Fomos ao bairro de Chinatown em New York em nossa primeira viagem à cidade mas não gostamos. Aquelas lojas de muambas, muita gente pelas calçadas, a muvuca não nos agradou de jeito nenhum.
Até que 3 viagens depois, quando percebemos estávamos no coração do bairro. Fomos andando pelo City Hall despreocupadamente e quando vimos estávamos em Chinatown. Sabe aquela caminhada sem destino onde vamos parando pra tirar fotos, encontramos um prédio bonito, um lugar que não é tão badalado mas que vale a pena conhecer?
E nesse passeio com as crianças nas férias de julho chegamos ao maior território chinês fora da Ásia. Os meninos adoraram porque eles gostam muito da cultura e comida orientais.
Já que estávamos por lá, fomos pelas ruas para vermos se nossa impressão mudava. E não é que deu certo?
Da primeira vez passamos durante o passeio no ônibus tirístico de 2 andares, vimos lá de cima a Canal Street, as lojas mas o bairro não nos chamou atenção.
Ainda naquela viagem fomos para o SOHO e resolvemos passar por Chinatown a pé. Foi então quando dissemos ‘não vale a pena vir aqui, estamos perdendo nosso tempo’.
Voltamos a New York outras duas vezes e Chinatown não entrou em nosso roteiro. Estivemos em San Francisco ano passado (2015) e fomos conhecer o bairro chinês da cidade e gostamos.
Passeávamos pela Centre St, passamos pela Foley Square, entramos na Bayard St e nos deparamos com Chinatown em New York.
Como estávamos pela região, resolvemos procurar um lugar para comer já que tínhamos tido uma boa experiência em San Francisco, veja no post onde almoçar em San Francisco: nossas 2 indicações. Já era começo da tarde e ainda não tínhamos almoçado. Fomos caminhando até encontrarmos um restaurante que nos chamou atenção.
Tinha algumas mesas ocupadas quando chegamos, era bem aberto, coisa rara nos outros que vimos pelo caminho. A maioria dos clientes era turista então pensamos que poderia ser bem indicado e resolvemos arriscar.
Escolhemos o Shangai Cuisine Bar e Restaurant. Fica na esquina da Bayard St com a Mulberry St, ao lado do Columbus Park Pavilion.
O ambiente não é muito grande mas é bem aconchegante. Comparando com outros restaurantes que vimos o Shangai Cuisine era bem diferenciado.
Entramos, nos acomodamos numa mesa e fomos logo atendidos.
O cardápio é muito variado. Pedimos como entrada um tradicional Dim Sum, eram várias opções, escolhemos o Pan Fried Pork Chive Dumpling, U$ 5,75 com 6 unidades. Veio acompanhado de molho shoyo.
E como prato principal Ricardo e eu pedimos Pekin Duck, U$ 39,95 e os meninos Fried House Special Marinated Pork Chop, U$ 13,95.
Pedimos 2 porções de arroz e vimos que foi muito. Os pratos são muito bem servidos. Sobrou carne dos nossos 2 pedidos. Estavam muito gostosos.
Tentei uma sobremesa mas no cardápio a única opção era sorvete, então desisti, queria alguma coisa típica.
Adoramos o restaurante, fomos surpreendidos positivamente. A variedade do cardápio agrada a todos os paladares. A comida é muito bem feita e o atendimento bom, cordialidade não é o forte dos chineses, mas dentro do padrão deles, fomos bem atendidos.
Saímos e fomos caminhar um pouco pela região. Passamos pelo Columbus Park que era logo ao lado do restaurante. Tiramos fotos do pavilhão e vimos muitos chineses sentados nas mesas do parque conversando e jogando dominó, hábito muito comum entre eles.
Seguimos pela Mulberry, passamos por vários mercadinhos, entramos, compramos até shitake que estava por um preço muito bom. Caminhamos até a Canal St, atravessamos e chegamos à Little Italy. Esse link leva à nossa review sobre o bairro.
Dessa vez nossa impressão sobre Chinatown em New York foi outra. Com certeza o que nos fez mudar de opinião foi que da primeira vez passamos apenas pela Canal St, não vimos nada que nos interessasse. Agora caminhamos mais calmamente pelas ruas, sentamos num restaurante e fizemos uma ótima refeição.
Pudemos ver um pouco da rotina dos moradores do bairro no Columbus Park, os idosos jogando dominó em mesinhas colocadas no meio-fio das ruas, não só no parque. Desse vez foi outra visita e agora indicamos Chinatown sim. Reserve pelo menos um período do dia ou umas 2 horas se não pretende fazer uma refeição.
Que há muitas lojas de muambas e quiquilharias ninguém pode negar mas também encontramos pequenos supermercados com produtos interessantes para quem gosta da cozinha oriental. Comprei um chá de gengibre delicioso. Tem tudo disponível por um preço bom.
Há eventos sazonais pelo bairro. Antes de ir para New York, se pretende conhecer Chinatown, vale a pena conferir o que pode estar acontecendo por lá. O Ano Novo chinês é um deles, é comemorado em janeiro/ fevereiro.
Por isso é tão bom retornar a algumas cidades que têm muito a oferecer. Em cada viagem descobrimos coisas novas e mudamos de opinião sobre alguns pontos como aconteceu com a gente sobre o bairro chinês.
Mais sobre New York? Clica nesse banner que tem todos os links dos posts aqui do blog.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo