Não imaginávamos ir a um mercado em Córdoba durante nosso passeio de 1 dia pela cidade, mas para nossa surpresa, logo que chegamos, passamos pelo Victoria, um pequeno e charmosíssimo mercado que fica entre o Paseo de la Victoria e Av. de la República Argentina nos Jardins de Victoria . Não resistimos e entramos mesmo antes de abrirem as tendas naquela manhã.
O Mercado Victoria funciona numa espécie de galpão coberto por uma estrutura de zinco que foi construído para ser a sede para os membros do Círculo da Amizade.
O espaço passou por algumas reformas, a versão inicial data de 1877 e a que hoje visitamos é resultado de um projeto do início do séc. XX. Como dá para perceber, o mercado faz parte da história da cidade e merece a visita mesmo quando não se pretende comer.
É o primeiro mercado gastronômico da Andaluzia, são quase 30 stands vendendo comidas feitas na hora, outras já prontas, frutas e verduras frescas, bebidas. Reúne o melhor da tradicional cozinha local e ainda culinária japonesa, árabe e outras delícias.
Primeira visita ao mercado
Nosso passeio pelo mercado começou logo que chegamos em Córdoba. Saímos da estação de trem e seguimos a pé para o centro histórico que era nosso destino. Mas quando passávamos pelos Jardins de Victoria vimos o mercado, como somos fãs deles e sempre visitamos nas cidades por onde passamos, resolvemos entrar.
⇒Leia também Como é viajar de trem pela Espanha
Como era começo da manhã, pouco antes das 10h, entramos mas vimos que nenhum stand estava aberto ainda, as pessoas estavam organizando tudo para abrirem. Cruzamos o mercado e chegamos a uma cafeteria fofa que estava funcionando.
Entramos e não resistimos ao cheiro do café que as pessoas levavam para as mesas. Pra falar a verdade não estávamos com fome, mas já que estávamos naquele lugar que cheirava a pão fresco e a doce resolvemos pedir um dos que estavam na vitrine e cafés.
A cafeteria tem mesas na parte interna e no jardim que dá pra lado oposto ao que entramos. Nos sentamos no jardim, que apesar de estarmos no começo de setembro, ainda não estava muito calor aquela hora da manhã.
Terminamos nosso lanche e saímos do mercado para nosso destino inicial mas combinamos que na volta passaríamos por lá, dependendo do horário poderíamos almoçar e se fosse tarde, faríamos um lanche.
⇒Leia também Córdoba, o que ver em 1 dia
Segunda visita ao mercado
E na volta fizemos um lanche porque já tínhamos almoçado. Mas antes caminhamos com calma pelos corredores do mercado, que não são muitos. Vimos de tudo relacionado à comida e bebida. Os stands são muito bem decorados, limpíssimos, todos com suas iguarias expostas sejam em vitrines de vidro climatizadas ou em balcões.
Pelos corredores há algumas mesas altas e muitos bancos junto aos balcões dos stands, mas há também mesas com cadeiras distribuídas ao lado dos vidros da fachada. Lá podemos pedir onde quisermos e levarmos para a mesa que encontrarmos livre.
O ambiente interno é climatizado e como era final de uma tarde de verão, optamos por uma mesa dentro. Em Córdoba sentimos muito calor à medida que as horas foram passando, mas Sevilha ganharia de longe nesse quesito, fato que só descobrimos no outro dia :).
Nosso pedido
Para nosso lanche antes de pegarmos o trem para Sevilha pedimos uma tábua com bolachas e frios e vinho branco. Eu fiquei na mesa e o marido foi escolher o que achava que eu poderia gostar – porque eu sou a comilona daqui. E ele acertou em cheio.
Ele foi ao The Beer Experience, quando passamos paramos em frente e comentamos sobre as tábuas que estavam expostas, na verdade as ‘tablas’ como eles chamam lá. Comemos uma com 4 tipos de peixes frescos muito bem preparados.
