Na volta de uma viagem pela Europa sempre fica a sensação de que deixamos poucos dias para cada cidade né verdade? Quando saímos de Praga depois de 2 dias passeando por suas ruas, a sensação era de que precisaríamos de pelo menos mais 3 para vermos tudo o que cidade tem a oferecer.
E claro que a vontade de voltar é imensa para irmos onde não tivemos tempo, repetirmos algumas visitas e explorar mais aquilo que só descobrimos quando chegamos por lá e não deu pra encaixar em nosso roteiro.
Nossa chegada em Praga foi um tanto conturbada, tivemos 2 imprevistos, um ainda na estação de trem quando chegamos e outro no quarto do hotel (fechamos as malas com o chaveiro dos cadeados dentro).
Os famosos e tão frequentes perrengues em viagens sempre estão presentes mesmo quando planejamos tudo com cuidado, mas nosso lema é ‘tudo que acontece numa viagem faz parte dela’, levantamos a cabeça e seguimos com nosso planejamento.
⇒ Leia também dicas de hospedagem no blog London, sô!
Chegamos na cidade tarde da noite, ficaríamos 2 dias inteiros e partiríamos para Budapeste no começo da noite do segundo dia. Sabíamos que Praga tinha excelentes museus, mas sabíamos também que caminhar pelas ruas era muito interessante, então optamos por usarmos nosso tempo visitando os principais pontos turísticos e aproveitarmos alguma coisa que surgisse pelo caminho.
⇒ Um mapa turístico para vocês entenderem melhor o percurso
Como de costume, saímos cedo do hotel, pegamos um trem a 2 quadras para o ponto de partida de nosso roteiro.
Nosso roteiro de 2 dias em Praga
Praça Venceslau
O coração comercial de Praga. Em 1968 foi onde aconteceu a invasão das forças do Pacto de Varsóvia. É bem larga, com um jardim no meio e prédios dos dois lados onde funcionam lojas, hotéis e restaurantes.
Museu Nacional
Fica na Praça Venceslau, como comentei, não visitamos mas não tiramos uma foto da linda fachada do prédio.
Havelske Trziste (Havel’s Market)
Descendo a Praça Venceslau no sentido da Cidade Velha, fica o Havelske Trziste, um mercado de rua com barracas que vendem souvenirs, frutas e artesanato. Eu adoro esse tipo de lugar, não resisti e comprei um bruxa sentada num balanço, é de pendurar no teto. Quando a gente bate palmas perto dela, acende os olhos, dá uma gargalhada e se remexe no balanço. É uma graça e lembra muito uma marionete, que faz parte da tradição histórica.
Relógio Astronômico (Orloj) – um dos principais pontos turísticos de Praga
Saindo do mercado de rua, vai ter uma sinalização na parede de um dos prédios avisando sobre a passagem pra Praça da Cidade Velha…
Seguindo em frente, abre-se um espaço mais largo onde chegamos de frente com o Relógio Astronômico, vimos muito gente parada em frente esperando para ouvirem e virem os apóstolos fazendo sua aparição.
Tinha muita gente, ficamos num lugar que deu pra vermos bem o relógio mas não conseguimos registrar os bonequinhos passando. Eles saem por essas janelinhas, ainda dá pra ver um na do lado esquerdo da foto acima.
É um relógio medieval com sua parte mais antiga desde 1410, instalado na lateral do prédio da antiga Prefeitura que fica na Praça da Cidade Velha. Tem um mostrador astronômico com as posições no Sol e da Lua mostrando as horas, os bonequinhos representam a Caminhada dos apóstolos, representada pelos apóstolos, por Cristo e o arcanjo Gabriel e o outro mostrador traz uns medalhões representando os meses do ano com os signos do zodíaco.
Os apóstolos aparecem a cada hora das 9 às 21h.
Praça da Cidade Velha (Staromestske Namesk)
É um dos pontos mais visitados de Praga, sempre movimentada, com muita gente passando, outras paradas observando a beleza do lugar que é de impressionar, seja durante o dia ou a noite. Outras pessoas sentam-se nos bancos ao redor da fonte e ficam observando os passantes, conversando, outras assistem aos artistas itinerantes que vai e vem se acomodam pela praça pra mostrarem sua arte…
Catedral de São Nicolau
Fica ao lado da Praça da Cidade Velha, é uma imponente igreja. Construída no séc. XVIII em estilo barroco, está localizada onde antigamente era a igreja paroquial de Praga.
A igreja de São Nicolau é riquíssima, seu interior foi sendo construído ao longo de muitos anos e com isso traz características de vários estilos e épocas. O lustre de cristal oferecido pelo czar Nicolau II é um ponto de destaque para quem vai visitar a igreja.
Parada para almoçar e tomar uma cerveja
Não sei o nome do restaurante onde paramos, estávamos caminhando a caminho do bairro judeu (Josefov), a fome bateu e resolvemos entrar no primeiro lugar que nos agradou. Almoçamos uma massa, tomamos uma cerveja cada um, apesar do dia frio que estava fazendo e seguimos nosso passeio.
