Só em saber que o Castelo de Neuschwanstein foi a inspiração para Walt Disney projetar o maravilhoso castelo da Cinderela, outros falam que foi o da Bela Adormecida, mas o que importa é que os catelos nos parques Disney tiveram como referência o palácio alemão e isso já atiça a curiosidade de muita gente. E não seria pra menos concordam?
Esse tema estava guardado em rascunho há um tempo, e agora chegou a hora de publicá-lo. Castelos pelo Mundo é o tema de uma Blogagem Coletiva que com certeza trará muitas histórias e imagens lindas de viajantes que tiveram a oportunidade de conhecer alguns desses lindos e imponentes (e alguns) misteriosos e curiosos castelos espalhados pelos quatro cantos do planeta.
⇒ Leia a tag Blogagem Coletiva para ver as que já participamos
Quem escreveu o post foi Juliana, minha irmã que também escreve aqui no blog mas que por problemas com o computador dela não conseguiu logar, então ela me passou o texto, eu ajustei para a blogagem e publiquei em meu nome.
O Castelo de Neuschwanstein foi incluído numa viagem em família com um roteiro de carro por 13 cidades na Alemanha. Partimos de Füssen para fazermos a visita tão esperada por nossas filhas.
O Rei Luís II, conhecido como o Rei Louco, foi o grande mentor do castelo. O cenógrafo da corte foi quem projetou, foi construído sobre um pico rochoso com um visual deslumbrante. O Rei monitorava a construção do vizinho castelo Hohenschwangau que era sua residência de verão.
O Castelo de Neuschwanstein fica na região da Baviera e faz parte da famosa Rota Romântica. Além da magnitude da construção, a natureza da região contribui muito para deixar o visual digno de um conto de fadas.
Sua construção começou em meados do séc. XIX e foi finalizada 23 anos depois. São 6,000 m² divididos em 4 andares com suas famosas torres que chegam aos 80m de altura. O Rei Luís II não teve o prazer de sentar no trono na sala projetada para isso, morreu antes que fosse concluída, o trono nunca foi colocado onde deveria ficar inicialmente.
Luís II, pouco antes de morrer, pediu que não permitissem a entrada de curiosos no castelo, mas seu pedido não foi levado a sério e logo após sua morte as portas do Neuschwanstein foram abertas ao público sendo hoje considerado o edifício mais fotografado da Alemanha e umas das atrações mais visitadas no país.
Como estávamos de carro, deixamos no estacionamento, é pago e não fica perto do castelo, para chegar é preciso dar uma caminhadinha razoável.
Mas também há ônibus e charretes que levam os visitantes até o castelo. Esses meios de transporte estão inclusos no ingresso.
Nós optamos pelas charrete, foi um passeio a mais para as meninas.
Durante a visitação não podemos fotografar o interior do castelo. Enquanto aguardávamos o horário de nossa entrada, fomos dar uma volta ao redor para vermos as lindas vistas, inclusive da famosa Marienbrücke, a ponte que fica a 10 minutos de caminhada do castelo.
Quando comprar o ingresso, fique atento ao número que corresponde ao horário de entrada, o nosso foi o 425, a entrada era às 10:05h. As entradas são a cada 5 minutos. Há opção de visita guiada que deve ser solicitada antes da entrada mas há o limite de 35 minutos para esse tipo de visita.
Não podemos mostrar nada do que vimos dentro do lindo castelo, mas no folder há algumas informações interessantes sobre alguns cômodos.
Vestíbulo e outras salas – as pinturas das paredes retratam cenas de lendas e antigos mitos alemães;
Sala de canto – foi inspirada na do Castelo de Wartburg;
Pátio – a construção de uma igreja gótica estava nos planos iniciais, mas como nunca foi colocada em prática, no local foi colocada uma pedra branca;
Casa junto ao portão – acomodava o rei durante a construção do castelo;
Sala do Trono – Seu interior remete à Igreja de Todos os Santos da Residenz em Munique e os templos bizantinos pela presença do dourado em suas paredes,
É ou não é digno de um conto de fadas? Não é à toa que mais de 1.300.000 visitantes passam anualmente pelo Neuschwanstein tornando-o o dos mais visitados pontos turísticos da Alemanha.
