicos-subterrâneos (421-403 a.C.).
Era o lugar mais sagrado da Acrópole por ser um templo de muitos deuses, de heróis e com túmulos de reis heróis da Atenas pré-histórica.
Teatro de Dioniso
Foi construído no final do séc. VI a.C. e também passou por modificações. A forma que vemos hoje é do séc. IV a.C. apesar do placo ter mudado várias vezes sua forma nos séculos seguintes. São 78 filas de assentos divididos em 2 zonas por um corredor que também era a passagem da rua que rodeava a colina. Calcula-se que tinha capacidade para 1.700 pessoas.
Odeon de Herodes Ático
Com capacidade para 5.000 expectadores, ocupa um diâmetro de 97m. Foi construído em 161 d.C. O telhado que não tinha suporte inferior era o que mais chamava a atenção de todos.
Esses são os lugares que fomos durante nossa visita à Acrópole em Atenas, muita coisa está sendo restaurada e as obras levam muito tempo pela complexidade da execução. São muitos anos de uma história que é contada através daquele prédios o que eles carregam em suas colunas e em cada pedra que os sustenta.
Há uma área que funciona com um escritório da obra e na parte de fora dele há uns painéis explicando a obra com detalhes de casa prédio que está sendo restaurado.
Acesso à Acrópole
Para entrar na Acrópole tem que comprar ingresso, há bilheterias na entrada e uma lanchonete. Os nossos estavam incluídos no tour de ônibus, pagamos 132 € para duas pessoas. Na bilheteria custa 20 € por pessoa.
O estacionamento fica um pouco antes dessa área e temos que subir a pé mas não é nada que desgate muito. Vimos idosos subindo lentamente, sem pressa e chegaram ao topo para aproveitar a visita sem problemas.
Sugerimos ir com sapatos confortáveis e levar água principalmente se for no verão como foi nosso caso. O calor em Atenas é grande e não tem lugar para abrigo.
Para guardar no Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Bom dia Cynara,
Estes 06 lugares estão incluídos no mesmo ingresso? Imagino que não da para ir em todos eles no mesmo dia, certo?
Super obrigada desde já! Suas dicas são maravilhosas, um dos melhores blogs sobre viagem!!
Oi Elisama, muito obrigada pela visita e pelo elogio. Estão incluídos no mesmo ingresso sim, dá pra ver todos numa manhã ou numa tarde sim, ficam praticamente vizinhos uns dos outros. Imagine a Acrópole como uma pequena cidade e cada prédio tem sua função entende? Por programar um período do dia sem problema.
Olá Cynara!
Se lembra o nome da empresa do tour? Contratou do Brasil ou apenas chegando lá?