banner

Como é o Museu da Acrópole em Atenas

Fachada do Museu da Acrópole de Atenas

Conhecido como o Novo Museu da Acrópole, foi inaugurado em 2009, a cidade teve o antecessor Museu da Acrópole que foi construído em 1878, daí o ‘novo’ como é chamado agora.

Foi construído no bairro histórico de nome Makriganni, é um lindo prédio com muito vidro, mármore e cimento numa área total de construção de 25.000 m², sendo 14.000 m² dedicados às exposições com peças que contam grande parte da história das civilizações.

O acervo traz objetos únicos e o museu tem um fator que chama muito a atenção logo na entrada, que é o subsolo aparente que foi descoberto durante as escavações para a construção do novo prédio. Simplesmente um antigo bairro que estava submerso. Imaginem o que não encontramos dentro do museu!

Museu da Acrópole em Atenas

São 4 níveis muito bem aproveitados a partir da estrutura que foi construída levando em consideração 3 fatores essenciais:

  • Contato visual com os monumentos da Acrópole;
  • A exposição de todas as esculturas arquitetônicas do Partenon;
  • A adaptação do prédio às escavações arqueológicas que surgiram durante a execução da obra.

Com boa parte da fachada toda em vidro, de dentro do museu vê-se as colinas e a Acrópole lá no alto além de uma parte da cidade moderna de Atenas.

O museu está suspenso por mais de 100 colunas que formam uma imponente coberta sobre as descobertas arqueológicas no nível inferior, dando a sensação do prédio estar flutuando.

Entrada do Museu da Acrópole de Atenas

Algumas áreas não podem ser fotografadas, a fiscalização é rigorosa, vimos muita gente sendo chamada atenção por funcionários e não era de forma nada amigável. Fotografamos bem pouco o interior do museu, fizemos alguns (poucos) registros do que era permitido.

Como é dividido o museu

Nível 0

Entrada/saída, loja, cafeteria, guarda-volumes (não podemos entrar com bolsas e mochilas), sala para exposições temporárias, sala de realidade virtual e a Sala das ladeiras de Acrópole que dá acesso ao próximo pavimento.

Átrio de entrada com acesso ao guarda-volumes e rampa

Hall de entrada do Museu da Acrópole de Atenas

Assim que passamos pela entrada no térreo já temos acesso à Sala das Ladeiras da Acrópole que fica numa enorme rampa que dá acesso ao segundo piso. Nessa sala é proibido fotografar e há sempre um funcionário do museu fiscalizando.

Segundo pavimento do Museu da Acrópole de Atenas

Foto tirada do vão do segundo pavimento. Essa é a entrada onde validamos os tickets e já entramos na Sala das Ladeiras de Acrópole

Sala das ladeiras vista do Erectéion no Museu da Acrópole de Atenas

Sala das Ladeiras da Acrópole vista do pavimento onde estão as Cariátides de Erectéion

Nível 1

Sala sobre a Época Arcaica, Atenas Nike, Própileos e Erectéion;

Templo de muitos deuses, o Erectéion era o lugar mais sagrado de Acrópole  e também era túmulo de muitos reis-heróis da Atenas pré-histórica. Em estilo jônico (421-403 a.C.), foi reconstruído em cima de um templo antigo.

Uma das partes mais famosas do templo é o pórtico das Kores que fica no lado sul em frente ao Partenón. Nele ficam as conhecidas Cariátides que são seis mulheres muito bonitas que olhavam para o Partenón e serviam de colunas para o templo.

Erectreion no Museu da Acrópole de Atenas

Cariátides originais que foram levadas para o museu para ficarem protegidas da poluição e outros fatores que possam agredí-las de alguma forma. As que estão na Acrópole são réplicas.

Olhando rapidamente a impressão é que são iguais, mas cada uma tem uma peculiaridade que a diferencia das demais. Umas tem as orelhas furadas, os penteados são diferentes mas todas têm os cabelos caídos nos ombros.

Essas esculturas são muito fotografadas, para conseguir uma foto sem alguém em frente a elas leva tempo e paciência.

A sala poderia ser fotografada, mas as outras no andar não.