O Palácio da Pena em Sintra (Portugal) é da mesma época, é também chamado de Neuschwanstein português.
⇒ Leia também 3 cidades para um bate-volta partindo de Lisboa
Tickets: 13 euros, crianças e jovem até 18 anos não pagam. Podem ser comprados on line ou no Ticketcenter – Neuschwanstein-Hohenschwangau, Alpseestraße 12
Mais informações: Aqui no site oficial
Lista dos posts sobre #castelospelomundo
Viajonários – Inglaterra: 10 castelos para visitar a partir de Londres
Atravessar Fronteiras – Visitando o Castelo de Malahide, na Irlanda
Mariana Viaja – Castelo de São Jorge em Lisboa: 10 séculos de história
Uma Viagem Diferente – Castel Sant’Angelo em Roma
Vem pro parque – O Castelo mais colorido do Brasil: o Castelo das Nações, no Beto Carrero World
Viajar correndo – Burg Eltz, um castelo medieval na Alemanha
Contando Destinos – 5 Castelos de Contos de Fadas para conhecer na Alemanha
Asas Pra Que Te Quero – Escócia: conheça o mal-assombrado Castelo de Edimburgo
Destinos por onde andei… – 8 Castelos pelo Mundo que Valem a Pena Conhecer!
Tá indo pra onde – Tudo sobre o Castelo Sforzesco em Milão!
TripBaby – Castelos de Portugal
Ligado em Viagem – Castelo de Ettlingen no Estado de Baden-Württemberg na Alemanha
Caixa de Viagens – Castello di Pavone – um castelo para se hospedar na Itália
Trilhas e Cantos – 10 Castelos para Conhecer na Europa
Viagens de Mãe – A Suíça e seus castelos
Turista FullTime – 21 castelos europeus que vão fazer você amar as aulas de História!
Do RS para o Mundo – Cinco castelos franceses e um brasileiro
Vou pra Roma – Visite o Castelo Sant’Angelo em Roma grátis
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Lindo demais mesmo!!! Quando eu fui, dei a caminhada na floresta para chegar ao castelo, uma delícia!!!!
Ah, esse era um dos meus maiores sonhos de infância que felizmente já consegui realizar!!! <3 <3 <3 Tive que ir pra Munique 2x pra conseguir, mas fui kkkk (da 1a vez o excesso de neve fechou os acessos ai voltei no verão rs)
Esse castelo é lindo demais!!! Eu já estive nele e adorei ler o que você escreveu, me fez relembrar! Seu post está muito bem detalhado e suas fotos estão maravilhosas, parabéns!
Desde que morava na Suíça esse castelo estava na minha lista para ser visitado. Agora, vivendo na Alemanha, não tenho mais desculpas para não visitá-lo! Adorei o post!
Olááá! Já tive a oportunidade de participar de uma corrida que passava perto dos castelos (Maratona Romântica dos Castelos Reais) e também de visitá-los. Eles são realmente lindos. É uma visita imperdível para quem está na região da Bavária.
Parabéns pelo post!
Abraços,
Carolina
Que castelo suntuoso. Adorei conhecer um pouco mais da história, e Walt Disney não teria melhor inspiração do que esse majestoso castelo.
Este é um dos castelos mais lindos do Mundo, um cenário realmente encantador e que nos remete aos contos de fadas de nossa infância. Preciso conhecer!!!
Esse castelo é maravilhoso, fora a região que é lindíssima, cenário perfeito para ele!!
Esse castelo é um dos mais incríveis que já visitei! Parece cenário de contos de fada mesmo! Uma pena não poder tirar fotos lá dentro, né? Ótimo post! 🙂
Nossa, conhecer esse castelo é um sonho. Quero muito!
Otimas dicas e lindas fotos.
Obrigado por compartilhar.
Esse castelo é um sonho!!! Está no planejamento da minha viagem para Alemanha!!Lindo demais! Obrigada pelas dicas.
Que Castelo e que vista é esta? De conto de fadas mesmo este Castelo! Amei seu Post, parabéns!