Conhecido como o Novo Museu da Acrópole, foi inaugurado em 2009, mas Atenas teve o antecessor Museu da Acrópole que foi construído em 1878, daí o ‘novo’ como é chamado agora.
Foi construído no bairro histórico de nome Makriganni, é um lindo prédio com muito vidro, mármore e cimento numa área total de construção de 25.000 m², sendo 14.000 m² dedicados às exposições com peças que contam grande parte da história das civilizações.
O acervo traz objetos únicos e o museu tem um fator que chama muito a atenção logo na entrada, que é o subsolo aparente que foi descoberto durante as escavações para a construção do novo prédio. Simplesmente um antigo bairro que estava submerso. Imaginem o que não encontramos dentro do museu!
São 4 níveis muito bem aproveitados a partir da estrutura que foi construída levando em consideração 3 fatores essenciais:
- Contato visual com os monumentos da Acrópole;
- A exposição de todas as esculturas arquitetônicas do Partenon;
- A adaptação do prédio às escavações arqueológicas que surgiram durante a execução da obra.
Com boa parte da fachada toda em vidro, de dentro do museu vê-se as colinas e a Acrópole lá no alto além de uma parte da cidade moderna de Atenas.
O museu está suspenso por mais de 100 colunas que formam uma imponente coberta sobre as descobertas arqueológicas no nível inferior, dando a sensação do prédio estar flutuando.
Algumas áreas não podem ser fotografadas, a fiscalização é rigorosa, vimos muita gente sendo chamada atenção por funcionários e não era de forma nada amigável. Fotografamos bem pouco o interior do museu, fizemos alguns (poucos) registros do que era permitido.
Como é dividido o museu
Nível 0
Entrada/saída, loja, cafeteria, guarda-volumes (não podemos entrar com bolsas e mochilas), sala para exposições temporárias, sala de realidade virtual e a Sala das ladeiras de Acrópole que dá acesso ao próximo pavimento.
Assim que passamos pela entrada no térreo já temos acesso à Sala das Ladeiras da Acrópole que fica numa enorme rampa que dá acesso ao segundo piso. Nessa sala é proibido fotografar e há sempre um funcionário do museu fiscalizando.

Foto tirada do vão do segundo pavimento. Essa é a entrada onde validamos os tickets e já entramos na Sala das Ladeiras de Acrópole

Sala das Ladeiras da Acrópole vista do pavimento onde estão as Cariátides de Erectéion
Nível 1
Sala sobre a Época Arcaica, Atenas Nike, Própileos e Erectéion;
Templo de muitos deuses, o Erectéion era o lugar mais sagrado de Acrópole e também era túmulo de muitos reis-heróis da Atenas pré-histórica. Em estilo jônico (421-403 a.C.), foi reconstruído em cima de um templo antigo.
Uma das partes mais famosas do templo é o pórtico das Kores que fica no lado sul em frente ao Partenón. Nele ficam as conhecidas Cariátides que são seis mulheres muito bonitas que olhavam para o Partenón e serviam de colunas para o templo.

Cariátides originais que foram levadas para o museu para ficarem protegidas da poluição e outros fatores que possam agredí-las de alguma forma. As que estão na Acrópole são réplicas.
Olhando rapidamente a impressão é que são iguais, mas cada uma tem uma peculiaridade que a diferencia das demais. Umas tem as orelhas furadas, os penteados são diferentes mas todas têm os cabelos caídos nos ombros.
Essas esculturas são muito fotografadas, para conseguir uma foto sem alguém em frente a elas leva tempo e paciência.
A sala poderia ser fotografada, mas as outras no andar não.
Nível 2
Espaço multimídia, restaurante panorâmico e loja;

Espaço multimídia
Na loja desse pavimento há muitas opções para presentes e souvenirs do museu, principalmente livros em vários idiomas. Na loja do térreo vimos mais camisetas, bijus, lenços, são mais produtos para uso pessoal.
O restaurante fica em frente à loja e é bem amplo. Há uma área grande fechada e outra que fica num terraço que tem uma vista privilegiada para a Acrópole.

