O que fazer em Amsterdam em 2 dias? Será que esse tempo é suficiente para conhecer um pouco dessa cidade que oferece belos passeios de barco, caminhadas pelas ruas, cultura, gastronomia?
Veja o que achamos imperdível aproveitar na sua viagem a Amsterdam, claro que tudo depende do ritmo de cada um, dos interesses, mas fazendo uma programação amarradinha dá pra aproveitar e muito Amsterdam em 2 dias.
Fomos à Amsterdam durante o outono, era meados de outubro e a chuva nos deu boas-vindas. O frio era grande para nós que estamos acostumados a temperaturas altas mas isso não nos desanimou e fomos desbravar um pouco da cidade que assim como nossa Recife, fica abaixo do nível do mar.

Temperatura baixa em Amsterdam
Fizemos um roteiro típico de turista de primeira viagem à cidade, fomos conhecer os pontos turísticos principais e selecionamos aqueles que nos chamaram mais atenção.
Nessa lista tem também uma dica de minha irmã que acrescentou uma atração que ela adorou quando foi à Amsterdam.
2 dias em Amsterdam: o que fazer?
1 – Museu Van Gogh em Amsterdam
Sou designer gráfico, adoro arte e estudei um pouco sobre Van Gogh na faculdade. E o museu dedicado ao artista holandês não poderia ficar de fora de nosso roteiro.
São mais de 200 obras do autor além de ter no acervo exemplares de outros artistas da época.

Muro do Museu de Van Gogh
Endereço: Museumplein 6, 1071 DJ
Mais informações: vincentvangoghmuseum
⇒ Gosta das obras do artista? Dá uma olhada no post Van Gogh em Paris no Halle de la Villete.
2 – Museu de Anne Frank
Li o livro de Anne Frank pouco antes de viajarmos para Amsterdam e foi uma das visitas a museus mais emocionantes que já fiz até hoje.
O museu funciona na casa onde ela e a família ficaram escondidos dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O ideal é saber um pouco sobre a história antes de conhecer o museu, com certeza a visita será muito mais proveitosa.

Fachada do Museu de Anne Frank
Endereço: Prinsengracht 263-267, 1016
Mais informações: annefrank.org
3 – Museu do Sexo
Com a fama que tem, Amsterdam não poderia deixar de ter um museu do sexo concordam? Fica na Damrak, uma das avenidas mais movimentadas da cidade.
Tem um acervo bastante interessante, mostra como as pessoas foram vendo o sexo com o passar dos tempos, tem muitas fotos, esculturas, quadros. Não é nada grosseiro nem repulsivo, pelo contrário, dá pra dar risadas com algumas abordagens.
Quem vai a esse tipo de museu deve saber o que pode encontrar e dessa forma encarar com naturalidade tudo sobre o tema. O museu do sexo de Amsterdam é o mais antigo abordando esse tema e recebe mais de 500 mil turistas por ano.

Interior do Museu do sexo em Amsterdam
Endereço: Damrak 18, 1012
Mais informações: sexmuseumamsterdam.nl
4 – Rijksmuseum
São 4 andares e 80 salas contando a história holandesa desde a Idade Média até o séc. XX.
O Rijksmuseum começou em Haia em 1800 mas em 1808 mudou-se para Amsterdam onde permanece até hoje. Tem obras de renomados artistas, entre eles Rembrandt e de muitos alunos dele.
Endereço: Museumplein/Museumstraat 1 1071
Mais informações: rijksmuseum.nl
5 – Ver as casas barco nas margens dos canais em Amsterdam
É muito comum ver barcos que são moradia de muita gente pelos canais de Amsterdam. Passeando pelas ruas que margeiam os canais ou fazendo um passeio de barco, passamos por várias delas.
Elas completam o visual dos canais e tornam deixam a cidade com um ar romântico e acolhedor ao mesmo tempo.
São muito charmosas, com plantas nas ‘varandas’ e cortinas com rendas nas janelas. Algumas funcionam como estabelecimentos comerciais inclusive.
6 – Passeio de barco pelos canais
Fizemos um dos vários passeios de barco pelos canais. Partem da Damrak em vários horários. O nosso foi no meio da tarde. É uma delícia e nos mostra outro ângulo da cidade.
Veja mais detalhes no post sobre esse passeio de barco

