banner

Viagens gastronômicas – Café

Há tempos queria escrever sobre esse tema e com a proximidade do dia internacional do café – 14 de abril – está no ar mais um post da série Viagens Gastronômicas.

E em como todos os outros, esse post traz dicas de lugares onde experimentamos cada ‘guloseima’ tema dessas viagens pelo mundo com muitas contribuições valiosíssimas de outros viajantes/ blogueiros que nos passaram fotos e endereços, e alguns mandaram links do que já postaram para deixar essa lista imperdível para todos os amantes do café.

Esse grão tão cheiroso, que toma conta do ambiente onde se encontra, faz parte da história de nosso país, já foi o grande responsável por nossa economia em tempos remotos. Mas não estamos aqui pra lermos sobre história do Brasil certo? Nossa intenção é dar uma mãozinha aos viajantes que apreciam essa bebida para que em suas viagens possam experimentá-la da melhor forma possível.

cafe4

O café vem passando por muitas mudanças, a tecnologia está ajudando para que sua produção/ plantação seja cada vez mais elaborada e com isso, a qualidade dos grãos acompanha esse progresso e estão surgindo muitos tipos diferentes e com eles formas de preparo.

Antigamente o coador de pano era a forma mais usada, depois vieram as cafeteiras elétricas usando filtros de papel em substituição ao pano, as máquinas com moedores de grãos que moem e filtram o café, a Moca também conhecida como italiana, a de pistão também conhecida como francesa, de balão que outros chamam de alemã e finalmente as mais modernas do momento, as que usam cápsulas.

Tem quem prefira uma a outra, há quem só toma café feito em determinado tipo de cafeteira, há aqueles que não abrem mão do bule com coador de pano, mas o que interessa é tomar o café concordam? Pode ser o espresso, o capuccino, o machiato, com leite, grande, pequeno, enfim, das mais variadas formas de preparo e adaptações de sabores.

E o mercado da gastronomia também está se adaptando à essas mudanças, visitamos restaurantes em nossas viagens que oferecem cafés feitos em diferentes cafeteiras, como um que ‘fizemos’ em nossa mesa usando uma cafeteira francesa (ou de pistão). Há quem só goste do café com aquela espuminha que se forma no topo da xícara, mas aí só no caso dos espressos (sim é com S e não com X).

cafe6

Vejam a espuma que comentei

Eu não gostava de café, e olhem que fui criada no interior e assisti milhares de vezes a minha avó coando o café no coador de pano dentro de um bule e não chegava nem a colocar numa garrafa térmica, era feito pra consumo imediato.

Até que depois de alguns anos trabalhando em agências de publicidade, como já comentei no post 20 coisas sobre mim para você me conhecer melhor, eu comecei a tomar um cafezinho no meio da tarde pra aguentar o pique do restante do dia que sempre era muito pesado. Inicialmente, era um hábito exclusivo no ambiente de trabalho. Saí desse mundo, comecei a trabalhar me home office e o hábito fez com que eu começasse a sentir falta daquele cheirinho bom… soube mais tarde que o ato de tomar café é muito associado a hábitos rotineiros, e ambientes de trabalho são geralmente os mais propícios a isso. Comigo foi exatamente assim.

Comprei um máquina de cápsulas porque, além de gostar dos cafés, são muito práticas. Aqui em casa só eu tomo, raramente Ricardo se anima pra me acompanhar, dessa forma, esse era o tipo ideal pra mim. Mas a partir disso, adquiri outros hábitos: quando vou ao shopping tenho que parar pra tomar um espresso, nem que vá bem rápido pra resolver uma coisa boba e sempre depois das refeições, mas isso só em restaurantes kkkk, em casa só durante meu horário de trabalho, tanto que a cafeteira fica onde montei meu home office.

Ah, e tem meu ritual antes de viajar…antes do embarque, o espresso minutos antes de entrar no avião não pode faltar, pra mim é quando a viagem realmente começa.

cafe11

E vamos deixar de conversa e que venham as dicas de onde já fomos e achamos válido indicar, mas também tem um lugar que NÃO gostamos e não voltaremos, pelo menos não com o objetivo de tomar café :).

Abuela Goye

Rede de cafeteria argentina, conheci aqui em Recife e depois numa viagem à Buenos Aires fiz questão de ir em uma loja pra ver se havia alguma diferença… E não é que encontrei uma que me chamou muita atenção!

Fiquei tão impressionada que comentei com o gerente da loja na Galeria Pacífico onde fomos, ele confirmou que as franquias fora do Brasil usam a cerâmica que inclusive é fabricada por eles e que estão à venda na maioria das lojas e na Argentina, os cafés são servidos em copos de isopor.

cafe17

Loja em Recife usa xícara e em Buenos Aires copos descartáveis de isopor

O café em si é igual, bem forte, encorpado. Na Abuela Goye eu tomo muito o capuccino também e as tortas de lá são maravilhosas, a de tiramisu é de comer rezando, mas como vamos apenas falar de café, não vou me estender a elas. Os chocolates também são muito disputados e os sorvetes também fazem sucesso.

Mais informações: Abuela Goye

Café Tortoni

O mais conhecido café em Buenos Aires, o Café Tortoni é visitado por 10 dos 10 turistas que vão à capital portenha. Mesmo quem não aprecia a bebida, vai curtir o lugar que é lindo e muitos vão assistir aos shows de tango que também são atração por serem extremamente tradicionais na casa.

cafe3

A decoração é muito aconchegante e conta a história do café e de Buenos Aires através do mobiliário e das várias fotos que preenchem as paredes.

Mais informações: Café Tortoni

Endereço: Avenida de Mayo, 825 – Buenos Aires

Café Restaurante Vizno 

No prédio do Teatro Colón em Buenos Aires, tem um café delicioso e em alguns finais de tardes há apresentações de canto.

cafe14

Endereço: Cerrito 618

Gordon Ramsay Steak

Achei válido comentar sobre o café que pedimos em nossa visita ao Gordon Ramsay no Paris Hotel em Las Vegas porque nos chamou atenção. Como tudo no restaurante, os detalhes fazem a diferença – veja mais sobre onde jantar em Las Vegas – esperávamos receber 2 xícaras com café com uns biscoitinhos de chocolate e quando chegou à mesa ficamos impressionados.

cafe8

Pedimos um French Coffee, como o nome já diz, um café francês feito na mesa hora, a cafeteira de pistão é levada à mesa junto com as xícaras, 3 colheres com 3 tipos de chocolate que servem para adoçar o café (derretem quando colocadas dentro da xícara com a bebida quente) e pequenos pedaços de bolo. O garçon aciona a cafeteira e nos servimos à vontade.

Mais informações: Gordon Ramsay Steak

Juan Valdez Café

Café que não pode deixar de ser experimentado por quem vai à Colômbia, o Juan Valdez está espalhado pelos 4 cantos do país, seja em pequenas lojas, outras maiores, nas prateleiras das lojas de souvenirs, supermercados…

cafe16

São produtores de café e vendem vários tipos em suas lojas e estabelecimentos selecionados. Oferece várias opções de sabores e tipos (torrado e em grãos) e nas lojas próprias sempre tem uma lojinha vendendo seus produtos, que não são apenas cafés: tem camisas, canetas, bonés, etc. É uma boa opção para levar uma lembrança da Colômbia, seja para presentear ou para consumo.

Mais informações: Juan Valdez

⇒ Uma informação complementar que li no livro que gerou essa série – As viagens gastronômicas mais fantásticas do mundo.

Há na Colômbia uma Zona Cafetera (zona cafeeira) muito procurada pelos amantes do café. São fazendas, um parque nacional e uma pequena cidade colonial chamada Salento. Também chamada de Triângulo do Café na Colômbia, a região fica a leste de Bogotá e ao sul de Medellin. Ideal pra explorar a natureza, passa-se por cafezais e plantações de flores e há trilhas para quem gosta de aventura.

Café Daniel Briand

Fomos tomar um chá da tarde nesse charmoso café em Brasília, que tem o título de melhor confeitaria e café da capital federal.

cafe12

O lugar é um charme, instalado numa das galerias das quadras brasilienses, conseguiram fazer de um lugar comum um muito especial. O cheiro do ambiente já atiça o apetite.

São muitos doces e salgados nesse mix de café e bistrô que só não é francês porque está no Brasil, pra quem já foi a Paris com certeza é um lugar para matar as saudades da França.

Pedimos um chá da tarde que vem com vários tipos de doces e salgados mas pedimos cafés para quem não tomava chá.

