Nosso destino final era Cusco, como a cidade não tem aeroporto internacional, todo mundo tem que fazer uma conexão em Lima. Independente da origem, é preciso descer na capital e pegar outro voo. E já que não tínhamos escolha quando a isso, optamos por uma conexão mais longa na volta para conhecermos um pouco a capital do Peru.
⇒ Leia também Roteiro de 8 dias de viagem para o Peru
Já falamos como é o aeroporto de Lima onde ficamos durante a conexão da ida que foi de 5 horas. Na volta, o intervalo de um voo para o outro era de pouco mais de 9 horas, então programamos nosso tempo e fizemos um roteiro básico para que pudéssemos aproveitar as horas conhecendo a cidade.
Chegamos em Lima perto do meio-dia, o voo de Cusco para a capital dura 1:30h. Como era perto da hora do almoço e nós temos uma queda por conhecermos lugares com uma boa comida, resolvemos começar por esse ponto e a partir dele seguirmos nosso passeio. Voltamos para o aeroporto às 20h.
Onde comer durante uma conexão em Lima
Almoço no La Mar Cebicheria
A gastronomia peruana é premiada e muito conhecida mundialmente, já havíamos comido (e muito) bem em Cusco, aproveitamos a oportunidade para irmos a mais um restaurante do renomado chef Gastón Acurio. Escolhemos ao La Mar Cebicheria para experimentarmos aquele que já foi eleito o melhor ceviche do mundo.
De táxi do aeroporto para o restaurante foram uns 30 minutos, pagamos 50 soles pelo percurso. O restaurante não faz reserva, chegamos lá e esperamos 25 minutos por uma mesa. Enquanto isso ficamos num espaço na entrada do salão onde poderíamos pedir bebida e petiscos se quiséssemos.
Fomos acomodados em uma mesa e pedimos logo o Ceviche Degustação que vem com 3 tipos: clássico, misto especial e Nikkei acompanhado por torradas claro.
Enquanto aguardávamos observamos o espaço. Estava muito cheio, era uma segunda-feira e não havia mesa desocupada. Só quando estávamos perto de sair vimos que começaram a aparecer algumas vazias, mas já eram quase 2 horas da tarde.
O ambiente não é luxuoso, é simples mas com personalidade e bom gosto. Os garçons muito atenciosos, a cerveja que Ricardo tomou estava super gelada e meu shop de vinho também.
Assim que pedimos nossas bebidas trouxeram um balde com chips de batatas variadas e a cestinha com milho que é tradição em todos os restaurantes peruanos que fomos.
Quanto ao ceviche… dos deuses. Havíamos comido em San Andrés na Colômbia e em Cusco, mas lá nos disseram que os melhores eras os de Lima e estavam certos. Estavam muitos gostosos, as porções generosas tanto que não pedimos mais nada. Pretendíamos experimentar o famoso prato da casa e pedirmos outra coisa mas não aguentamos.
Pagamos 84 soles pelo ceviche.
Endereço: Av. La Mar 770, Miraflores
Sorvete na Pinkberry
No final da tarde quando passeávamos pelo famoso Shopping Larcomar fomos tomar um sorvete na Pinkberry, uma sorveteria que fica no térreo do shopping numa área aberta. São 2 sabores de sorvete + cinco complementos que vão de jujubas, amendoim a caldas e chocolate granulado.
Sentamos numa mesinha da sorveteria mesmo e descansamos um pouco, o calor era grande. As mesas têm guarda-sol e o atendimento é ótimo.
Endereço: Shopping Larcomar
O que fazer durante uma conexão em Lima
Vamos partir agora do La Mar e seguirmos nosso passeio.
Miraflores
Miraflores é um bairro de classe média-alta da capital, tem muitos prédios de luxo e uma vista linda do Oceano Pacífico. Como fica no alto, passear a pé pelas calçadas é um passeio delicioso. É lá onde ficam o famoso Parque Del Amor e o badalado shopping Larcomar.
Só o passeio pela orla já vale muito. Vimos a praia lá embaixo, muitos surfistas, barcos e até restaurante flutuante.
Parque Del Amor
Pegamos um táxi no restaurante e fomos direto para o Parque Del Amor que fica em Miraflores, bem perto do La Mar mas precisa ir de carro para não perdermos tempo com longas caminhadas.
⇒ Pagamos 15 soles no táxi, foi bem caro porque o trajeto é bem curto, mas não queríamos perder tempo negociando e corrermos o risco de termos que pegar outro táxi.
O Parque Del Amor foi inaugurado em 1993 no Dia dos Namorados. Recebeu esse nome porque o lugar é muito frequentado por casais que vão assistir ao lindo por do sol. Já que o tema é o amor, no centro do pequeno parque há uma escultura do artista peruano Victor Delfim que mostra um casal apaixonado se beijando.
Além da escultura que é sempre muito fotografada, muros e bancos revestidos com mosaicos dão colorido ao espaço. Dá pra lembrar o Parque Guell em Barcelona inclusive.