Vista da Acrópole do terraço do restaurante panorâmico no nível 2 do museu
Usando o zoom da câmera ou uma lente de aproximação quando estiver na Acrópole dá pra ver o museu e o restaurante. O prédio se destaca na vizinhança. A coberta em forma irregular é o telhado do bar que fica no terraço. A foto acima foi tirada quando estávamos nele.

Da Acrópole olhando para o museu, mas usando uma lente de aproximação, a olho nu vê-se bem distante.
O restaurante tem um cardápio bem variado, oferece desde um simples café a refeições completas com pratos principais, sanduíches, saladas e outras opções.
Ainda há nesse pavimento uma sala pequena com uma maquete linda da Acrópole toda montada em Lego. Vimos mesinhas com cadeiras para crianças por lá.
Nível 3
Sala do Partenón e espaço para projeções.
A sala para projeções é aberta e fica no meio do pavimento que tem a Sala do Partenón circulando todo o prédio com uma parede de vidro que deixa à vista a cidade de Atenas e a Acrópole.
A Sala do Partenon tem as mesmas dimensões do prédio original para que o visitante possa ter uma visão real de como era o templo. Como fica no último andar, tem uma vista bem privilegiada da Acrópole.

De dentro da Sala do Partenon
Enormes esculturas estão dispostas em estruturas penduradas nas paredes e no teto, outras em bases ao longo dos corredores largos que contribuem para vermos os detalhes de cada uma delas por todos os lados.
⇒ Quando subimos do pavimento anterior e chegamos no 3, fomos abordados para mostrarmos nossos ingressos, a dica é guardar o ticket num lugar fácil para mostrar se for solicitado.
Por fora do prédio
Não poderíamos deixar de mostrar um pouco mais da área externa do prédio do museu. As escavações são maravilhosas e revelaram um bairro subterrâneo que poderá ser visitado muito em breve. A ideia é que os visitantes possam caminhar pelos estreitos caminhos que estão preservados.

Há plataformas de vidro no piso por onde podemos caminhar e ver o que tem embaixo além das áreas abertas mostradas anteriormente
Mais informações: theacropolismuseum.gr
Endereço: 15 Dionysiou Areopagitou Street
Horários:
Verão (Abril – Outubro)
Segunda: 8:00h às 16:00h
Terça a Quinta: 8:00 às 20:00h
Sexta: 8:00h às 22:00h
Sábado e Domingo: 8:00h às 20:00h
Inverno (Novembro – Março)
Segunda a Quinta: 9:00h às 17:00h
Sexta: 9:00h às 22:00h
Sábado e Domingo: 8:00h às 20:00h
Tickets: €5
Concorda que é imperdível conhecer o Museu da Acrópole quando for à Atenas? Reserve umas 2 horas no mínimo para a visita. O ingresso é barato e o museu é pra lá de encantador. Queremos voltar quando abrirem a visitação às escavações.
E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para usar em todo o mundo na EasySim4U ou no Viaje Conectado;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Que especial uma visita ao Museu da Acrópole! É um tipo de passeio que está sempre no meu roteiro! Sem dúvida, o Museu da acrópole já se encontra em meu roteiro, amamos museus e o da Acrópole, em especial, é encantador. Estou admirada com a grandeza da estrutura e o quanto há para se conhecer e se perder pela história. Magnífico, obrigada pela explanação!
O museu é surpreendente, por mais que saibamos sobre ele, chegando lá não tem como não ficar impressionada.
Cy, que post maravilhoso. Sou louca para conhecer a Grécia e claro que vou visitar com certeza o museu de Acrópole. Já viajaei só com suas fotos e com seu relato. Parabéns
Muito feliz em saber disso.
Deve ser uma experiência inigualável conhecer o Museu da Acrópole! É um dos sonhos da minha wish list e seu post me deu a sensação de estar conhecendo o local. Muito Obrigada.
É um sonho viu. Que bom que consegui passar um pouco do que vi por lá.
Nossa, que sonho conhecer o Museu da Acrópole! Sou doida pra viajar para Atenas, deve ser incrível caminhar pela cidade.
É incrível sim e também era um sonho!