banner

Conhecendo o Mercado do Rastro em Madrid

Mercado do Rastro em Madrid

Rastro é o nome do bairro madrilenho onde nos séculos XV e XVI haviam matadouros e ambulantes vendendo roupas usadas. Fala-se que o nome surgiu por causa do ‘rastro’ de sangue deixado pelos animais que eram abatidos.

O comércio na região foi crescendo, com o passar do tempo chegaram curtidores de peles e no século XIX os antiquários, lojas de móveis, livrarias e muitos outros setores do comércio tomaram conta do que havia sido um bairro de matadouros.

No começo do séc. XIX, (décadas de 20 e 30) os matadouros foram transferidos para outros lugares e os ambulantes foram tomando conta das ruas do bairro.

A partir dos anos 80, a prefeitura de Madrid implantou um processo de redução do comércio nas ruas incluindo a permanência de barracas durante a semana.

Na década de 90 proibiram definitivamente o comércio ambulante durante a semana e atualmente o conhecido Mercado do Rastro só funciona aos domingos e em dias festivos e apenas ambulantes cadastrados podem trabalhar no local.

O Rastro não tem um endereço certo, são muitas ruas com barracas, lojas e objetos dos mais variados tipos expostos à venda nas calçadas. em bancas, mesas improvisadas e no chão mesmo. Isso dá a entender que nem todos os ambulantes são credenciados, mas isso é só nossa impressão.

Adoramos mercados de um modo geral e eu particularmente amo antiguidades. Sempre tento colocar endereços de brechós e antiquários em nossos roteiros. Sempre encontro alguma coisa que enche meus olhos e quando não pesa muito no bolso eu compro.

⇒ Leia também Mercado de San Telmo em Buenos Aires

Nessa viagem especificamente, estávamos garimpando objetos para nosso apartamento novo que estava em reforma. Fomos ao Rastro no dia que iríamos voltar para casa, mas como nosso voo seria às 23:30h, passamos boa parte da manhã subindo e descendo as ladeiras do bairro sem pressa e encontramos umas peças bem legais.

Compras no Rastro em Madrid

Algumas peças que compramos. Pagamos 5 e 10 euros.

⇒ Leia também Quanto custa viajar para a Europa a dois

Não vá esperando encontrar ruas amplas, pouca gente, lojas super organizadas que não é nada disso. Lá se vende de tudo, desde objetos antigos a roupas íntimas penduradas nas barracas que se aglomeram em algumas ruas.

Mercado do Rastro em Madrid

Vimos de tudo, é um mercado extremamente popular que faz parte da rotina da cidade tanto que recebeu o título de Patrimônio Cultural do Povo Madrilenho.

É muito frequentado por moradores e por turistas, mas não podemos deixar de avisar que temos que ter cuidado com câmeras fotográficas e celulares porque a região não é 100% segura. Não presenciamos nenhuma situação de furto, mas fomos alertados que podem acontecer.

Case se interesse por alguma coisa – antiguidades que foi o que compramos – podemos tentar uma negociação, nem sempre são aceitas mas não custa nada tentar.

Estava um dia quente, era agosto e o verão europeu não perdoa, mas saímos do Rastro super satisfeitos com o que encontramos, mas que fique claro que é uma opção para quem gosta de antiguidades, brechós e tem paciência para entrar e sair de várias lojinhas ou barracas até encontrar alguma coisa que agrade.

Ruas do Rastro em Madrid

Não é um lugar para quem vai em busca de belas fotos, é para quem quer conhecer a rotina dos moradores e dos hábitos e cultura locais. Coisa que nós adoramos fazer principalmente quando não é nossa primeira vez num destino.

⇒ Leia também Como vimos Madrid em 3 dias

Andamos por várias ruas estreitas mas também pelas principais. Segue o mapa.

O mercado também tem galerias com várias lojas com antiguidades, móveis e objetos de um modo geral. São pequenas lojas empilhadas de coisas, mas isso faz parte do passeio de quem está em busca de garimpar.

Essa galeria fica perto da famosa Plaza de Cascorro.

Plaza de Cascorro no Rastro em Madrid

Plaza de Cascorro

Endereço: Calle de la Ribera de Curtidores

Mais informações: elrastro.org

Horário: das 9h às 15h

Para chegar:

De metrô: Linha 5 (Latina e Puerta de Toledo), linda 1 (Tirso de Molina) e linha 3 (Embajadores)

De ônibus: 17, 33, 35, 41, 60 e 148 e o Circular

Não é aconselhável ir de carro porque é muito complicado encontrar estacionamento.

Como é o passeio pelo Rastro, o popular mercado de rua de Madrid
Dica de um passeio de domingo em Madrid é conhecer o popular Mercado do Rastro.
Dica de passeio num domingo em Madrid: Mercado do Rastro, para quem gosta de antiguidade e brechó não pode perder.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · ·
Categorias:
Espanha 🇪🇸

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title