O Jardim de Luxemburgo só entrou em nossa programação quando fomos pela 3ª vez à Paris. E por que? Sinceramente não estava em nossa lista de preferência de lugares para conhecer, priorizamos outras atrações e finalmente chegou a vez dele. Há cidades que merecem muitas viagens e pra nós Paris é uma delas, assim vamos dividindo nosso roteiro.

⇒ Leia também outros posts sobre Paris

Fomos num final de tarde na segunda quinzena de agosto e mesmo com o tempo meio fechado – a chuva fina caiu em alguns momentos – nossa visita foi ótima. E foi exatamente como queríamos, um lugar para descansarmos das longas caminhadas e apreciarmos sem pressa o parque que é tão frequentado pelos parisienses.

Jardim de Luxemburgo em Paris

Quando estávamos lá percebemos que para nosso estilo de viajantes foi o momento certo. O Jardim de Luxemburgo merece ser visitado com calma, sem hora para sair e foi exatamente assim que fizemos porque já havíamos visto tudo que estava em nossa lista de prioridades em outras viagens.

Andamos, tiramos fotos, sentamos nas cadeiras e ficamos observando um pouco do cotidiano dos franceses que têm o privilégio de ter um lugar daqueles à disposição no centro de uma cidade como Paris.

Jardim de Luxemburgo em Paris

O Jardim de Luxemburgo foi construído no século XVII, tem uma área de 22 hectares e recebe em torno de 4 milhões de visitantes por ano. Imaginem uma área dessas numa região central da capital francesa.

O que mais nos chamou atenção foi ver que o parisiense era maioria no dia que fomos. Claro que vimos turistas mas os moradores estavam curtindo o final da tarde no parque que é aberto ao público gratuitamente e que proporciona um delicioso descanso depois de um dia de trabalho. E isso faz parte da cultura local. Ô inveja!

Jardim de Luxemburgo em Paris

Em meio às arvores e todos os canteiros e jardins, no parque há 2 restaurantes para lanches rápidos, banheiros que para usar paga-se 1 €, mas vale a pena, o que fui estava bem limpo.

A estrutura ainda tem uma praça de esportes para adultos com espaços para jogos de basquete, tênis e bocha e para as crianças há espaços com brinquedos além do lago em frente ao palácio onde podem brincar com os barquinhos que ficam pra lá e pra cá de acordo com o vento.

O palácio

Atualmente é onde funciona o Senado francês, o que justifica não estar aberto à visitação. Mas só o exterior do prédio já vale a pena ser apreciado.

A rainha Maria de Médicis havia pedido um projeto inicial mas depois comprou o Hotel de Luxemburgo e pediu que fosse feita uma reforma baseada nos palácios de Florença, sua terra natal. É esse projeto que vemos hoje.

Palácio do Jardim de Luxemburgo

Os jardins

São impressionantemente bem cuidados, há lugares por onde passamos que tivemos vontade de tocar nas plantas para conferirmos se eram naturais de tão perfeitas. A rainha também influenciou e muito os jardins do parque, ela escolheu várias espécies para serem plantadas nos canteiros.

Canteiros do Jardim de Luxemburgo

São mais de 100 esculturas por toda área do parque dos mais variados estilos artísticos.

Jardim de Luxemburgo em Paris

Fonte Médicis

A pedido da rainha Maria de Médicis, foi construída essa fonte ao lado do palácio.

Fonte Médicis no Jardim de Luxemburgo em Paris

Jardim dos Exploradores

Esse jardim é uma alameda com lindas árvores com suas copas muito bem recortadas do mesmo tamanho. Fica em frente ao palácio e vai até a outra extremidade do parque. Para chegar até o outro lado é preciso passar por um portão de ferro e atravessar a rua onde ele continua.

Jardim de Luxemburgo

⇒ Piqueniques não são permitidos pelos gramados do parque, há uma área reservada para isso, quem pretende usá-la deve chegar bem cedo porque geralmente é bem disputada.

Há quiosques para concertos no verão e estão sempre cheios, as apresentação são gratuitas, assim como os espaços para exposições.

Mesmo com a chuva fina que caiu em alguns momentos durante o tempo que ficamos, nosso passeio pelo Jardim de Luxemburgo foi muito bom e confirmamos nossa expectativa quanto ao tempo dedicado.

Reserve 1 hora que dá pra caminhar pelo parque, tirar lindas fotos e sentar ao redor do lago ou ao lado de um canteiro colorido para revigorar as energias.

Jardim de Luxemburgo

Endereço: 15, rue de Vaugirard – 75291

Mais informações: lejardinduluxembourg

Como chegar: 

Metrô : Odéon (linhas 4 e 10), Mabillon (linha 10), Saint-Germain-des-Prés (linha 4)

RER B : estação Luxembourg-Sénat

Ônibus: 21, 27, 38, 58, 82, 83, 84, 85, 89

Jardim de Luxemburgo em Paris
Jardim de Luxemburgo em Paris
Jardim de Luxemburgo em Paris