Bairro judeu (Josefov)
O bairro judeu de Praga, o Josefov na verdade praticamente não existe mais. Depois das obras de saneamento realizadas no final do séc. XIX devido à grande insalubridade do local, destruíram grande parte do bairro para dar lugar a grandes avenidas e prédios burgueses, mas ainda restaram o cemitério e 6 sinagogas.
Cemitério Judeu de Praga
Segundo uma comunidade judaica, trata-se do mais antigo cemitério judeu da Europa. Teve seu primeiro sepultamento ainda no séc. XV. O número de túmulos é incerto porque supõe-se que várias camadas de túmulos e lápides foram se acumulando umas por cimas das outras ao longo dos anos que esteve em funcionamento.
Estátua de Franz Kakfa
Ainda no bairro judeu, pode-se visitar a casa e ver o monumento dedicado ao famoso escritor Franz Kafka.
Letná Park
Um enorme parque na cidade, fica às margens do Rio Vltava. Em 1996, Michael Jackson escolheu o Letná Park para abrir a turnê HiStory World Tour.
Optamos por atravessarmos a ponte e subirmos a pé, há uma grande escadaria que dá acesso ao topo mas pode-se subir de bonde.
E pra nós, o difícil foi sair de lá, Praga vista lá do alto é encantadora, a gente ficou tentando localizar o que já havíamos visto. É uma maravilha esse parque.
Castelo de Praga (Prazky Hrad)
Fundado no séc IX, está na Colina Hradcany, onde surgiu a cidade de Praga. Atualemente é a residência presidencial. O Castelo de Praga é na verdade uma ‘pequena cidade’ com alguns lugares abertos à visitação.
Catedral de São Vito (Chram Soateho Vita)
Não conseguimos entrar na Catedral de São Vito porque estava havendo um casamento, ficamos impressionados ao saber que há cerimônias da igreja.
A catedral foi construída em 1344 em estilo gótico, é a maior igreja da República Tcheca.
Teatro de marionetes
Na volta do Castelo, passamos na frente do teatro de marionetes e não resistimos, compramos os tickets e fomos assistir a peça Don Gionanni, foi uma das surpresas que encontramos pelo caminho.
Concerto de música clássica na igreja
Outra agradável surpresa foi quando estávamos visitando a Igreja de São Nicolau. Fomos abordados por uma moça oferecendo ingressos para um concerto na igreja, seriam 2 apresentação naquela noite, optamos pela segunda porque não queríamos fazer nosso passeio da tarde com pressa. Vimos pelas ruas muitos jovens distribuindo panfletos de concertos pela cidade.
A programação do nosso era essa.
E durante o concerto…
Pagamos 18 euros por pessoa.
Ponte Carlos (Karlúv Most) – um marco da cidade
Une a Cidade Velha à Cidade Pequena sobre do Rio Moldava. É a ponte mais antiga de Praga e as segunda de todo o país. Recebeu esse nome porque quem mandou construí-la foi o rei Carlos IV. A obra iniciou em 1357 e foi finalizada no início séc XV.
É lindíssima em qualquer horário. Passamos por ela no final da tarde quando descemos do Castelo, no começo da manhã do outro dia, vimos a noite cair e ele sempre deslumbrante. São mais de 500m de cumprimento por 10m de largura, apoiada sobre 16 arcos. Possui 3 torres e 30 estátuas distribuídas entre os 2 lados da ponte.
Pelos 2 lados da ponte, muitas bancas de artistas fazendo caricaturas dos turistas, outros vendendo artesanato, bijus, souvenirs. A ponte é outro ponto de Praga que está sempre cheia de gente.
Passear pelas margens do Rio Vltava
Um passeio delicioso é caminhar pelas margens do Rio Vltava ou Moldava. Olhar para o Castelo de Praga estando do lado da Cidade Velha, vê-se paisagens deslumbrantes.
Caminhar pelas ruas
Entre um destino e outro, apreciar as ruas (algumas estreitas) de Praga já é um colírio para os olhos. A cidade tem um charme, um encanto que só batendo pernas se percebe, e o passeio vale a pena de dia e de noite.
Comer o Goulash
Comida típica do leste europeu, o goulash é facilmente encontrado nos restaurantes em Praga. Nós almoçamos no U Certa na Nerudova 4.
Basílica de São Jorge
Serviu de mausoléu durante a Idade Média. A igreja de São Jorge é um exemplo típico do barroco que guarda vestígios preciosos dos romanos. Foi fundada em 920 e assim como a Catedral de São Vito, foi uma das primeiras construções de pedra da cidade. Fica nos arredores do Castelo de Praga.
Estação de trem (Hlavani Nádrazí)
Um dos últimos exemplos da era dos Habsburg, ainda tem em sua entrada principal um lindíssimo mall que mantem as características do estilo Art Noveau. Nós chegamos tarde da noite e não chegamos a subir, mas no dia de nossa partida fizemos um breve passeio por ela e vimos sua beleza.
