Escolher o que fazer em Santorini numa primeira viagem é uma coisa bem complicada porque a ilha tem muitas praias para serem visitadas e passeios de barco maravilhosos. O primeiro passo é ver o tempo de estada para dividir da melhor forma possível dentro do interesse de cada um.

Nós fomos para Santorini para comemorarmos 20 anos de casados, também incluímos Atenas, Milos e Mykonos alem da França e Espanha, mas Santorini era o destino principal dessa viagem pela Europa a dois.

Optamos por fazer um roteiro bem tranqüilo sem nada muito definido, apenas anotamos alguns lugares que gostaríamos de ir e fomos adaptando quando chegamos lá.

Seguem as 10 top coisas que achamos ideais para quem vai pela primeira vez à Santorini. Com certeza quando voltarmos faremos outras porque com certeza voltaremos e queremos conhecer outros lugares mas será como dessa vez, sem pressa, sem horários e com improvisos.

1 – Fique num hotel em Oia com uma linda vista

Optamos por um hotel em Oia (Ia), fica numa extremidade da ilha, longe do centro da capital Thira (Fira). Foi uma delícia podermos ir à vila caminhando e voltarmos quando quase não havia mais ninguém nas ruas.

Hotel em Santorini com linda vista da caldeira

⇒ Leia a review do hotel onde nos hospedamos.

2 – Escolha algumas praias para conhecer

Listamos Black Beach, Red Beach e Perissa para conhecermos. A primeira vimos apenas de longe mas nas outras duas ficamos mais tempo. Em Red Beach tomamos um delicioso banho de mar e em Perissa andamos pela areia.

Antes de irmos à Red Beach (Praia Vermelha), paramos em Kambia onde tiramos fotos e de lá vimos a Black Beach (Praia Preta).

Para chegar à Black Beach e White Beach, pode-se pegar um barco em Red Beach, nós preferimos aproveitar a praia e não fizemos esse passeio.

Praia Kambia em Santorini

Praia Kambia

Black Beach em Santorini

Black Beach

Red Beach em Santorini

Red Beach

Banho de mar em Red Beach em Santorini

Banho de mar em Red Beach

Praia de Perissa em Santorini

3 – Conheça o centrinho de Thira (Fira) capital de Santorini

Mesmo se hospedando em Oia, não deixe de passear pelo centro da capital da ilha, tem lojinhas de souvenirs e muitos restaurantes.

Centro de Thira capital de Santorini

4 – Assista a um por do sol num lugar especial

O por do sol de Santorini é o mais famoso do mundo e há alguns lugares para assistir ao espetáculo. Nós optamos por unir duas coisas numa só. Visitarmos uma vinícola e vermos o por do sol. Escolhemos a Santo Wines e adoramos.

Lugares muito procurados são o Farol em Akrotiri, redondezas da igreja de teto azul e muitos outros cantinhos entre as ruelas e hotéis nos penhascos.

Por do sol em Santorini

⇒ Leia como foi ver o por do sol numa vinícola

5 – Vá ao Farol de Akrotiri (Akrotiri Lighthouse)

Fica no extremo oposto da ilha (Sul) de quem está em Oia. É um ponto alto onde se tem uma vista maravilhosa do enorme Mar Egeu embaixo. Fomos no começo da manhã num dia de céu lindo.

O farol foi construído em 1892 10m acima da casa do diretor dos faróis. Com a chegada da eletricidade em 1988, o farol começou a emitir uma luz a cada 20 segundos. Essa luz reflete a cor vermelha no mar na hora que o sol está se pondo, daí a grande procura pelo local nesse horário.

Mas quem não puder ou não quiser ir no final da tarde, pode ir pela manhã e terá uma linda vista lado alto, vale a pena também.

Do alto de Akrotiri

Farol de Akrotiri ou Akrotiri Lighthouse em Santorini

6 – Alugue um carro

Somos adeptos de alugar carro em nossas viagens, principalmente em lugares onde o transporte público não é lá essas coisas além de termos nossa liberdade para irmos quando e onde quisermos.

Em Santorini alugamos um carro por dia apenas e foi nesse dia que fomos conhecer as praias e o Akrotiri Lighthouse. Foi ótimo, paramos onde quisemos, lugares que não temos ideia do nome mas que tinham lindas vistas. Pagamos 55€ pela diária, recebemos e entregamos o carro no hotel, foi super tranquilo e cômodo.

Vista do mar em Santorini

7 – Aproveite para comer bem

Ficamos 3 noites na ilha e experimentamos um pouco de tudo, desde uma salada grega no hotel a pizza, risoto e frutos do mar. Tudo muito gostoso e caprichado.

Comida grega em Santorini

8 – Passeie por Oia sem pressa

Como é bom caminhar pelas ruas estreitas e cheias de gente (no verão) de Oia, a vila fica lotada de gente de todos os lugares do mundo, ouve-se vários idiomas todo o tempo. Quem fica hospedado em outro lugar precisa de transporte para chegar até lá, por isso achamos a melhore localização porque à noite não precisamos ir para longe para comermos bem e passeamos calmamente.

Ruas de Oia em Santorini

9 – Vá à famosa igreja de teto azul tirar a tradicional foto

Não ter uma foto com a igreja de teto azul ao fundo é mesmo que ir à Paris e não ter a Torre Eiffel como cenário certo? Na verdade há várias igrejas com teto azul pela vila mas a mais famosa fica num cantinho até escondido para achar, mas quando chegamos nela vemos porquê é tão procurada.

Igreja de teto azul em Santorini

Igrejas em Oia Santorini

Outra igreja na vila de Oia

10 –  Deixe um tempo livre para fazer o que tiver vontade

Passamos 3 noites em Santorini, no dia após ao que fomos conhecer as praias de carro, resolvemos ficar no hotel e curtirmos a piscina de borda infinita que era tudo de bom. Passamos a manhã inteira lá, a água estava uma delícia e a ficar na piscina com aquela vista lá embaixo foi muito bom.

Piscina no hotel em Santorini

Nunca ficamos curtindo um hotel em viagens, mesmo quando ficamos num bom, com estrutura de lazer, sempre saímos cedo e voltamos à noite, pra nós hotel é pra dormir mas esse em Santorini era muito convidativo e não pensei em negociar quando Ricardo propôs passarmos a manhã nele.

Nos 3 dias em Santorini foram maravilhosos, foi a realização de um sonho de adolescência que realizei agora numa data especial e foi exatamente como eu sonhava, ao lado do meu príncipe (grego durante aqueles dias), num hotel com borda infinita, acordando com o Mar Egeu lindamente azul a meus pés, caminhando pelas ruas com um vestido branco de linho e registrando nossa passagem por lá com a igreja de teto azul ao fundo.

Agora é hora de realizar outros…

Top 10 coisas para fazer em Santorini
O que fazer em Santorini
O que fazer em Santorini
Santorini e suas maravilhas
As maravilhas de Santorini
Dicas do que ver em Santorini
As 10 coisas imperdíveis em Santorini
O que fazer em Santorini

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.