Donald Trump acabou de assumir e já anunciou mudanças na renovação do visto para os Estados Unidos. Ainda não houve nenhum comunicado oficial mas as novas regras já estão sendo implantadas pelos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) nas cidades brasileiras com consulados americanos: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Quem tem visto perto de vencer deve ficar atento porque a obrigatoriedade da entrevista foi o ponto alvo dessas mudanças da nova ordem executiva assinada pelo presidente dos Estados Unidos.

As mudanças já em vigor até agora são:

  • A isenção para entrevista que era para crianças com até 15 anos e 11 meses e idosos acima de 66 anos, passou para 13 anos e 11 meses e idosos acima de 80 anos.
  • Quem tinha o visto vencido em até 4 anos não precisaria passar por nova entrevista, agora esse prazo diminuiu para até 12 meses.

Leia também Visto americano: como solicitar ou renovar

E o que isso pode acarretar para nós brasileiros?

Inicialmente, se forem apenas essas as mudanças. afetará diretamente nos prazos para recebimento do visto para os Estados Unidos, porque com a necessidade de agendamento da entrevista, o processo será mais lento.

Quem estiver com visto chegando perto do prazo de vencimento (menos de 12 meses) é melhor iniciar o processo logo antes que venham novas regras.

Percebe-se com isso que Trump não ficará ‘apenas’ na restrição de entrada de pessoas com cidadania dos países já anunciados: Iraque, Irã, Líbia, Síria, Somália, Sudão e Iémen. A pretenção é dificultar para os cidadãos de outros países também.

Vamos ficar acompanhando as novidades e, caso venham mais mudanças, manteremos o post atualizado.

Quem for renovar e quiser voltar aqui para nos contar como foi seria muito bom, assim podemos ficar atualizados sobre como o processo está caminhando.