Mais informações: Daniel Briand

Endereço: SCLN 104 Bloco A Loja26 – Asa Norte

Olive Garden (Aeroporto de Guarulhos)

É isso mesmo, informo aos fãs do Olive Garden, na filial do aeroporto de Guarulhos em São Paulo servem espresso sim!!! Digo isso porque nos que fomos nos Estados Unidos até hoje não servem café espresso.

cafe7

Mais informações: Olive Garden

Zeffirino

Restaurante requintado no Venetian Hotel,  fomos almoçar durante uma viagem a Las Vegas com os filhos – veja mais sobre onde almoçar em Las Vegas – e no menu do nosso almoço o café estava incluído. Foi uma grata surpresa porque não chegou à mesa um espresso numa xícara pequena com o adoçante no pires, recebemos um bule de prata com café coado, outro com leite e uma linda xícara de porcelana.

cafe9

Quem concorda que certos detalhes fazem a diferença?

Ghirardelli

Por que está na lista se a Ghirardelli é uma fábrica de chocolate? Porque fomos visitar a  Ghirardelli Square quando estávamos em San Francisco e vimos que no cardápio oferecem café, e não é só espresso, tem outros tipos, mas para nossa surpresa, quero dizer, decepção, o recebemos o pior café que já tomamos em viagens. Chegou frio, pedimos pra trocar, recebemos uma cara de abuso da garçonete. Ela trouxe outro que estava do mesmo jeito, vimos que não adiantava reclamar. Quem havia pedido outras bebidas se deu bem , mas nós que pedimos café saímos muito insatisfeitos.

Fica a dica, NÃO peçam café na Ghirardelli, os chocolates são gostosos, as outras bebidas que oferecem também, mas o café espresso corra dele!

cafe1

Mais informações: Ghirardelli

E para finalizar nossa lista…

Quando estamos num voo longo, sem conseguir dormir, vale encarar aquele ‘chafé’ oferecido pelas cias aéreas? Vale kkkkk! Eu encaro dependendo da situação. Nos voos noturnos eu dispenso porque tenho dificuldade pra dormir em aviões, mas num voo diurno que eu não durmo nunca, eu aceito apesar de serem muito fracos e muitas vezes mornos kkkk.

cafe13

E agora, vamos às indicações que recebemos dos viajantes?

No Brasil

Urbe Café

Rua Antônio Carlos, 404 – São Paulo

Nivaldo Lima –  blog Buenas Dicas tem mais sobre o assunto.

urbe-cafe

Museu do Café

Santos – SP

Simone Pequeno do blog Embarque neste blog deu a dica de pedir o Romano que vem com raspas de laranja.

cafe-museu-santos-simone

Café do Mato

Rua 10 de novembro, 22, Centro Histórico – Lençois -Chapada Diamantina – BA

Laura Sette do blog 7 cantos do mundo tem mais sobre o assunto.

cafe-laura-7-lencois

Cafelier

Rua do Carmo, 50 – Santo Antônio Além do Carmo – Salvador – BA

Vaneza Narciso do blog Vaneza com Z conta detalhes o lugar.

cafe-cafelier-salvador

Rota do Café Verde

Ceará

Danielle Campos do blog Rodando pelo Ceará mostra tudo.

cafe-verde

Café Pingado

Rua Doutor Samuel Costa, 11 – Centro Hostórico – Paraty – RJ

Também indicação de Laura Sette.

cafe-paraty-laura

Escola do Pão

Rua General Garzon, 10 – Lagoa – Rio de Janeiro – RJ

Mariana Antunes do blog Fora de Casa mostra detalhes do lugar.

cafe-escola-do-pao-rj

Confeitaria Colombo

Forte de Copacabana – Rio de Janeiro – RJ

Leli Dana do blog Aquele lugar mandou essa dica.

cafe-leli-Confeitaria-Colombo

Café Tabaco

Rua Joaquim Lírio, 455  – Praia do Canto – Vitória do Espírito Santo – ES

Nathália Depolo do blog The Nat’s Corner tem mais sobre o assunto.

cafe-tabaco-VS

Café em Doces de Portugal

Belo Horizonte – MG

Gisele Prosdocimi do blog Destinos por onde andei

cafe-gisele

Artesanilo Café Bistrô

Rua Nilo Peçanha, 1398 – Bom Retiro – Curitiba – PR

Tatiana Dorneles do blog Destino mundo afora tem mais sobre o assunto.

cafe-artesanilo-curitiba

Café do Cofre

Santander Cultural – Praça da Alfândega – Centro Histórico – Porto Alegre.

Paula Brum do blog Mochilinha gaúcha conta detalhes do lugar.

cafe--do-cofre-poa

Rota do Café

Paraná

Essa rota foi citada por 3 blogueiros que fizeram o percurso, e todos escreveram posts detalhados a respeito. Fiquei encantada com o que li.

Fabio Pastorello do blog Viagens cinematográficas

Carla Boechat do blog Fui, gostei, contei

Letícia Biccas do blog Giros por aí

Rota-do-Cafe_135

Na América do Sul

Tour com a Grado 10

A indicação aqui é de um tour pelas Lagunas Altiplâmicas no Deserto do Atacama no Chile com café da manhã incluído. Achei maravilhoso!!!

Nathália Tosto do blog Coisas que amamos

cafe-atacama

Finca Don Elias

Salento – Colômbia. Fica na Zona Cafetera que mencionei acima.

Camila Lisboa do blog O melhor mês do ano conta detalhes da visita que fez.

cafe-finca-don-elias

Confeitaria Las Violetas

Av. Rivadavia, 3899 – Buenos Aires

Luciana De Campos do blog Turistando com a Lu tem mais sobre o assunto.

cafe-las-violetas-bsas

Na América do Norte

Café Gitane

242 Mott St, Soho, New York. Não tem placa nem nome, é bem local, ela mandou a foto da fachada para ajudar a encontrar :).

Renata Sucena do blog Viagem em detalhes

cafe-gitane-renata

Tim Hortons

Grande rede no Canadá. Rede de café estilo Starbucks e existe em várias cidades canadenses.

Liliane Inglez do blog Trilhas e Cantos

“Eu amei o café ou capuccino acompanhado de muffin de blueberry…”

cafe-liliane

Na Europa

Café Amélie Poulain

Paris

Paula Augot do blog No mundo da Paula fala mais sobre o lugar.

cafe-amelie-poulain-paula

Bread and Roses

25 Rue Boissy d’Anglas, perto da Madeleine e 62 Rue Madame em Saint Germain – Paris

Renata Sucena do blog Viagem em detalhes conta mais sobre o lugar.

cafe-bread-renata

Les Deux Magots

Place Saint Germain-des-Prés 6 – Paris

Mariana Vidigal do blog Ideias na mala tem mais sobre o assunto.

cafe-les-deux-magots

Slake Coffee

9 Rue de l’Ancienne Préfecture – Lyon
Nini Ferraro do blog A path to somewhere tem mais sobre o assunto.

cafe-slake-lyon-path

Caffe Tazza d’oro

Via Degli Orfano, 84 – Roma

Ana Venticinque do blog Vou pra Roma mostra em detalhes o lugar.

cafe-ana

Um curto italiano e um lungo

Caffè Giacosa

Via della Spada, 10 – Firenze

Denya Pandolfi do blog Grazie a te tem mais sobre o assunto.

caffe-giacosa-cavalli

Caffè Florian

Piaza San Marco – Veneza. Desde 1720, é um dos mais antigos cafés da Itália.

Isa Discacciati do blog Itália per amore e Leli Dana do blog Aquele lugar

cafe-floridian1

cafe-floridian2

Esse foi o único que coloquei 2 fotos, não poderia deixar de não postar esse charme concordam?

Majestic Café

Rua Santa Catarina – Porto – Portugal

Gisele Almeida do blog Viajar pela Europa tem mais detalhes.

cafe-Majestic-Caffé

New York Café

Erzsébet, 9 – Budapeste – Hungria. Desde 1894, mantém o estilo Art Deco.

Gabriela Torrezani do blog Estrangeira conta mais sobre ele.

cafe-New-York

Two Fifty Square

Rathmines, na Williams Park – Dublin – Irlanda

Vivian Rodrigues do blog Viva, Viaje conta mais detalhes.

cafe-two-dublin-vivian

Na Ásia

Café Luwak

“As fazendas de Luwak Coffee, um dos cafés mais caros do mundo, são tradicionais na ilha de Bali. Elas estão localizadas próximas aos famosos arrozais de Tegalalang, e na fazendo é possível entender um pouco mais sobre a produção desse café que é produzido através dos grãos de café que foram comidos pelo animal e posteriormente encontrados em suas fezes.

Uma xícara para provar o café custa 50.000 rúpias indonésias.”

Outro local que foi indicado por 3 pessoas:

Francine Agnoletto do blog Viagens que Sonhamos

Maracy Monteiro do blog Pequenos pelo mundo

Lucila Weber do blog The Hotel Wife que conta mais sobre o lugar.

cafe-bali-francineok

Muito legal hein. Há degustação dos vários tipos de café. Lá são produzidos os cafés mais caros do mundo.

Na Oceania

Sappho Books Café

Glebe – Sydney – Austrália.

Quem chega pensa que é uma livraria, mas no fundo fica o café com lindos grafites nas paredes e um lindo jardim.

Giulia Sampogna do blog Like wanderlust.

cafe-sappho

Uma curiosidade

Você sabia que em Copenhague, na Dinamarca é um lugar onde o café é muito apreciado e as opções são muito boas? Pois é, eu não sabia disso.
Heloisa Righetto do blog Aprendiz de viajante conta mais.

cafe-copenhague

Quem gosta de café não tem como não gostar dessa lista hein! À medida que fui escrevendo fiquei com a boca cheia d’água vendo as fotos, quem mais? E claro que tomei mais cafés do que o normal durante o tempo que passei diante do computador, mas foi por uma boa causa :).

Espero que tenham gostado, esse post foi feito com a colaboração de muitos blogueiros de viagem, todos da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem da qual também somos membro. Deixo aqui meu agradecimento a todos que enviaram seus links/ fotos/ nomes dos lugares.

Dicas de onde tomar café pelo mundo e pelo Brasil, mais uma viagem gastronômica feita com a ajuda de outros blogueiros viajantes.
Dicas de onde tomar café pelo mundo e pelo Brasil, mais uma viagem gastronômica feita com a ajuda de outros blogueiros viajantes.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.


Tags:
· · ·
Categorias:
América do Norte · América do Sul · Europa · Onde fui

Comments

  • Que Post maravilhoso! Fiquei com água na boca! Ficou realmente muito bom, parabéns!
    bacio di Roma
    Ana

    Ana - voupraroma 14/04/2016 14:28 Responder
    • Obrigada Ana, eu também fiquei com água na boca enquanto escrevia :). Bjs.

      Cynara Vianna 14/04/2016 14:31 Responder
  • Oba, obrigada pela indicação! E realmente, visitar uma fazenda de café em um dos países com o melhor cafe do mundo, vale a pena 🙂

    Camila Lisbôa 14/04/2016 14:45 Responder
    • Eu é que agradeço pela colaboração Camila. Quando voltarmos à Colômbia iremos conhecer essa rota, com certeza :).

      Cynara Vianna 14/04/2016 14:49 Responder
  • Gente, juro que cheguei a sentir um cheirinho de café agora, só olhando essa fotos!!! Ficou muito legal o post, Parabéns!!! Abraços, Léli

    Aquele Lugar 14/04/2016 14:50 Responder
    • Que bom saber disso Léli :). Obrigada.

      Cynara Vianna 14/04/2016 14:56 Responder
  • Adorei o post. Quanta dica legal!
    Meu marido é fã de cafés. Eu confesso que não gosto da bebida, mas amo o ambiente e vou feliz de cházinho!
    Beijos e obrigada por recomendar o Ideias na mala

    Mari Vidigal 14/04/2016 14:55 Responder
    • Eu sempre adorei chá Mari, mas depois que me rendi ao café não resisto mais kkkk. Eu é que agradeço pela colaboração.

      Cynara Vianna 14/04/2016 14:57 Responder
  • Que delícia de post rs Eu não resisto a um cafezinho…é bom demais!
    Obrigada pela indicação!
    bjs

    Simone Pequeno 14/04/2016 15:19 Responder
    • Eu também não :). Eu é que agradeço.

      Cynara Vianna 14/04/2016 15:49 Responder
  • Oi, Cynara! adorei o round-up!

