Por que e para quais destinos precisamos solicitar a Permissão Internacional para Dirigir – PID? Existe um acordo entre os países signatários da Comissão de Viena sobre Tráfego Rodoviário e países com o Princípio da Reciprocidade, dentre estes também os países participantes do Acordo Sobre Regulamentação Básica Unificada de Trânsito para aceitarem esse documento para que os turistas possam dirigir legalmente.
Há relatos de viajantes que tiveram problemas mesmo estando em alguns desses países ao não estarem portando a PID quando foram pegar um carro na locadora, a dica é: vai viajar para o exterior e pretende dirigir por lá? Então emita seu documento e viaje tranquilo, independente do destino.
⇒ Veja a lista dos países signatários da Convenção de Viena no site denatran.gov.br
Nós já viajamos para os Estados Unidos e alguns países da Europa onde alugamos carro e nunca emitimos esse documento, mas como ‘seguro morreu de velho’ resolvemos solicitar durante os preparativos de nossa viagem à Europa para comemorarmos nossos 20 anos de casados.
⇒ Leia também o planejamento completo dessa viagem no post Quanto custa viajar para a Europa a dois
O que é preciso saber antes de solicitar a PID
- É necessário ter a CNH – Carteira Nacional de Habilitação;
- A validade da PID é a mesma da CNH;
Atualizando
⇒ O Denatran alterou esse item, a PID tem validade de 3 anos contando da data de emissão ou acompanha a validade da CNH, o que ocorrer primeiro.
- A PID pode ser usada por no máximo 180 dias no mesmo país;
- A apresentação da PID não desobriga a apresentação e porte de um documento de identificação com foto como identidade ou passaporte;
- É cobrada uma taxa que varia de um estado para outro.
Como solicitar
Para solicitar a Permissão Internacional para Dirigir é necessário entrar em contato com o Detran do estado onde sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação foi emitida. Na maioria dos estados brasileiros a solicitação pode ser feita pela internet entrando no site do Detran correspondente, no nosso caso foi o detran.pe.gov.br.
O processo é bem simples e rápido. Logo depois que solicitamos as nossas, entrei nos sites de outros estados e vi que o procedimento é bem parecido. Vou colocar o passo-a-passo do daqui para servir de guia para os demais.
1 – No site, vá ao menu Habilitação e entre na aba PID – Permissão Internacional para Dirigir
2 – Na próxima tela terão 2 opções, entrei nas 2 para ler tudo
Na primeira aparecerão as informações básicas do que é preciso para solicitar o documento.
Veja que nessa tela aparecem uns links que direcionam para páginas que têm alguma relação com esse documento, como emitir ou renovar a CNH por exemplo.
Na segunda opção aparece o valor da taxa – R$ 213,98
3 – Clicar em abrir o serviço online
Basta preencher com o número do CPF, registro da CNH e data de nascimento. Depois disso vai aparecer a opção para gerar a guia para pagamento. Não fiz o print porque tem nossos dados :).
4 – Pagar o boleto
Esse pagamento pode ser feito online mesmo através do seu banco ou pago normalmente diretamente nas agências como outro pagamento qualquer.
5 – Escolha o endereço onde quer pegar o documento
Aqui em Recife há a opção de escolhermos quem qual posto do Detran preferimos pegar o documento, não consegui chegar nessa etapa nos outros estados para deixar a informação aqui, mas acredito que possam fazer da mesmo forma.
O prazo para recebimento é de até 5 dias úteis após o pagamento.
Recebimento da PID
Para receber a Permissão Internacional para Dirigir no local escolhido, é preciso levar um documento de identificação com foto, nós levamos a CNH. É super rápido, basta apresentar o documento e assinar um protocolo de recebimento.
Como é a PID
Quando recebemos fiquei surpresa, pensei que fosse uma carteira parecida com a CNH mas não é, na verdade é um livreto que vem com a mesma informação sobre o preenchimento em 7 idiomas, incluindo o português. No começo e no final tem uns selos com os dados da CNH do condutor, incluindo a categoria do veículo.

Selo da primeira página com os dados de acordo com a CNH

Última página com a foto e assinaturas que estão na CNH e a categoria a qual estou habilitada
Atualizando
⇒ Outra alteração foi o layout da nova PID, ela será dentro dos padrões dos outros países, tendo assim alterações em sua capa e nas informações internas, mas quem tiver uma dentro da validade ainda pode usar.
Resolvemos emitir nossos documentos para dirigirmos na Europa porque vimos relatos de brasileiros não conseguiram alugar carros em locadoras na França por não terem a PID.
Como iremos alugar carro naquele país e na Grécia, ambos são signatários da Convenção de Viena, optamos por estarmos com nossas permissões em mãos para evitarmos esse tipo de problema.
Já houve informações de quem em alguns estados americanos o documentos seria exigido mas ainda não soubemos de nada que validasse essas informação.
Quando estiver pensando em viajar para o exterior, solicite logo a Permissão Internacional para Dirigir, como tem validade longa vale a pena e se for solicitada com antecedência não pesa no bolso durante os preparativos da viagem.
Só para ter uma ideia, alguns destinos e como agem com relação à PID:
Europa – Pode exigir em alguns países
Estados Unidos, América do Sul e Caribe – Não exigem
África, Oriente Médio, Nova Zelândia e Austrália – Exigem
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Tem 4 coisas na minha vida que estão sempre em ordem: passaporte, habilitação, PID e vacinas (ainda bem que agora o certificado da imunização contra febre amarela não caduca mais).
Não tenho carro, sou pedestre militante, mas gosto de viajar de carro e nao custa fazer a PID sempre que renovar a carteira.
Boa dica, Cynara 🙂
Viajar de carro quando se tem boas estradas é muito bom não é Cyntia? Obrigada pela visita.