Já estava achando que havia alguma coisa do além contra nós, em várias viagens para São Paulo não conseguíamos conhecer o Beco do Batman, cada vez acontecia uma coisa diferente.

Teve chuva braba e não conseguimos descer do carro, outra vez perdemos a hora no centro e escureceu, em outra viagem estávamos com amigos e não conseguimos conciliar os interesses, enfim, finalmente chegou o dia de irmos lá sem pressa e caminhamos com toda calma como pretendíamos.

Sobre o Beco do Batman

Fica no charmoso bairro Vila Madalena que tem muitos bares, lojas, pousadas e eventos culturais. A boemia e o gosto pelas artes estão por todos os cantos e as ruas que formam o famoso encontro de grafites fazem parte das várias atrações da região.

Grafite no Beco do Batman em São Paulo

O nome pegou quando há mais de 30 anos um dos muros da Rua Gonçalo Afonso amanheceu com um grafite do herói de muitos meninos da época, o Batman.

De lá pra cá as ruas das redondezas foram ganhando mais e mais grafites tornando as ruas um dos lugares mais fotografados em São Paulo.

O Beco do Batman é realmente entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Alburquerque mas a vizinhança foi tomando gosto e artistas começaram a usar os muros, paredes e até os paralelepípedos como base para exporem seus trabalhos.

Vila Madalena em São Paulo

Finalmente nosso passeio

Nós fomos no começo da manhã e as ruas estavam bem tranquilas ainda, mas sabemos que à medida que o dia vai passando a região vai fica cada vez mais cheia e tirar fotos nos murais que mais nos chamam atenção pode ter até filas.

E não vá pensando que tendo ido uma vez tá visto porque os grafites vão mudando de tempos em tempos. Pelo menos por enquanto tem sido assim, então vale a pena dar uma passada por lá de vez em quando durante uma estada na cidade para ver as novidades.

Vila Madalena em São Paulo

É um passeio para ser feito com calma, porque por todos os lados os painéis, muros e pisos chamam nossa atenção e tem aqueles que gostamos mais, aqueles que estão fazendo mais sucesso no momento. Vai do gosto e sensibilidade de cada um.

Grafites em São Paulo

⇒ Queremos muito conhecer a street art pelas ruas do Rio de Janeiro, quando fomos à Cidade Maravilhosa ainda não tinha nada do tipo, mas está em nossos planos.

Como ainda era começo da manhã, vimos alguns bares fechados que com certeza mais tarde devem abrir suas portas para receber turistas e curiosos.

Grafite em São Paulo

O clima da região é cheio de atitude, desde as pinturas por todos os lados às pessoas que cruzam com a gente durante o passeio.

É bem comum nos depararmos com ensaios fotográficos pelas calçadas, sejam para catálogos de moda a books pessoais, lá a liberdade é valorizada. Cada um tem seu espaço respeitado.

O que não faltam são cantinhos especiais.

Sentamos pelas calçadas para vermos o que um ângulo diferente poderia nos proporcionar, discutimos sobre cores e formas que nos chamavam atenção. É um daqueles lugares que valem a pena ir com companhia para troca de comentários sabe?

Beco do Batman em São Paulo

O lugar ‘da moda’ quando fomos (nov 2017) era um mural preto com umas asas, fica na Rua da Harmonia 150 e claro que fomos lá :). Não vá esperando encontrar um grande painel que pode ser viso de longe, na verdade é um muro lateral de uma galeria com lojas. Se não prestar atenção pode passar direto sem perceber.

Uma dica é ficar de olho em lugares com muita gente junta e geralmente em fila. Foi assim que encontramos, tinha fila para fotografar as asas sim!

Asas no Beco do Batman

Nessa rua tem algumas lojas bem legais vendendo produtos para decoração, artesanatos, roupas e alguns brechós e antiquários.

Entramos na Retrô 63 que é uma loja com produtos vintage para casa, quem gosta enlouquece, eu mesma queria trazer várias coisas, amo esse tipo de compra para casa.

Loja no Beco do Batman

Dicas pelas redondezas do Beco do Batman

  • Quem conhece e gosta de comprar online na Westwing não pode deixar de ir à loja física que fica na Rua da Simpatia, é perto da Rua da Harmonia. Saindo da galeria onde tem a famosa asa, continue subindo a ladeira e dobre à direita na próxima esquina onde vai ter uma pequena praça. Olhe para a esquerda e verá a placa da loja. Claro que fomos lá e saímos com um volume para despachar né?
  • Madeleine Jazz Bar, um bar super charmoso e para quem vai no final da tarde pode esticar a noite e curtir música ao vivo ou voltar para a Vila Madalena outro dia para curtir a noite.

Dicas pelas redondezas do Beco do Batman

Foi difícil escolher as fotos para ilustrar esse post, eu sou fã desse tipo de lugar e fotos não faltaram durante nosso passeio, mas não quis mostrar tanta coisa para quando vocês forem lá terem surpresas legais.

⇒ Leia também Banda Desenhada em Bruxelas, um lugar no estilo do Beco do Batman que também merece uma visita.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para usar em todo o mundo na EasySim4U  ou no Viaje Conectado;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano

Passeio pelo Beco do Batman em São Paulo
Passeio pelo Beco do Batman em São Paulo
Passeio pelo Beco do Batman em São Paulo
Passeio pelo Beco do Batman em São Paulo