Passando por baixo de uma das várias pontes de Amsterdam durante um passeio de barco
7 – Praça Dam
Ponto turístico que fica no centro histórico da cidade, recebe muitos turistas diariamente. É rodeada por muitos bares, restaurantes, lojas, pelo Palácio Real, museu Madame Tussaud e tem o obelisco com mais de 20m de altura que foi construído em homenagem aos soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial.
8 – Caminhar palas margens dos canais
Um passeio delicioso é caminhar pelas ruas que margeiam os canais de Amsterdam. Além dos prédios tão característicos da cidade, os canais que cortam a cidade em vários sentidos estão sempre cheios de barcos ancorados, outros passando levando turistas, outros que servem de transporte para os moradores.
A paisagem é linda em qualquer ângulo, a vegetação ajuda muito em qualquer época do ano.
9 – Cruzeiro com jantar
Esse passeio foi dica de Juliana, minha irmã que escreve de vez em quando aqui no blog. Numa viagem que fizeram à Europa, optaram por essa experiência e gostaram muito.
10 – Vondelpark no centro da cidade
Um lindo parque com muita área verde no centro da cidade. Foi criado em 1864 inicialmente com o nome de Parque Novo mas depois passou a se chamar Vondelpark em homenagem ao escritor Joost van den Vandel.
11 – Vivenciar a paixão pelas bicicletas tão amadas em Amsterdam
É impressionante como as bicicletas fazem parte da cultura do holandês e o mais legal é ver como a cidade está preparada para ter esse veículo como um meio de transporte bastante usual.
Nas ruas as ciclovias são bem sinalizadas e todos as respeitam. Eu mesma fui atravessar uma rua e não prestei atenção que havia uma sinalização própria pra elas. Ainda bem que não estava passando nenhum bicicleta no momento que atravessamos, Ricardo foi quem me alertou e a partir dali fiquei mais atenta.
As bicicletas estão por todos os lugares e as montes. Na próxima viagem queremos fazer um passeio pela cidade montados em uma :).
⇒ Para passeios de bicicleta guiados em português, clique aqui e use o cupom cantinhodena que você terá 5% de desconto.
12 – Passear pela Damrak
A Damrak é uma grande avenida que liga a Amsterdam Centraal (estação central de trem) à Praça Dam. Sempre tem muita gente passando por fazer a ligação entre esses dois pontos tão movimentados da cidade, além de ser corredor de transportes urbanos.
A região é para Amsterdam o mesmo que Wall Street é para New York, é sinônimo de centro financeiro.
Tem muitas lojas, hotéis, restaurantes e bares.
13 – Conhecer o Bairro da Luz Vermelha (Red Light District)
Esse é o lugar onde as famosas casas com prostitutas nas vitrines estão. Elas ficam sentadas ou deitadas em camas colocadas nas vitrines e ficam sinalizando para quem passa. É proibido fotografar as lojas.
Há lojas especializadas em produtos relacionados a sexo e muitos bares e boates. Não é um lugar onde as prostitutas ficam abordando quem passa, não é nada disso. É uma região que tem o sexo como ponto de atração sim como a prostituição é legalizada em Amsterdam, o comportamento delas é bem diferente do que vemos por aqui.
À noite o passeio é bem diferente do dia, fomos nos 2 horários. Não vimos nenhuma abordagem estranha pelas ruas. Dá pra caminhar e conhecer a região normalmente.
As casas ou clubes com luzes vermelhas sinalizam os serviços ‘prestados’ por prostitutas e com luzes azuis identificam a presença de travestis e/ou transexuais.
14 – Comer as deliciosas batatas fritas com maionese
Nunca tínhamos comido batata frita com maionese, mas quando chegamos em Amsterdam vimos que era um hábito local e resolvemos experimentar e adoramos. A maionese tem uma consistência maravilhosa além de ser muito gostosa.
Fomos na Manneken Pis na Damrak, comemos em pé como dá pra ver na foto. As pequenas mesas ficam nas calçadas e têm um design apropriado para as acomodá-las.
Endereço: Damrak 41, 1012
15 – Comer uma das deliciosas tortas numa confeitaria
Quem resiste a um doce levanta a mão! E ainda num dia frio com céu cinzento… Durante nosso passeio pelo bairro da Luz Vermelha me encantei com a vitrine de uma confeitaria, entramos e eu não resisti a uma torten. Não era uma torta holandesa, sua origem é austríaca, mas havia várias outras opções.
Acreditem, é uma boa pedida sair comendo uma deliciosa torta caminhando pelas ruas de Amsterdam :).
Viu como dá pra fazer muita coisa em Amsterdam em 2 dias?
Na cidade só tem isso? Claro que não, essas são algumas dicas de lugares que fomos e coisas que fizemos que selecionamos para ajudar no roteiro de quem estiver indo pela primeira vez ou voltando e ainda não conhece alguns desses lugares.
〉 Quem estiver procurando um Guia Brasileiro em Amsterdam para passeios contando tudo que você precisa saber sobre a cidade, em Português, a Rota Amsterdam oferece exatamente isso. Usando o voucher ‘ cantinhodena ‘ você ganhará um desconto de 5% nos serviços. Eles oferecem vários passeios na cidade como passeio de barco, passeio de bicicleta e City tour em Amsterdam especialmente para Brasileiros.
Um lugar que queríamos muito ter ido era o Heineken Experience, infelizmente não deu tempo. Para saber como é, veja o post que Beneth Torquato do blog Tirando a bunda do sofá escreveu sobre a visita que fez: Por dentro do Heineken Experience.
Mas para saber tuuudo sobre Amsterdam, indicamos esse, que é escrito por um brasileiro que mora na cidade e mostra tudo atualizado pra gente. E ainda quem puder planejar uma viagem para a Holanda na temporada das tulipas, dá uma olhada nesse post que com certeza vai se animar. Anota aí.
Agora nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para usar em todo o mundo na EasySim4U , no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Comprar passes turísticos com GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Incrível quanta coisa você conseguiu fazer em Amsterdam em 2 dias. Adorei o seu roteiro. Perfeito para quem está a primeira vez na cidade ou revisitando. Eu estive lá há mais de 20 anos, então para mim foi tudo novo, de novo. Como quero retornar a essa cidade. obrigada pelas dicas.
Amsterdam é uma cidade linda, o que acho muito interessante é que agrada a todos os estilos de viajantes, é pequena, oferece muita coisa na cidade que pode ser visitada a pé e ainda tem muita coisa pelos arredores com fácil acesso.
Adorei essas dicas incríveis do que fazer em Amsterdam! A arquitetura é linda e impressionante! adoro passeios culturais, por isso vou amar os museus!
Vai amar sim, tenho certeza, os museus de lá são maravilhosos.
Nunca fui a Amsterdam e já salvei seu roteiro de dois dias para saber o que fazer primeiro quando estiver lá. Espero que seja logo rsrsr
Tomara que sua viagem aconteça logo.
Quero muito conhecer Amsterdam. Adorei esse roteiro de 2 dias
Obrigada 🙂
Escolher o que fazer em Amsterdã em apenas 2 dias é bem difícil. Estava aqui quebrando minha cabeça para montar um roteiro e seu post vai me ajudar muito.
Que bom que o post vai lhe ajudar, roteiros sempre são complicados porque queremos esticar o tempo o máximo possível hehehe.
Ahhh como eu amo Amsterdam! É uma das cidades que mais tenho vontade de voltar, mesmo que seja só para ficar 2 dias 🙂
Isso mesmo, voltar de vez em quando sempre vale a pena.