Viram que caminhamos um bocado por Praga? Conhecemos muita coisa e fomos a duas atrações que não planejávamos, o Teatro de Marionetes e o Concerto na Igreja. Adoramos e cidade e a vontade de voltar sempre teima em lembrar que ainda temos o que ver por lá :).
Para nossos passeios usamos apenas o trenzinho que passava perto do hotel e nos levava à Praça Venceslau, tanto na ida como na volta e táxi da estação pra o hotel e do hotel para a estação no dia da partida.
É muito fácil conhecer a cidade, a beleza presente em seus prédios em todas as ruas nos desencorajou a pegarmos qualquer transporte, preferimos caminhar e nos embebedar com as deslumbrantes vistas que Praga proporciona a seus visitantes.
Quem for para Praga na época do Natal, sugiro dar uma olhada nesse post de que Luiza do blog London, sô! escreveu sobre o tema.
Ainda quer saber mais sobre essa linda cidade? Então dá uma olhada aqui do blog Trilhas e Cantos.
E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para mais de 200 países na EasySim4U;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Adorei o post Cynara ! Anotada as dicas, vou fazer o Leste Europeu agora em Maio. Bjs.
Obrigada Lidiane, você vai adorar o leste Europeu. Bjs.
Sensacional. Me deu uma vontade enorme de voltar em Praga ao ler esse post. Ainda mais que tive um contratempo com minha bagagem e não consegui aproveitar muito minha estadia na cidade. Mas pelo menos eu visitei várias cervejarias e bares interessantes rsrs. Parabéns.
Pelo menos você soube aproveitar o tempo por lá. Obrigada pela visita Johnnie.
Nossa, fiquei impressionada como conseguiram fazer tanta coisa em 2 dias! Roteiro em Praga muito bem aproveitado e ótimas dicas!
Nós em viagens acordamos cedo e aproveitamos o máximo que podemos. Sabe aquele pensamento de ‘dormir pra que já que estou aqui’? kkkk é mais ou menos por aí. Saímos do hotel antes das 8h e voltamos lá pelas 10h da noite. A viagem de volta geralmente é capotada geral :).
Quanta dica bacana para curtir esses dias nessa cidade linda. Adorei e já anotei tudinho para seguir quando estiver por ai.
Praga é uma graça de cidade e dá pra fazer praticamente todos os passeios a pé.
Adorei o post, completíssimo! Morro de vontade de visitar Praga..está na minha lista dos próximos destinos.
Que delícia o goulash, já provei na Alemanha e um prato parecido na Eslováquia, acredito que o de Praga seja delicioso também, assim como tudo que se come ali.
Obrigada por todas as dicas Cynara.
Siga com esse projeto Carolina, Praga é uma cidade linda. O goulash vale a pena sim 🙂
Ah Praga é muito incrível mesmo! Dois dias dá pra conhecer tudo mas a vontade é ficar uma semana inteira!
Com certeza Marcela, mas me diz qual cidade na Europa a gente sai satisfeita com o tempo que ficou? hehehehe
ótimo roteiro de Praga em dois dias, as vezes não temos muito tempo e esse é um destino muito interessante.
Praga é uma cidade que pede mais tempo mas em 2 dias bem aproveitados dá pra ver muita coisa e curtir bem.
Nem cheguei em Praga e já estou apaixonada pela cidade. Muito obrigada pelas dicas, não vejo a hora de ir pra lá!
Bem completo suas dicas do que fazer em Praga, ainda não tive a oportunidade de conhecer. Parece interessante.
É uma cidade linda Ana.
Que destino esplendoroso. Praga é um destino dos sonhos. Quanta coisa maravilhosa a fazer por lá. Adorei o roteiro de dois dias, bem otimizado. Amet as fotos de Praga vista por cima.
Praga é linda sim Deyse, uma cidade pequena que pode ser conhecida a pé.
Adorei suas dicas do que fazerbem 2 dias em Praga. Esse destino está no topo da nossa lista. Vou utilizar suas dicas com certeza.
Praga é linda demais Hebe, fico feliz em saber que as dicas lhe ajudarão a montar seu roteiro.
Excelente roteiro de 2 dias em Praga! Ele está muito completo, cobrindo não somente as atrações da cidade, mas incluindo também eventos culturais, como o concerto na igreja e teatro de marionetes. Obrigada por compartilhar, voltei no tempo lendo seu post!
Fico feliz em saber que gostou Alexandra.
Praga está na minha lista de destinos para conhecer em breve. Adorei as dicas de roteiro, obrigada por compartilhar, vou usar com certeza!
Qualquer dúvida que surgir, volta aqui que se eu puder, lhe ajudarei :).
Depois que li sua postagem, aumentou meu desejo de conhecer Praga.
Aê!!! Adoro saber disso.
Que cidade linda, Cynara! E você fez bem em escolher caminhar pelas ruas da cidade. Assim, você pôde selecionar o melhor de Praga e dar essa dica para nós, seus leitores. Eu também escolheria caminhar.
Praga merece ser conhecida a pé Sonia, é outra coisa, conseguimos não apenas ver, mas sentir a atmosfera daquela cidade linda.
Praga é uma cidade apaixonante né? