Destino muito procurado por brasileiros que vão à Europa, Viena também estava em um de nossos roteiros pelo velho continente e também entrou no de uma viagem em família que minha irmã fez. Assim, resolvi juntar nossas dicas com as dela e escrever um post com 15 lugares para conhecer na capital desse lindo país que é a Áustria.
Ricardo e eu fomos sozinhos, minha irmã foi com meu cunhado e levaram Letícia, minha sobrinha mais nova e lá encontraram Bianca, a mais velha que morou 1 ano na cidade durante um intercâmbio.
Na lista, atrações que com certeza agradam a todas as idades e podem entrar no roteiro de uma viagem a dois como no de uma uma viagem em família.
Um pouco sobre a cidade
Com quase 2 milhões de habitantes, Viena é a cidade mais populosa da Áustria, a 7ª maior da União Europeia e 2ª no mundo de alemã, ficando atrás apenas de Berlim. Em tempos remotos, esteve entre as 5 maiores cidades do mundo, atrás de Londres, New York, Paris e Chicago, mas após a Primeira Guerra Mundial perdeu cerca de 1/4 de sua população e junto com isso essa posição.
E uma curiosidade: já foi ocupada pelas tropas de Napoleão Bonaparte nos anos de 1805 e 1809.
Cortada pelo Rio Danúbio, Viena é uma cidade muito boa para morar. Econômico e socialmente falando, está sempre entre as mais bem classificadas na Europa. Recebe mais de 12 milhões de turistas por ano.
E para ajudar do roteiro de quem pretende conhecer essa linda cidade, segue uma lista com 15 lugares para conhecer em Viena.
1 – Catedral de São Estêvão de Viena
Localizada na Stephansplatz no centro, a catedral é um dos prédios mais altos da cidade. Exemplo da época medieval do séc. XII, é uma das mais antigas catedrais em estilo gótico da Europa.
2 – Palácio de Hofburg
Também chamado de Palácio Imperial de Hofburg, foi inaugurado em 1279. Fica na Michaelerkuppel, 1010. De arquitetura barroca, teve origem num castelo-fortaleza na época medieval (séc. XIII).

Tem um grande gramado em frente, em dias ensolarados dá pra descansar um pouco por lá.

Detalhe da fachada
3 – Castelo de Schönbrunn
Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, também chamado de palácio, Schönbrunn é uma construção em estilo rococó, mas chegou nessa definição arquitetônica depois de passar por algumas reformas ao longo dos anos.
Situado um pouco fora do centro, em Hietzig, 13º Distrito de Viena (Schönbrunner Schloßstraße 47, 1130), é um dos pontos turísticos mais visitados desde o séc. XX. Foi residência de Napoleão Bonaparte durante sua ocupação no séc. XIX.
Tem um lindo jardim e é um dos monumentos mais visitados em toda Áustria.
Ainda nas áreas do palácio, a maior e mais conhecida Gloriette que é muito fotografada. Foi construída em 1775.
4 – Karlskirche (Igreja de St Charle’s)
Localizada na Kreuzherrengasse 1, 1040, a igreja é o maior símbolo da arquitetura barroca da cidade. Ficou famosa por sua cúpula e as duas colunas em baixo relevo.
5 – Votivkirche (Igreja Votiva)
Importante exemplo do estilo neo-gótico, a Igreja Votiva fica em Ringstrasse no distrito Alsergrund.
Construída entre 1856 e 1879 como forma de agradecimento pela salvação do imperador que sofreu um atentado em 1853.
6 – Wiener Riesenrad (Parque Wiener)
Localizado na Riesenradplatz 1, 1020, é nesse parque onde fica a roda gigante mais antiga do mundo, inaugurada em 1897 em comemoração ao jubileu de 50 anos do imperador Franz Joseph I.
Do alto da roda gigante se tem uma linda vista de Viena.

Mais informações: wienerrienrad.com
7 – Haus des Meers (Aquário) e a linda vista de Viena
Com mais de 10.000 espécies aquáticas, numa áres de 4.000 m², o Haus des Meers é uma atração muito procurada em Viena. Funciona numa torre de concreto construída na Segunda Guerra Mundial. O aquário é administrado por uma instiutuição sem fins lucrativos, fica na Fritz-Grünbaum-Platz 1, 1060.
Estando nele, não deixe de subir ao topo da torre para ter uma linda vista panorâmica da cidade.
Mais informações: haus-des-meers.com.at
8 – Museu de História Natural de Viena
O Naturhistorisches Museum, fica na Maria-Theresien-Platz, foi um lugar que adoramos conhecer. Falamos sobre ele durante a MuseumWeek de 2014 (o link está em lilás como nome do tópico).
Mais informações: nhm-wien.ac.at
9 – Parlamento
O prédio do Parlamento austríaco merece uma visita. Construído entre 1873 e 1883, é um exemplo do Helenismo.
As oito colunas gregas na fachada lembram prédios gregos. Em frente, a Fonte de Palas Atena, onde há a deusa da sabedoria, figuras alegóricas da legislação e da administração, figuras de deuses que sombolizam os famosos rios do leste europeu: Danúbio, Inn (de Innsbruck), Elba (República Tcheca e Alemanha) e o rio Moldávia (que passa por Praga).
Atualmente o Parlamento é a sede do Conselho Federal e da Assembleia Nacional.
10 – Rathaus (Prefeitura) de Viena
É um lindo prédio que merece pelo menos uma caminhada por suas calçadas. Instalada num antigo prédio e palácio, é hoje a sede da prefeitura e do conselho municipal da cidade.O governo e assembleia do Estado também funcionam no prédio. Fica na Friedrich-Schmidt-Platz 1, 1010.

