Ao pensar num país como destino para uma viagem, a época do ano influencia e muito quando aquele que temos em mente tem as estações do ano bem definidas. Já experimentamos inverno e verão nos Estados Unidos e as viagens foram completamente diferentes. Fomos na primavera também mas nessa época as temperaturas não são tão opostas quanto as outras duas e assim não interfere tanto no clima e isso ajuda na hora de fazermos as malas.

⇒ Leia também Como é New York na Primavera

Nesse post contaremos nossas experiências de viagens durante o inverno e o verão nos Estados Unidos mas além disso você poderá ler outros posts com o tema Viajando nas 4 estações. São relatos de viajantes que estiveram nos mais diversos destinos e deixam dicas para que você possa ter um norte ao planejar a sua viagem para algum deles. É uma Blogagem Coletiva cheia de dicas inusitadas.

De uns tempos pra cá, temos ido aos Estados Unidos pelo menos uma vez ao ano. Eu gosto e o marido adora e sempre quer passar pelo menos uma semana por lá a cada ano. Aqui não temos meta de quantidade de países que pretendemos conhecer, vamos para onde temos vontade no momento que pensamos numa viagem.

Inverno e verão nos Estados Unidos

Camada de gelo no Reflecting Pool (Espelho D’água) em Washington DC no mês de dezembro

Inverno e verão nos Estados Unidos

No mês de julho em pleno verão em New York

Claro que há aqueles que estão numa lista de desejos e procuramos colocá-los no roteiro quando começam os planos para cada próxima viagem, mas também repetimos não só países mas cidades. Las Vegas é a campeã, eu fui 7 vezes e Ricardo 6 e temos mais uma programada com amigos próximo ano, Orlando 5, New York 4 com a 5ª para o próximo mês, Miami já perdi as contas, Buenos Aires e Paris 3, Madrid e Londres 2 e assim vai…

Como fomos várias vezes para os Estados Unidos, é o país onde vivenciamos as quatro estações e vamos fazer um comparativo dos prós e contras entre o inverno e o verão por serem durante os meses das férias escolares e podemos assim planejar melhor uma viagem em família que foi nosso caso nessas épocas.

O foco desse post é falar sobre o clima. Inverno e verão nos Estados Unidos são bem definidos em todo o país que diga-se de passagem é enorme, mas possui as estações muito bem definidas. Isso não quer dizer que quando neva em New York também vai nevar em Seattle que fica lá do outro lado, mas as temperaturas tendem a ficar bem próximas por todo o país.

Mesmo no Arizona onde tem um clima mais árido fica bem frio, já pegamos -8º no Grand Canyon por exemplo no mês de dezembro quando fomos para Las Vegas esticamos a viagem até o parque. Em Nevada os dias eram ensolarados mas saíamos de casaco no começo da manhã. Houve dias que tiramos mas outros não e à noite bem frio, lembrando que estamos nos referindo à Las Vegas ok?

Diferenças entre inverno e verão nos Estados Unidos

Inverno

Inverno e verão nos Estados Unidos

Em Washington onde pegamos dia de chuva e mesmo quando fez sol o frio foi demais

Já viajamos um bocado mas eu ainda não vi neve acredita? Ricardo viajou para a Europa quando ainda namorávamos, ele foi a trabalho para a Alemanha e França e viu neve, sabe aquela foto fazendo uma bolinha e segurando na mão? Pois bem, ele tem e eu fico babando :(.

Surgiu a grande oportunidade de passarmos o Natal em New York, que era um sonho meu de infância (outro né, porque eu também sonhava com a Grécia e realizei ano passado). Pensei logo ‘ôpa, vou riscar dois itens da minha lista, o Natal na Big Apple e ver a neve’.

Essa viagem foi em família, mas não apenas a nossa de casa, foram minha mãe e minha irmã com o marido e as duas filhas. Como íamos com as crianças, resolvemos dar uma passada rápida por Miami, seguimos para Orlando para vemos os parques na época natalina, passamos por Washington DC que era um destino que queríamos muito conhecer e fechamos a viagem em New York onde passamos a noite de Natal e voltamos dia 30 para o Brasil.