Quem estiver em Lima no Dia dos Namorados pode assistir – ou até participar – da competição que acontece anualmente, vence quem o casal que der o beijo mais longo. Quem topa?
Shopping Larcomar
Pode seguir caminhando do Parque Del Amor pela orla e chegará ao Shopping Larcomar. É bem famosinho por lá e muito visitado pelos turistas.
O prédio é bem interessante e como fica no alto da encosta à beira-mar tem uma vista linda do oceano. O prédio foi construído colado na colina, assim chegamos pelo nível da rua e vamos descendo.
Tem muitas lojas boas, cafés e restaurantes. Fizemos uma visita rápida, ficamos menos de 1 hora, caminhamos um pouco, vimos a vista, tomamos sorvete e seguimos nosso passeio.
Horário: Lojas – das 11:00h às 22:00h durante os 7 dias da semana. Cafés e restaurantes – das 8:00h às 00:00h.
Centro Histórico
Pegamos um táxi em Miraflores em frente ao Larcomar, negociamos o trajeto por 20 soles para irmos para o centro histórico.

Prefeitura de Lima
Plaça de Armas ou Praça Maior
De um lado a catedral, do outro o Palácio do Governo, a Prefeitura e prédios antigos muito bem conservados onde funcionam lojas.
É um lugar muito movimentado e com guardas fazendo a segurança. Conversamos com um deles que quando ouvi que falávamos português se aproximou e puxou conversa. Era um senhor muito simpático, nos contou que estuda português, por isso o interesse em aproximar-se de nós.
Nos contou que como a catedral e o Palácio do Governo são brancos, resolveram pintar os demais prédios que ficam ao redor da praça de amarelo porque quando o céu de Lima estivesse nublado, os prédios dariam um cor ‘iluminada’ ao entorno.
Catedral
Não entramos na igreja porque tínhamos pouco tempo, vimos apenas por fora. É um lindo prédio, imponente. Nela estão enterrados muitas figuras ilustres do país, entre eles Francisco Pizarro que foi o ‘maior conquistador do Peru’.
Ao lado dela fica o Palácio Arquiepiscopal onde mora o arcebispo de Lima.
Palácio do Governo
A Casa de Pizarro como também é conhecido, fica ao lado da catedral e em frente à Praça de Armas. Foi construído em 1937, é a residência oficial do Presidente da República e sede do Poder Executivo.
Praça San Martín
Seguimos andando pela Jirón de La Union e 5 quadras depois chegamos à Praça San Martín. É um local de importância para a cidade, nela acontecem muitas manifestações públicas. Quando estivemos por lá vimos isso acontecer.
Foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1988. É muito bem conservada e no centro há um grande monumento em homenagem a Dom José San Martín que foi um grande libertador no país.
⇒ Leia também Palácio de Versalhes. Patrimônio da UNESCO com louvor.
Circuito Mágico das Águas – Parque de la Reserva
Esse foi nosso último lugar que visitamos durante nossa conexão em Lima. Fomos ao Parque de la Reserva onde acontece diariamente o Circuito Mágico das Águas que é um show de projeções, luzes e águas. O parque é muito bonito, bem conservado e estava bem cheio apesar de ser uma segunda-feira.
O show foi inaugurado em 2007 como parte do projeto de recuperação das áreas públicas de Lima. São 13 fontes de água com iluminação a laser que contam um pouco da história do país através de imagens e som.
Essas fotos não são do show, são das várias fontes que compõem o parque. O show principal á realizado em outra parte, filmamos porque as fotos não sairiam boas. A foto abaixo foi do começo mas ainda sem as projeções.
Horários: 19:15h, 20:15k e 21:30h
Ingressos: 4 soles
⇒ Pagamos 20 soles da Praça San Martín para o Parque de la Reserva. De lá para o aeroporto foram 50 soles.
Sugestões para conexões em Lima
Nossa conexão foi de 8 horas, nosso passeio durou 5 horas ao todo, o restante do tempo foi nos trajetos de ida e volta do aeroporto. O tempo foi bem tranquilo para o que pretendíamos visitar.
Sugerimos aproveitar o tempo para fazer um roteiro básico por Lima em conexões de no mínimo 6 horas, menores que isso o tempo será muito curto.
Sugestão 1 para quem tiver o voo tarde da noite
- Do aeroporto direto para o Larcomar, aproveitar e comer por lá (pode ser um lanche rápido);
- Seguir para o Parque Del Amor;
- Centro Histórico;
- Circuito Mágico das Águas.
Sugestão 2 para quem tiver o voo tarde da noite
- Do aeroporto direto para o Centro Histórico;
- Shopping Larcomar;
- Parque Del Amor para ver o por do sol;
- Circuito Mágico das Águas.