Quando entramos no mercado a primeira vez tive a sensação de que havia visto alguma foto ou imagem na TV, o que via era familiar. Depois de andarmos pelos corredores, lembrei que havia assistido a um dos episódios do programa Diário do Olivier no GNT quando ele passou uma temporada na Andaluzia.
Lembrei de ter visto que a esposa dele havia ficado num dos balcões experimentando um prato e ele saiu para garimpar outra delícia e voltou com uma porção pra ela. Essa é uma característica do Victoria que na verdade faz parte da cultura dos espanhóis. Sair comendo pequenas porções em vários locais diferentes, mas no caso do mercado a vantagem é que ficamos na mesma mesa e podemos sair em busca de novos sabores.
Endereço: Paseo de la Victoria 14003
Horário de funcionamento: domingo à quarta das 10h a 0h, quinta das 10h a 1h e sextas e sábados das 10h às 2h.
Mais informações: mercadovictoria.com
Os mercados sempre estão em nossos roteiros e quando encontramos um assim como o Mercado Victoria não conseguimos não entrar.
Outros posts sobre mercados que temos aqui no blog
O mercado de São Telmo em Buenos Aires
Borough Market: o mercado milenar de Londres
Mercadão de São Paulo: vale mesmo uma visita?
Conhecendo o Mercado do Rastro em Madrid
O Mercado de Triana em Sevilha
Covent Garden Londres: gastronomia, arte e compras
Esse mercado em Córdoba vale pelo menos uns minutos do dia, seja para um café, um lanche ou uma refeição ou até mesmo para quem tiver mais tempo sentar sem pressa, escolher uma bebida de acordo com a época do ano e ficar experimentando com calmas algumas das delícias preparadas nos stands. Com certeza é um tour gastronômico pela culinária Andaluzia.
Agora nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hurb
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Adoro esses mercados, mas pena que quando estive em Córdoba eu ainda nem ligava hahaha. Mercados europeus em geral são sempre uma maravilha!
Adoro esse tipo de mercado e esse me pareceu muito agradável. O visual do ambiente é lindo e as comidas me pareceram apetitosas. Uma ótima opção para uma parada para descansar durante um dia de passeio.
Eu gosto muito de ir nesses mercados! Sempre que vou pra alguma cidade nova incluo esse passeio no roteiro!
Que passeio lindo!!! Eu adoroo conhecer mercados!! Preciso conhecer esse tb!!!
Adoro um mercado e o Victoria parece ser incrível! Que comidas apetitosas! Ótima dica para quem estiver planejando ir a Córdoba.
Também adoramos mercados, sempre estão em nossos roteiros.
Amo qualquer tipo de mercado e na Europa tem uns super charmosos. Seja para um café ou para happy hour é sempre uma ótima pedida. Acho legal tb que cada um pode comer onde mais agradar. ótima dica!
Exatamente Lilian, essa diversidade é o ponto forte dos mercados.
É esse tipo de dica que eu amo na hora de planejar minhas viagens! Vou para Córdoba no próximo mês e o Mercado Victoria já entrou no roteiro 🙂
Que joia, vai adorar.
Eu adoro um mercado, é uma visita que eu sempre faço em cada cidade que eu chego e esse parece ser sensacional. Com certeza, eu visitaria e voltaria algumas vezes. Adorei a dica.
Eu adoro visitar mercados nas minhas viagens, e esta ai um lugar que vou querer conhecer. Me pareceu muito agradável e cheio de coisa boa pra comer..rss
Eu fui a Córdoba, mas não conheci o Mercado Vitória. Anotado para a próxima visita.
Que pena Sylvia, fica no caminho da estação pra o centro histórico. Da próxima vez não deixe de ir, é uma graça.
Que mercado interessante, gosto de visitar alguns quando estou viajando, esse seria um deles rs
Vale a pena mesmo Ana Paula, o Mercado Victoria é pequeno, mas muito charmosso e ótimas opções gastronômicas locais.