Inverno e verão nos Estados Unidos

Celebration em Orlando na segunda quinzena de dezembro

⇒ Veja nosso roteiro de 18 dias nos Estados Unidos em família

Depois de definirmos o roteiro começamos a ver os detalhes e uma coisa que nos preocupou muito foi a temperatura. Moramos no Nordeste, não estamos acostumados com muito frio, apesar de minha irmã e eu sermos naturais de uma cidade que faz parte do Circuito do frio de Pernambuco onde a temperatura chega aos 10ºC num dia de frio extremo, isso acontece raramente e claro que o frio do inverno nos Estados Unidos iria nos castigar.

Como nos organizamos

Roupas

Alugamos uma casa em Orlando, recebemos os pacotes das compras online lá.

⇒ Leia também como foram nossos dias numa casa alugada em Orlando

  • Compramos na Amazon peças segunda pele para todos do grupo. Elas são tudo de bom e não ocupam espaço nem pesam na mala;
  • Botas impermeáveis também fizeram toda a diferença porque pegamos chuva principalmente em Washington;
Inverno e verão nos Estados Unidos

Todos nós estávamos com casacos acolchoados e impermeáveis, toucas e ainda o capuz do casaco, luvas e cachecol. E claro que as peças segunda pela por baixo de tudo.

  • Luvas, cachecóis, boinas/ toucas e tapa orelhas foram nossos aliados nos dias de muito vento.

A dica é vertir-se em camadas. Coloque a segunda pele por baixo e por cima vista as outras peças (calças, blusas)e por fim o casaco que pode ser impermeável nos dias de chuva. Caso esteja fazendo muito frio, use uma blusa de tricô por baixo do casaco.

Arthur, nosso caçula, é muito friorento, me preocupei muito com ele. Teve dias dele sair com duas blusas segunda pele, por cia um pulôver de lã e ainda um casaco.

Inverno e verão nos Estados Unidos

Arthur todo empacotado, José Ricardo sente bem menos frio dizemos que ele tem ‘couro de sapo’ he he he

Roteiro

Esse foi um ponto que também levamos em conta já que era inverno. Procuramos ir a lugares fechados, isso em Washington e New York porque em Orlando fazia frio mas nem perto das outras duas cidades.

O único lugar ao ar livre que fomos porque estávamos com os filhos e que sofremos com chuva e frio foi o Zoológico de Washington, fora isso priorizamos atrações que não dependiam do clima.

Inverno e verão nos Estados Unidos

Fomos monitorando a previsão do tempo antes e durante a viagem. Não vimos a minha tão esperada neve, um dia depois que saímos de Washington começou a nevar e em New York ela também não deu o ar da graça enquanto estávamos na cidade. Realmente não era a hora ainda de tirar minha foto numa paisagem branquinha pela neve…dias depois que voltamos ela chegou com tudo em New York :(.

A temperatura em New York é bem baixa também mas o que nos ajudou foi o sol. Eram lindos dias de céu azul mas não se engane porque o vento é muito, mas muito gelado. No dia que fizemos o passeio de barco para a Estátua da Liberdade não conseguimos conversar de tanto frio, Victor – nosso filho mais velho – cobriu o rosto com o cachecol deixando apenas os olhos de fora.

Inverno e verão nos Estados Unidos

Verão

Viajar no verão para os Estados Unidos não exige muito preparo apesar dos 40º em algumas cidades, o verão é uma estação que pede roupas leves e muita água. De resto é usar protetor solar e chapéu.

Roupas

  • O mais leve possível, capriche nos shorts e camisetas;
  • Não esqueça o protetor solar, compramos sempre no Walmart ou Target aqueles em spray para o corpo, são mais fáceis de passar e não ficam deixam a gente melecado;
  • Use sempre chapéu/ boné e óculos escuros;
  • Tome muita água.

De resto não tem nada de diferente quando comparado a qualquer outro destino. Faz calor sim mas o astral do verão -q ue é nossa estação preferida – faz com que tudo fique mais animado e colorido fora as fotos com aquele lindo céu azul sempre ficam maravilhosas concorda?

Inverno de verão nos Estados Unidos

Centro Park no mês de julho

José Ricardo, nosso filho do meio, passou 1 mês em New York estudando inglês durante as férias de julho e nós fomos com Arthur buscá-lo. Chegamos uma semana antes do término do curso dele.

Aproveitamos os dias de sol e mostramos a eles lugares na cidade que não tínhamos visto quando fomos no Natal e foi ótimo também pra eles perceberem as diferenças que acontecem na cidade por causa da estação do ano. Eles patinaram no gelo no Bryant Park e quando voltamos no auge do verão estava completamente diferente cheio de mesas e cadeiras e barraquinhas de uma feira.

Inverno e verão nos Estados Unidos

Em New York chove no verão, na semana que passamos na cidade todos os dias no final da tarde, José Ricardo nos avisou para levarmos guarda-chuvas porque ele estava passando por isso todos os dias desde o inicio do mês. E isso se confirmou no dia que fomos ao Central Park, caiu uma tempestade que durou mais de 1 hora. Nada de frio mas chuva sim!

Concluindo

Viajar no inverno dá mais trabalho na organização das malas porque o volume e o peso das roupas são fatores que não temos como escapar, além da necessidade de levarmos uma quantidade maior de peças considerando a possibilidade de nos molharmos e precisarmos usar outras peças.

⇒ Leia também Mala de inverno leve e compacta para uma viagem de 8 dias

Ainda no inverno há atrações que não abrem e outras que se tornam inviáveis pelo incômodo que poderemos sentir. Nós amamos Washington DC mas pretendemos voltar em outra época do ano. Sentimos muito frio apesar de estarmos muito bem agasalhados e não fomos a alguns lugares porque a chuva e o vento nos impediram.

Inverno e verão nos Estados Unidos

O céu lindo em DC mas a temperatura beirando os 5ºC

Em contrapartida fomos para a Grécia no auge do verão europeu e não passa por nossas cabeças voltarmos em outra época porque lá há atrações que não abrem durante o inverno. Destino com praias só no verão né gente? Já nos Estados Unidos não é nada aconselhável ir à Las Vegas por exemplo nos meses de julho e agosto, o calor é insuportável.

Eu ainda quero viajar no inverno para um destino com neve, mas fora isso aqui em casa damos prioridade a irmos em outras épocas para os destinos que têm as estações bem definidas.

Nossa dica é que é muito importante levar em consideração o que você espera da cidade, pense bem no que pretende conhecer, confira como foi a temperatura no lugar nos últimos 2 anos e a previsão para quando pretende ir. Coloque numa balança e programe a melhor época para ir, porque caso contrário voltará frustrado achando que a cidade não vale a pena quando na verdade não é bem assim.

E lembre-se, verão não é sinônimo de falta de chuva e no inverno os dias de céu azul também são muito frios.

Mesmo assim, pense que pode haver aquela frente fria que chega sem aviso pega todo mundo desprevenido, fomos para San Francisco no mês de maio e chegando lá pegamos um frio inesperado que tivemos que correr para comprar casacos e cachecóis, dias lindos de sol mas com vento muito gelado. No dia que fomos conhecer Alcatraz estava um frio que doía.

Inverno e verão nos Estados Unidos

Em Alcatraz – San Francisco quando pegamos um frio totalmente atípico para a época.

Nossas viagens durane as 4 estações nos Estados Unidos

INVERNO – Dezembro, Janeiro e Fevereiro

Las Vegas, New York, Washington DC, Miami e Orlando.

  • Muito frio com exceção Miami e Orlando, mas no começo da manhã era preciso usar casaco mais fino e recolocar à noite.

PRIMAVERA – Março, Abril e Maio

Las Vegas, New York, Miami, Key West e San Francisco

  • O dia começava com um vento friozinho mas antes do meio-dia esquentava, a temperatura ficava bem agradável com exceção de Key West onde fez calor sempre e de San Francisco onde pegamos uma frente fria e choveu fino durante parte de um dia e nos demais fez sol. Ah, em New York pegamos um frio atípico durante 2 dias no mês de abril.

VERÃO – Junho, Julho e Agosto

New York, Orlando e Boston

  • Calor, calor e calor com pancadas de chuvas no final da tarde nas 3 cidades.

OUTUBRO – Setembro, Outubro e Novembro

Las Vegas e New York

  • Dias de sol e vento friozinho à noite.

Em nossa próxima viagem em setembro iremos para Memphis, Nashville e repetiremos New York. Esse post será atualizado :).

Para acompanharem todos os posts dessa blogagem coletiva, siga a #viajandonas4estacoes nas redes sociais. Segue a lista dos blogs participantes.

Para compartilhar no Pinterest

Inverno e verão nos Estados Unidos

Inverno.e verão no Estados Unidos
Como é inverno e verão nos Estados Unidos

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.