Detalhe da calçada da Rathaus
11 – Volkstheater
Erguido em 1889 com a intenção de levar mais cultura à população da cidade, mantém essa característica até hoje. Localizado na Neustiftgasse 1, 1070, o Teatro do Povo, traduzindo ao pé da letra, traz em sua programação peças e espetáculos direcionados ao ‘povo’ dando prioridade a produções austríacas.
12 – Mumok – Museum Moderner Kunst
Uma galeria de arte fundada em 2001, fica na Museumsquartier. Abriga mais de 7.000 obras de arte moderna e contemporânea, dentre elas algumas importantes de Picasso e peças de uma coleção particular que foi doada por Peter Ludwig. O museu faz parte da Fundação Ludwig de Vienna.
Mais informações: Mumok
13 – Passear pelas ruas de Viena
Não deixe de reservar umas horas para apenas passear pelas ruas da cidade. Tudo é muito organizado, limpo, os metrôs funcionam perfeitamente e as pessoas são extremamente educadas.
A cidade reserva surpresas em cada esquina que dobramos. Jardins aparecem do nada, prédios encantadores por todos os lados.
14 – Cafe Einstein
Não poderíamos deixar de dar alguma dica de um lugar bem legal para uma refeição certo? Indicamos o Cafe Einstein, um bar/ restaurante muito charmoso na A-1010 Wien, Rathausplatz 4, bem perto da Rathaus.
Paramos lá para almoçar e tomarmos um chopp. E claro que não poderíamos sair de lá sem nos deliciarmos com um strudel :).
Pra nós tem uma posição especial em nossas lembranças porque foi lá onde começamos nossa coleção de copos/ canecas trazidos de viagens. Conto tudo no post sobre o cafe (link lilás no nomes no tópico).
15 – Demel Viena
Umas das mais tradicionais cafeterias que serve a famosíssima sachetorte, que é impossível sair de Viena sem experimentar, acreditem :). Fica na Kohlmarket 14, A – 1010.
Em 1786, Ludwid Dehne começou a vender produtos congelados e logo estendeu sua produção para doces, donuts cheio de geléia e uma variedade de outros produtos de padaria. Em 1857, o filho de Ludwig Dehne vendeu a loja a seu primeira assistente: Christoph Demel.
⇒ Leia também Viagens gastronômicas: Torten
Viram que Viena é uma cidade que tem muito o que se ver independente da idade? Reserve pelo menos 2 dias em seu roteiro. Para quem gosta e tiver tempo, há várias opções de concertos, óperas, balés à noite nos vários teatros e casas de espetáculos espalhados pela cidade.
É uma cidade extremamente organizada, onde o transporte público funciona muito bem e é fácil de se locomover com ele.
Agora nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Viena foi a primeira capital europeia que conheci e me apaixonei. Já fizemos várias viagens, conhecemos outras cidades lindas e maravilhosas, porém o encantamento por Viena permanece. Talvez pelo fato de minha filha ter morado lá 1 ano e fomos visitá-la com muita saudade, não sei…, mas ficamos lá 9 dias e ainda quero voltar sempre que falamos em Europa.
Viena é um dos destinos europeus que está em minha lista também. Achei sensacional as 15 dicas de lugares para conhecer em Viena. A dica gastronômica é maravilhosa. O museu de história natural com certeza está em minha lista. Adorei!
Viena é muito organizada Deyse, é uma cidade fácil de para se locomover. Isso ajuda muito no roteiro. E sim, o MHN é imperdível.
Viena é uma cidade linda, elegante, maravilha, uma verdadeira unanimidade. Todo mundo que a conhece quer voltar mil vezes. E eu também!!!!
Exatamente Sonia, é impossível sair de Viena e não querer voltar.
Esse é um destino que está no topo da nossa lista. Íamos em 2020, mas a pandemia não permitiu. Mas estamos nos programando e vou usar seus post sobre os 15 lugares para conhecer em Viena como guia. Amei!!!
Agora podem começar a repensar na vigem Hebe, graças a Deus!
Viena está na minha lista de desejos! Muitos lugares incríveis para conhecer. Adorei o seu post! Vou seguir as dicas.
Que bom que gostou do post 🙂
Ótimas sugestões! Eu nunca fui a Viena e já salvei esta postagem para quando for poder aproveitar todas as dicas.
Espero que aproveite as dicas no seu roteiro realmente Sylvia.
Ahh eu não vejo a hora de minha viagem para Viena! Essa cidade parece ser um verdadeiro sonho. Estou amando as dicas, vou para Salzburgo também 🙂
Você vai amar Viena Marcella e Salzburg também, é uma cidade linda!