As informações iniciais sobre a implementação do ETIAS – Sistema Europeu de Informações e Autorizações eram de que viajantes de origem estrangeira teriam que solicitar a autorização para entrar na Europa a partir de 2021.

Esse prazo foi alterado para 2022 e agora foi extendido para o segundo semestre de 2023. Mesmo assim, o primeiro semestre desse ano será um período de carência.

60 países fazem parte da lista para solicitação do ETIAS, incluindo os que fazem parte do tratado de Schengen. Os passageiros com nacionalidade de qualquer um desses países terão que solicitar a autorização para entrar na Europa.

Veja lista dos países aqui.

O ETIAS baseia-se no ESTA que é adotado pelos Estados Unidos. Quando for implantado atingirá as 30 milhões de pessoas que entram na União Europeia todos os anos.

Após o Brexit ainda não se sabe como ficará a situação dos britânicos porque isso dependerá da negociação do sistema de vistos entre o Rio Unido e a União Europeia. Caso os cidadãos do Reino Unido recebam isenção de visto, a Grã-Bretanha poderá se enquadrar no formulário ETIAS Europa e teria que solicitar um ETIAS para visitar qualquer um dos 26 países membros de Schengen onde será necessário.

⇒ Leia também Lista dos países onde brasileiros não precisam de visto

Como solicitar o ETIAS

O processo de solicitação do ETIAS aparentemente será simples. Basta preencher o formulário online com dados pessoais, ter um passaporte biométrico, um endereço de email e um cartão de crédito ou débito.

Quem não tiver o passaporte biométrico pode usar o tradicional desde que esteja com a validade de no mínimo 3 meses da data da chegada da viagem.

Impressões digitais e dados biométricos não serão exigidos. A análise deverá ser rápida e a resposta enviada por email.

⇒ A autorização terá validade de 3 anos

Etias

Porque será exigido o ETIAS

O comissário europeu das Migrações e Assuntos Internos, o grego Dimitris Avramapoulos defende o sistema alegando questões de segurança, segundo ele, os agentes de imigração não têm acesso a muitas informações sobre quem está entrando no país, eles têm pouco tempo para averiguações e limite de informações.

Os dados fornecidos no formulário pelos viajantes serão cruzados com os da Europol e Interpol, o Sistema de Informações do Espaço Schengen, a Eurodac e o Sistema de Informações de Vistos. Caso a análise não seja satisfatória, poderão ser solicitadas ao viajantes mais informações e até uma possível entrevista.

As questões relacionadas à imigração ilegal como principal motivo da criação desse sistema de autorização para entrar na Europa não foram oficialmente comentadas por nenhum membro do Parlamento Europeu, mas no site oficial da Alemanha há referências a isso.

A aprovação do ETIAS foi fácil com 494 votos a favor, 115 contra e 30 abstenções e já havia sido combinada entre os parlamentares mas precisava passar pela aprovação do plenário com a votação para regulamentação.

Agora resta-nos aguardar e vermos como será a implantação do processo todo. Pelo que parece não será complicado mas só teremos essa certeza quando começarem a aplicar. Até lá vamos torcer que tudo aconteça com tranquilidade realmente.

Para mais informações consulte o etiasvisa.

Ganhamos a isenção de visto para o Canadá e em compensação teremos que solicitar o ETIAS para entrarmos no continente europeuuma pena porque isso vai gerar uma certa tensão sim além de um custo a mais.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para usar em todo o mundo na EasySim4U  ou no Viaje Conectado;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano

Brasileiros terão que pedir autorização para entrar na Europa
Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo