Com certeza ninguém gosta daquelas filas enormes na imigração quando chegamos aos Estados Unidos.  Em muitos casos causam perda de conexões. Aí vem todo aquele estresse para conseguir pegar outro voo. Mas isso pode estar com os dias contados para quem embarcar do Aeroporto do Galeão do Rio de Janeiro e de Guarulhos em São Paulo.

Excelente notícia certo? O procedimento chama-se Preclearance (liberação prévia), já acontece em 15 aeroportos em 6 países – Canadá, Irlanda, Bahamas, Emirados Árabes, Aruba e Bermuda.

O Homeland Security divulgou dia 04 de novembro que o projeto de implantação em mais 11 aeroportos seleciocados em 9 países está em andamento. O que falta agora são ajustes entre os países.

Para nossa alegria, no Brasil tivemos dois aeroportos aprovados – Galeão no RJ e Guarulhos em SP. Os outros países que estão na negociação são: Colômbia, Reino Unido, México, Japão, Itália (2 aeroportos), St. Maarten, Argentina e Islândia totalizando 11 aeroportos.

O processo de Preclearance realiza os procedimentos de imigração, alfândega e vigilância sanitária. Os agentes da US Customs and Border ficam nos aeroportos para adiantarem esses procedimentos agilizando a entrada nos Estados Unidos.

Chegando lá, os passageiros que embarcam nos aeroportos participantes do acordo entram como ‘domésticos’, não precisarão mais enfrentar as filas.

Vamos torcer para que as negociações andem positivamente. Mesmo depois de tudo acertado pode durar um bom tempo ainda para serem implantadas. A notícia é muito boa para nós mesmo sabendo que isso poderá demorar para entrar em vigor.

Vamos ficar atentos.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real SegurosAlugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na EasySim 4U e  Travel Mobile