Sugestão para quem tiver o voo no começo da noite
- Do aeroporto direto para o Centro Histórico;
- Conhecer Barranco;
- Shopping Larcomar, se não tiver comido ainda pode comer por lá;
- Parque Del Amor para ver o por do sol;
Quem tiver mais tempo, entre 10 e 12 horas, nossa dica é conhecer além dos lugares que visitamos o Museu Larco que queríamos muito ir mas sabíamos que seria impossível dessa vez. Além dele há muitos outros que merecem uma visita.
Aproveitamos muito bem as horas durante nossa conexão em Lima, achamos a cidade limpa, no centro histórico não tivemos nenhum problema com segurança, não sentimos em nenhum momento algum tipo de constrangimento ou ameaça. A única coisa que é bem chata por lá é a negociação com os táxis, eles pedem um valor absurdo e depois vão baixando, mas com certeza encontram turistas que não sabem que eles negociam e acatam logo o valor pedido.
⇒ Leia também o post do blog Latitude Infinita sobre Transporte público de Lima: como foi a experiência.
Fora isso foi tudo super tranquilo, vimos um pouco da capital peruana e voltamos muito satisfeitos.
Quando precisamos fazer conexões em algumas cidades sempre procuramos aproveitar o tempo para conhecermos um pouco de cada uma. Ja aconteceu de optarmos por conexão mais longas para isso, já faz parte de nossa programação :).
Mas para quem estiver planejando passar alguns dias na capital peruana, sugerimos ler o post sobre o que fazer em Lima do blog Viajando na Janela que fez um roteiro bem completinho de 3 dias pela cidade.
Veja outros posts sobre conexões longas
O que fazer durante uma conexão em Lisboa
O que fazer durante uma conexão em Bogotá
Conexão no Panamá: o que se pode fazer em poucas horas
Cidade do Panamá: os encantos de Casco Antiguo
Para você guardar no seu Pinterest
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Fomos direto para Cusco e me arrependo demais. Lima é uma cidade incrível que deveria ter conhecido. Vai ficar para a próxima.
Que bom que tem planos para voltar, nós gostamos muito do Lima e de tudo que vimos no Peru.
Peru está na nossa mira. Muito oportuno seu artigo. Tudo anotado. Obg
É mesmo? Que bom, vocês vão adorar, o Peru nos surpreendeu. Queremos voltar para conhecer outras regiões do país.
Vcs aproveitaram bem hein? Eu fiz uma conexão rápida uma vez que nem valia a pena sair do aeroporto (quando fui pra Ilha de Páscoa). Quando fui pro Peru mesmo, me programei pra ficar 2 noites em Lima na começo da viagem e 2 noites tb na volta.
Que ótimas dicas! Adorei o post e as fotos! Com certeza excelentes informações!
ah unica coisa ruim de lima é o aeroporto q fica looonje e o transporte é carinho, mas da pra aproveitar entre um voo e outro, especialmente pela gastronomia excelente!
Pois é, saímos para comer logo e depois fomos passear, conhecemos um bocado de coisa em pouco tempo.
Olá, tenho 12 horas em lima! madrugada inteira, saindo pelo almoço do outro dia… Será que seria uma boa ideia?
Digo isso por ser a noite e claro, gerar suspeitas na imigração…
Yan, não entendi bem sua pergunta. Você vai ficar no aeroporto durante a madrugada e está preocupado com a imigração? É isso? Eu nunca passei uma madrugada num aeroporto esperando um voo, mas vejo muita gente dormindo durante a noite quando passo e isso não gera problemas pelo que sei. Caso não seja essa sua dúvida, me manda mais explicado por favor.
Considerando que vocês iriam somente fazer uma conexão em Lima, ter começado por uma cevicheria foi uma ótima escolha.
No Peru umas das prioridade era comer hehehehe.
Uma longa conexão é sempre uma ótima oportunidade para conhecer mais um cantinho de um destino. Vocês aproveitaram muito o tempo em Lima, se um dia for ao Peru, vou aproveitar essas dicas e espero provar também esse ceviche maravilhoso.
Quando for Ruthia, reserve algumas horas para refeições, vale muito a pena. Achamos muito válida nossa parada rápida em Lima, vimos muita coisa.
Muito bom saber mais sobre o aeroporto de Lima e o que fazer numa conexão. Estou de olho em um voo que passa por lá e suas dicas vão ser muito úteis! Obrigada
Dependendo do tempo que tiverem Marcela, vale a pena aproveitar Lima com certeza.
Deu pra conhecer muita coisa em uma conexão né? Curti a dica do La Mar Cebicheria e também quero experimentar o melhor ceviche do mundo. Deve ser muito gostoso!
O ceviche é de comer rezando Carol :).
Muito boas dicas! Como foi na imigração para vocês? Não tiveram que pagar nenhuma taxa na hora de retornar ao setor de embarque?
Olá Bruno. Não pagamos nada no retorno para o embarque, podemos sair do aeroporto sem nenhuma restrição e sem nenhum custo.