Quando fizemos a segunda viagem de carro pela Itália, nosso destino final foi Milão. Saímos de Veneza, passamos por Florença, Siena, San Gimignano, Lucca e depois de mais de uma semana na estrada pela Toscana, chegamos ao nosso destino final no país antes de partirmos para a França.
Optamos por essa parada rápida em Milão para descansarmos um pouco e conhecermos uma parte (pequena) dessa grande cidade italiana com pouco mais de 1 milhão de habitantes e que diverge tanto nas opiniões dos turistas que passam por lá. Há quem diga que Milão não tem muito a oferecer ao turista, e há quem ame a cidade.
Depois do dia que passamos caminhando e visitando alguns pontos turísticos, saímos com a impressão de que ainda tínhamos muito a ver, e a cidade está em nossa lista de destinos para próximas viagens para a Itália.
Não nos enquadramos ainda em nenhum dos dois grupos, queremos ter mais propriedade para comentar a respeito, mas uma coisa é certa – voltaremos e ficaremos pelo menos 2 dias na cidade.
Como toda grande metrópole, Milão tem muita gente nas ruas, muitos carros, muito movimento, muitos restaurantes, muitas lojas, tudo lá é muito. O transporte público funciona muito bem. Usamos metrô para nos locomovermos e foi super tranquilo.
Nos concentramos na região central onde fica o Duomo e fomos conhecer o que tinha pela redondeza. Como tínhamos pouco tempo, optamos por caminhar pelas ruas até nossos destinos com calma.
E aqui uma lista com 10 lugares para ver durante 1 dia na cidade. Percebam que estava um dia frio, muito nublado, com céu cinzento na maioria do tempo, choveu fino em alguns momentos mas não desanimamos, seguimos nosso roteiro e no final da tarde ainda consegui realizar um desejo, mas isso só conto no final :).
1 – Duomo
A catedral gótica, uma das maiores da Europa, está no roteiro de todo viajante que passa pela cidade, me arrisco a dizer que até que está voltando à Milão dá pelo menos uma passada pela linda igreja para matar as saudades. Eu farei isso quando voltar :).
Foram quase 5 séculos para a construção do Duomo ser concluída, é muito imponente, teve como um dos arquitetos o célebre Leonardo da Vinci. São 157m de comprimento com 109cm de largura com 5 naves e 52 enormes pilares que correspondem às semanas do ano.

Vejam a dimensão dos pilares comparando com uma pessoa
Foram várias etapas até a conclusão da magnífica catedral. No séc. XIX a fachada foi finalmente concluída em estilo maneirista, até Napoleão Bonaparte, que havia invadido a Itália em 1805 fez parte dessa história. Ele autorizou o recomeço das obras que ainda estavam inacabadas.
A catedral possui 135 ‘agulhas’ de mármore no telhado, o que fez com que as réplicas de metal fabricadas como souvenirs pudessem ser usadas como arma – Silvio Berlusconi foi alvo de um arremesso que causou ferimentos do então primeiro-ministro em 2009.
2 – Piazza del Duomo – Ícone de Milão
Em frente à catedral, a praça é muito ampla, sempre com muitos turistas fazendo poses em frente à igreja e ao monumento em homenagem a Vittorio Emanuele II que está no centro.
3 – Palácio Real
Já foi sede administrativa do governo e residência real, mas atualmente abriga um centro cultural. Fica do lado direito do Duomo para quem está olhando para a frente da catedral. Napoleão morou nele durante o tempo que passou na cidade.
Desde 1920 passou a ser aberto à visitação pública após ter se tornado uma propriedade estatal. Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial sofreu bombardeios e foi bastante danificado.
4 – Galeria Vittorio Emanuele
Essa galeria é um show de beleza. O prédio é do séc. XIX liga a Pizza del Duomo à Piazza della Scala. O centro tem um telhado de vidro sustentado por um telhado de ferro fundido.
Muitas lojas de grife têm suas filiais nesse endereço, que é um dos mais fotografados da cidade. O piso é outro caso à parte, lindíssimo.
A Galeria possui 2 entradas, uma pela Piazza del Duomo e outra pela Pizza della Scala.

Entrada pela Piazza del Duomo

Entrada pela Piazza della Scala
5 – Piazza della Scala
Pequena praça que homenageia o ilustre Leonardo da Vinci. Recebeu esse nome por estar próxima ao Teatro alla Scala.
6 – Teatro alla Scala
Construído em substituição ao Teatro Regio Ducale que foi destruído por um incêndio em 1776, recebeu esse nome porque antes havia no local a igreja de Santa Maria alla Scala. É uma das mais famosas casas óperas do mundo.
É aberto para visitação mas nós não entramos porque tínhamos pouco tempo na cidade.
7 – Fontana do Castello Sforzesco
Tínhamos visto lindas fotos dessa fonte que fica em frente ao Castello Sforzesco, mas como o dia não estava com aquele lindo céu azul que vimos nas fotos, registramos nosso momento com um céu cinza ao fundo mesmo :(.
Nos anos 90, essa fonte foi construída na praça em frente ao castelo no lugar de outra que existiu anteriormente. Como o castelo foi bombardeado no séc. XX durante a Segunda Guerra Mundial, alguns reparos foram feitos.
8 – Castello Sforzesco
Pouco antes de se tornar Duque de Milão, Francesco Sforza foi o responsável pela construção do Castelo Sforzesco no séc. XV onde antes era uma fortificação.
Franceses, milaneses e tropas germânicas disputaram por anos a posse do castelo. Muitoas mortes e danos foram causados por esses conflitos, mas Francesco Sforza II retorna ao poder e reconstrói a fortaleza.

A Torre del Filarete
Como já comentei, o dia estava bem fechado. Entramos no castelo mas não fomos visitar os museus que ele abriga, caminhamos pelas áreas abertas e chegamos ao lindo e famoso jardim Parco Sempione que fica na parte de trás do castelo. Pretendíamos caminhar até o Arco della Pace mas a chuva chegou e nos impediu. Voltamos a caminhar pelo castelo.

Corte Ducale, ao fundo a chamada Arcada dos Elefantes.
9 – Piazza Eleonora Duse
Saímos do castelo e fomos caminhando à procura de um lugar para comer. Chegamos na Piazza Eleonora Duse que fica no Quadrilátero do silêncio, (post do blog Milão nas Mãos) uma região muito sossegada de Milão e que não é muito procurado pelos turistas. Nós fomos surpreendidos pelo acaso.
Os prédios ao redor são lindos, todos surpreendem por sua beleza arquitetônica.
E na praça, vejam o que encontramos…um canteiro com rosas brancas gente!!! Ficamos de queixos caídos quando nos deparamos com aquela lindeza e civilidade.
10 – Arco da Via Salvini
À procura de um lugar para comermos, chegamos num arco que nos levou à Viale Piace. Chama-se Arco Via Salvini. Como não registrar?
Foi construído entre 1926 e 1930. Os prédios da região são de estilo arquitetônico baseado no Art Noveau francês.
Vimos que passear com o ônibus turístico de 2 andares é uma boa opção para quem tiver pouco tempo na cidade.
Além de caminhar pelas ruas e ver o movimento, os detalhes dos prédios, das pessoas, e o tradicional trenzinho amarelo circulando, isso valeu muito a pena em Milão.

Sinalização no asfalto
E agora o desejo que realizei…como estávamos na cidade do design, da moda, da beleza, eu resolvi cortar meu cabelo lá kkkk. Quando comentei na volta, muita gente disse que não teria tido coragem, que se não tivesse ficado bom o que eu teria feito…mas arrisquei e adorei.
Entrei por acaso num salão de beleza durante nossas andanças, conversei no meu inglês razoável com uma italiana que falava inglês pior do que eu kkkk, usei meus dotes de designer e desenhei mais ou menos o corte que queria.

A moça da direita falava um pouco de inglês mas a cabeleireira que ia cortar não falava nada, a outra ia traduzindo pra ela
E ficou show, adorei e saí radiante do salão.
Assim foi nosso dia em Milão. Coloquei as atrações pela ordem que vimos para facilitar o roteiro de quem terá esse mesmo tempo na cidade ou acrescentar num roteiro maior.
Para saber tudo sobre a cidade, indico o blog de Magê, uma brasileira que mora nos arredores da cidade e conta tudo que acontece por lá, o blog é o Milão nas mãos que já mencionei anteriormente.
E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Ná, seu post está me ajudando bastante no meu roteiro para Milão. Teremos só um dia lá e já marquei tudo pra agora escolher o que fazer. Obrigada
Que bom saber disso :).
Acho oque você foi muito feliz na produção do seu post, citou o mais importante a fazer em Milão. Também passei pouco tempo na cidade e preciso voltar para ver com mais tempo. Gostei da sua coragem em entregar as madeixas para alguém cortar. Também me arrisco e nunca me arrependo.
Milão é uma cidade que a maioria dos viajantes reserva pouco tempo, quando fomos fizemos isso e nos arrependemos, vimos que a cidade pede mais tempo, ficou para a próxima.
Nunca fui a Milão, mas pelo que li acho que você conseguiu reunir em sua postagem o que há de melhor por lá.
Sim, pois foi o que priorizamos conhecer no tempo que tínhamos.
Nossa! Estou impressionada com a otimização de seu roteiro para um dia de visita em Milão! Quanta coisa boa dá pra conhecer em apenas um dia em Milão, estou apaixonada! Roteiro anotado! Obrigada! A propósito, amei o corte de cabelo! Arrasou!!
Esse roteiro dá pra fazer mebm em 1 dia Deyse porque as atrações são bem próximas. Também adorei o corte :).
Eu quase fiz uma parada de 1 dia em Milão na minha última viagem, mas acabei cancelando. Agora estou totalmente arrependida! Essa cidade parece ser linda demais, quero conhecer!
1 dia e pouco para conhecer Milão, mas dá pra termos uma ideia geral da cidade sem duvida.
Menina, quanta coisa você consegui fazer em um dia em Milão. Fiquei 3 dias por lá, mas choveu muito, então minha viagem não rendeu. Ainda quero voltar lá pra explorar mais a cidade.
Verdade Norma, foi um dia intenso e temos um ritmo puxado em viagens. Acordamos cedo, assim ganhamos algumas horas.