A gente pensa que algumas informações são desnecessárias, mas recebemos algumas mensagens que nos mostram que não, informação NUNCA é demais. E para responder uma das perguntas que vai e vem aparecem pra nós, um post com uma lista dos países onde os brasileiros não precisam de passaporte para entrar.

Não confundam visto com passaporte tá?

Passaporte é o documento de indentificação que todas as pessoas que viajam para o exterior precisam ter para ter acesso a outro país (pelo menos na grande maioria deles). Bem didaticamente falando “documento pessoal e intransferível, emitido pela autoridade de um Estado para o livre trânsito de seus nacionais no país que lhes admite o ingresso em seu território”.

Visto vem depois do passaporte. Muitos países só permitem entrada de estrangeiros que apresentarem o documento com esse ‘selo’, mas ele não garante a entrada tá gente? O consulado do país de destino concede o visto (ou não) e mesmo com ele no documento, o viajante pode ser proibido de entrar no país. Isso pode acontecer por vários motivos, mas esse não é o foco desse post :).

brasileiros-não-precisam-de-passaporte-3

 

Tanto o passaporte como o visto têm validade, então antes de viajar, preste atenção a essas datas para não ter surpresas. Mas vamos aos países onde os brasileiros NÃO precisam de passaporte para entrar?

E aí vem a pergunta: qual documento eu levo nesses casos?

Bom, como já expliquei, o passaporte é um documento de identificação, é individual, contem nome completo, filiação (que tiraram e depois voltaram a colocar), data de nascimento e foto. Qual outro documento tem esses dados? A carteira de identidade correto? Então, nesses países onde não precisamos do passaporte, usamos nossa identidade. Mas prestem atenção, esse documento precisa estar em bom estado, com no máximo 10 anos de emitida porque vamos combinar que em 10 anos a gente muda um bocado e temos que ser reconhecidos né gente :).

Devido ao Mercosul, que tem como principal objetivo a consolidação econômica, política e social entre os países membros, alguns países da América do Sul deixaram de exigir o passaporte entre si.

Para quem tiver planejando viajar para um deles, vou colocar os nomes dos países que temos posts aqui no blog em lilás que serão links que levarão direto para a categoria ok?

Fazem parte desse acordo:

Argentina

Chile

Bolívia

Uruguai

Colômbia

Equador

Peru

Venezuela

Paraguai

Caso seu roteiro tenha algum conexão em algum país que não faça parte dessa lista, é preciso levar o passaporte sim. Mesmo que apenas numa conexão porque o viajante precisa se identificar para embarcar no próximo voo.

Mas mesmo com essa facilidade, nós sempre levamos nossos passaportes, quem não quer ter um cheeeeio de carimbos de lugares diferentes?

Independente de precisar apresentar ou não, quem não tiver passaporte ainda deve se programar e tirar, porque vai que aparece uma promoção boa para uma viagem a curto prazo… o passaporte passa alguns dias pra ser emitido. Lembrem disso :).

E aí, quem vai viajar pra um desses países? Vai levar passaporte ou ID?

Países onde brasileiros não precisam de passaporte para entrar

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.