banner

Aegean e Olympic. Como é voar com essas cias aéreas gregas.

Aegean e Olympic

A Aegean e Olympic são as cias aéreas gregas mais conhecidas, sendo a primeira a maior do país. Em nossa viagem para a Grécia, voamos de Paris para Atenas com a Aegean e de Milos para Atenas com a Olympic.

⇒ Leia também Quanto custa viajar para a Europa a dois onde mostramos todo o planejamento e custos dessa viagem.

Nunca tínhamos ouvido nem falar nos nomes dessas cias aéreas, chegamos nelas depois de pesquisas sobre passagens para chegarmos à Grécia e voos entre as ilhas e Atenas. Procuramos ler alguns comentários de quem já havia viajado e resolvemos comprar nossas passagens.

Aegean Airlines

Nossa primeira experiência foi com essa cia num voo de Paris para Atenas.

Aegean Airlines cia aérea grega

Nosso voo durou 4 horas, partimos do aeroporto Charles De Gaule em Paris depois de mudarem o portão de embarque 2 vezes e com um atraso de 40 minutos que foi justificado pelo comandante como tendo sido ocasionado por tráfego aéreo no aeroporto. Mas ele compensou no voo e chegamos no horário previsto.

O avião era um AirBus 321 e como tal o espaço interno como o que estamos acostumados em alguns voos domésticos aqui no Brasil.

Avião da Aegean Airlines

Teríamos direito a 1 volume de bagagem de mão de até 10kg e pagamos por um volume de 23kg para cada um de nós para despacharmos. O valor das passagens para 2 pessoas foi 371 euros, esse valor já com as bagagens adicionais.

Fizemos o check-in nas máquinas de auto atendimento no aeroporto que ficam ao lado do balcão onde fomos despachar as malas. O sistema é bem simples e prático, basta acompanhar as orientações na tela onde podemos escolher entre vários idiomas.

As etiquetas para nossas malas também são impressas e levamos as malas já com elas no lugar e no balcão são conferidas e pesadas.

O voo foi muito tranquilo mas nem água foi oferecida sem termos que pagar. Como almoçamos bem no aeroporto antes de nosso embarque e levamos um lanchinho leve na bolsa, não compramos nada.

A tripulação foi bem atenciosa e passou com o carrinho do DuFry para quem tivesse interesse em comprar alguma coisa.

Quem tiver cadastro no programa de pontos da Star Alliance pode solicitar os pontos, a Aegean é membro. Nós já fizemos isso :).

Avião da Aegean Airlines

Mais informações: aegeanairlines.com

Olympic Air

Fomos de Milos para Atenas com a Olympic Air. O avião era um ATR, um modelo que é de hélice. Já havíamos voado num semelhante de Recife para Fernando de Noronha e para São Paulo.

Avião da Olympic Air em Atenas

Quando chegamos em Atenas fotografei o avião

Confesso que não fico muito à vontade nesses aviões menores apesar de nunca ter passado por nenhum susto, mas o coração fica um pouco mais apertando ainda.

Mas esse voo foi pra lá de tranquilo. O avião só balançou um pouquinho quando estávamos perto da aterrissagem em Atenas. Durante o percurso, que durou apenas 45 minutos, voamos numa boa com vistas lindas durante todo o trajeto.

Vista durante o voo com a Olympic Air entre Milos e Atenas

Pagamos 134 euros para 2 passagens já com a franquia para despacharmos uma mala de 23kg cada um mais uma bagagem de mão de até 8kg.

O avião, apesar de pequeno, tem um espaço razoável para um voo curto. As poltronas têm uma distância entre elas maior do que algumas de aviões da Gol, que eu particularmente acho super apertados.

Interior de um ATR da Olympic Air na Grécia

A capacidade do avião é de 70 pessoas, são 2 fileiras com 2 assentos cada. O espaço para as malas é menor do que um avião maior claro, mas o suficiente para uma mala de mão de tamanho padrão. Não arrisquem levar um volume maior mesmo que dentro do peso permitido porque não caberá.

Bagageiro do ATR da Olympic Air na Grécia

Bagageiro do avião

Ficamos surpresos quando a aeromoça levantou-se e começou a servir um lanche. Num voo de apenas 45 minutos ela ofereceu croisssant, que por sinal estava bem gostoso, suco, refrigerante ou água e de graça. Mil vezes melhor do que a barrinha oferecida pela Gol até pouco tempo atrás.

Lanche da Ocean Air a caminho de Atenas

Mais informações: olympicair.com

Adoramos viajar com a Aegean e Olympic, são empresas com um bom serviço, as cobranças extras (bagagem despachada e refeiçã0) não são características delas e sim da aviação como um todo, então não temos do que reclamar. Quando voltarmos à Grécia com certeza faremos outros voos com elas.

Aproveitando o assunto, vamos contar pra vocês uma situação engraçada que aconteceu no aeroporto de Milos e como é muito pequeno, segue uma breve review dele.

Aeroporto de Milos

A estrutura do aeroporto de Milos nos surpreendeu, esperávamos que fosse pequeno mas nem tanto. Fomos de táxi do hotel que era em Adamas, bem ao lado do porto, pagamos 8 euros e levamos menos de 10 minutos.

Aeroporto de Milos

Estava bem deserto, nem parecia que estávamos chegando em um aeroporto. Descemos e entramos no saguão (único) e nos dirigimos ao balcão da Olympic.

Saguão do aeroporto de Milos

Além do que mostramos nessas 2 fotos só tem o espaço do raio-x que fica no lado esquerdo da foto acima e que como todos os outros, não pode ser fotografado lá dentro. E pronto, esse é o aeroporto de Milos.

Já havíamos feito nossos check-ins online, nos apresentamos à funcionária no balcão, ela conferiu tudo e pediu que colocássemos nossas 2 malas que seriam despachadas na esteira para verificação da polícia.

A esteira é essa que aparece na foto onde o rapaz de chapéu está passando.

Colocamos uma mala e ficamos esperando chegar alguém. Enquanto isso, vimos que havia uma pequena fila de pessoas passando pelo raio-x.

A espera…

Esperamos uns 2o minutos e ninguém aparecia para passar nossas malas na esteira. E a essa altura não tinha mais ninguém no balcão de atendimento.

Esperamos mais uns 15 minutos e a hora foi ficando apertada. Chegamos com uma hora de antecedência ao aeroporto por orientação do dono de nosso hotel que nos informou ser bem tranquilo, o que já imaginávamos, mas começamos a nos preocupar.

Um funcionário que levavas as malas passou perto da esteira, olhou pra nossas malas e não disse nada, Ricardo perguntou a ele sobre o/a policial que iria conferí-las, ele disse que ela estava no raio-x revistando as bagagens de mão e que assim que terminasse iria para a esteira.

Ricardo perguntou a ele se o avião esperaria porque a essa altura tínhamos menos de 30 minutos para embarcarmos. Ele disse que sim.

Todos entraram, o salão ficou deserto, ninguém além de nós 2 e dos 3 funcionários do raio-x. Até que finalmente uma delas foi para a esteira, passou nossas malas e nos liberou para passarmos no raio-x. Ela vai pra lá de novo e faz uma revista bem minuciosa em nossas malas de mão e em nossas bolsas.

Nós estávamos angustiados com a hora e eles nem aí. Agilizamos o processo de fecharmos as bolsas e nos encaminhamos ao portão para seguirmos para o avião.

Nele estava a funcionária que havia conferido nossas passagens no balcão e nos disse “corram que o avião está esperando por vocês”. Quando olhamos para o lado, era uma pista de asfalto com mato ao redor e o avião estava a uns 300m de nós.

Nos olhamos, apressamos o passo e achamos graça, mas aí a funcionária gritou lá do portão “corram” kkkk. Começamos a correr e vimos a aeromoça em pé na escada do avião acenando pra gente.

Chegamos no avião e quando entramos todo mundo olhando pra gente, colocamos as malas no primeiro espaço que encontramos e nos sentamos. Tivemos um ataque de risos quando o avião começou a andar.

Não foi por nossa culpa que ficaram nos esperando e sim pela falta de estrutura do aeroporto. Chegamos num horário que seria suficiente se houvesse mais agilidade na revista das malas ou mais funcionários para fazerem isso. Afinal não passamos pelo rai0-x porque nos disseram que só poderíamos ir depois que nossas malas passassem pela esteira com supervisão da polícia.

Foi quase um perrengue, chegamos no avião suados porque corremos quase 300m num sol de quase 30ºC puxando uma mala e carregando uma bolsa a tiracolo cada um de nós.

Fica a dica, quem for embarcar em Milos, chegue no aeroporto com no mínimo 1:30h de antecedência e de preferência faça o check-in online para adiantar o processo.

Aegean e Olympic 2 cias aéreas gregas
Aegean e Olympic 2 cias aéreas gregas

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · ·
Categorias:
Grécia · Onde fui

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title