Nível 2

Espaço multimídia, restaurante panorâmico e loja;

Espaço multimídia do Museu da Acrópole de Atenas

Espaço multimídia

Na loja desse pavimento há muitas opções para presentes e souvenirs do museu, principalmente livros em vários idiomas. Na loja do térreo vimos mais camisetas, bijus, lenços, são mais produtos para uso pessoal.

Loja do Museu da Acrópole de Atenas

O restaurante fica em frente à loja e é bem amplo. Há uma área grande fechada e outra que fica num terraço que tem uma vista privilegiada para a Acrópole.

Vista panorâmica do restaurante do Museu da Acrópole de Atenas

Vista da Acrópole do terraço do restaurante panorâmico no nível 2 do museu

Usando o zoom da câmera ou uma lente de aproximação quando estiver na Acrópole dá pra ver o museu e o restaurante. O prédio se destaca na vizinhança. A coberta em forma irregular é o telhado do bar que fica no terraço. A foto acima foi tirada quando estávamos nele.

Museu da Acrópole de Atenas visto do alto da colina

Da Acrópole olhando para o museu, mas usando uma lente de aproximação, a olho nu vê-se bem distante.

O restaurante tem um cardápio bem variado, oferece desde um simples café a refeições completas com pratos principais, sanduíches, saladas e outras opções.

Ainda há nesse pavimento uma sala pequena com uma maquete linda da Acrópole toda montada em Lego. Vimos mesinhas com cadeiras para crianças por lá.

Nível 3

Sala do Partenón e espaço para projeções.

A sala para projeções é aberta e fica no meio do pavimento que tem a Sala do Partenón circulando todo o prédio com uma parede de vidro que deixa à vista a cidade de Atenas e a Acrópole.

Sala de projeções no Museu da Acrópole de Atenas

A Sala do Partenon tem as mesmas dimensões do prédio original para que o visitante possa ter uma visão real de como era o templo. Como fica no último andar, tem uma vista bem privilegiada da Acrópole.

Vista da Acrópole para quem está na Sala do Partenon no Museu da Acrópole de Atenas

De dentro da Sala do Partenon

Enormes esculturas estão dispostas em estruturas penduradas nas paredes e no teto, outras em bases ao longo dos corredores largos que contribuem para vermos os detalhes de cada uma delas por todos os lados.

Sala do Partenon no Museu da Acrópole de Atenas

Sala do Partenon no Museu da Acrópole de Atenas

Sala do Partenon no Museu da Acrópole de Atenas

⇒ Quando subimos do pavimento anterior e chegamos no 3, fomos abordados para mostrarmos nossos ingressos, a dica é guardar o ticket num lugar fácil para mostrar se for solicitado.

Por fora do prédio

Não poderíamos deixar de mostrar um pouco mais da área externa do prédio do museu. As escavações são maravilhosas e revelaram um bairro subterrâneo que poderá ser visitado muito em breve. A ideia é que os visitantes possam caminhar pelos estreitos caminhos que estão preservados.

Há plataformas de vidro no piso por onde podemos caminhar e ver o que tem embaixo além das áreas abertas mostradas anteriormente

Mais informações: theacropolismuseum.gr

Endereço: 15 Dionysiou Areopagitou Street

Horários: 

Verão (Abril – Outubro) 
Segunda: 8:00h às 16:00h
Terça a Quinta: 8:00 às 20:00h
Sexta: 8:00h às 22:00h
Sábado e Domingo: 8:00h às 20:00h

Inverno (Novembro – Março)
Segunda a Quinta:  9:00h às 17:00h
Sexta: 9:00h às 22:00h
Sábado e Domingo: 8:00h às 20:00h

Tickets: €5

Concorda que é imperdível conhecer o Museu da Acrópole quando for à Atenas? Reserve umas 2 horas no mínimo para a visita. O ingresso é barato e o museu é pra lá de encantador. Queremos voltar quando abrirem a visitação às escavações.

O encantador Museu da Acrópole em Atenas, é impossível ir à cidade e não dedicar algumas horas para conhecer aquela maravilha.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · · ·
Categorias:
Grécia

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title