    Vou contribuir com uma sugestão da Ásia – sabia que o Vietnam é o segundo maior exportador de café do mundo, somente atrás do Brasil? Pois bem, por lá se toma muito café bom, desde cafés bem requintados até barraquinhas de rua que te servem café gelado cheio de leite condensado, leite evaporado e gelo – uma delícia!
    Em Hanói, gostamos muito do Café Giang, que é até bem manjado por lá, pois supostamente é do inventor (ou do seu filho) do café com ovo (com gemada, na verdade kkk). É realmente muito bom, e não tem só turista: os locais também bebem por lá! Tomar café ali é com sementes de girassol, acredita?
    Eu citei este café aqui neste post: http://cuorecurioso.com/como-realmente-conhecer-hanoi/

    Cristina Leonhardt 14/04/2016 15:42 Responder
    • Que maravilha Cristina, muito obrigada por contribuir com mais dicas. Adorei :).Tomar café com sementes de girassol? Que estranho…

      Cynara Vianna 14/04/2016 15:51 Responder
  • Quantas xícaras de café! Parabéns pelo post!

    Luciana Rodrigues - Roma Pra Você 14/04/2016 15:49 Responder
    • Não é Luciana? Ficou bem ilustrado né? E o melhor, diversificado :).

      Cynara Vianna 15/04/2016 09:54 Responder
  • Adorei o post, conheço alguns citados acima, pretendo visitar todos ainda, rsrsrs.

    Gisele Prosdocimi 14/04/2016 15:56 Responder
    • Eu também fiquei com vontade de conhecer todos kkkk.

      Cynara Vianna 15/04/2016 09:44 Responder
  • Oi Cynara, que super post você preparou, um verdadeiro guia com dicas excelentes! Obrigada pela citação e te espero aqui em Firenze para um giro bem gostoso pelos cafés daqui 😉
    Bacione!

    Denya 14/04/2016 18:18 Responder
    • Ficou legal não foi Denya? Adorei a dica que você nos deu :). Tomara que façamos esse giro em breve! Bjs.

      Cynara Vianna 15/04/2016 09:52 Responder
  • É só nos resta apreciar um bom café lendo este belíssimo post…pode ser um café na Chapada Diamantina que a Laura Sette indicou, que é maravilhoso, ou pode ser em Salvador com um lindo pôr do sol…rsrs
    Também não sou muito fã de café, mas não resisto a um de boa qualidade.

    Parabéns Cynara!

    Vaneza Narciso 14/04/2016 23:36 Responder
    • Exatamente Vaneza, não dá pra resistir ai cheirinho de um bom café concorda? Obrigada.

      Cynara Vianna 15/04/2016 09:53 Responder
  • O post ficou muito bacana, Cynara! Eu diria: ficou tentador – pelos cafés em si, e pelos tantos cantinhos do mundo que você mostrou! hehehe
    Obrigada por incluir as minhas dicas do 7 Cantos do Mundo 🙂
    um beijo!

    Laura Sette 18/04/2016 18:05 Responder
    • Obrigada Laura. Bjs.

      Cynara Vianna 18/04/2016 18:14 Responder
  • Que post maravilhoso! E que super pesquisa de cafés pelo mundo todo. Agora temos muitos cafés para conhecer nas próximas viagens 🙂
    Muito obrigada pela menção e pelo link.

    Fabia e Gabi 03/10/2017 14:59 Responder
    • Eu que agradeço por vocês terem enviado foto e dicas. Adoro fazer esses posts colaborativos, conhecemos muitos lugares legais a partir das dicas de outros viajantes.

      Cynara Vianna 03/10/2017 15:04 Responder
  • Uau, que lista maravilhosa. Vontade de conhecer todos!!! Adoro café!!! OIbrigado pela menção! <3

    Fabio Pastorello 04/10/2017 11:17 Responder
    • Eu que agradeço pela colaboração Fabio.

      Cynara Vianna 04/10/2017 11:27 Responder

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Guia Para Viajar por Conta Própria

Receba agora gratuitamente em seu email o
eBook "Como Tornar Possível Aquela Viagem
dos Seus Sonhos".

✔️  Como Escolher o Destino da sua Viagem;

✔️  Quando Comprar Suas Passagens;

✔️  Como Reservar Seu Hotel;

✔️  Como Montar um Roteiro de Viagem...

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
Menu Title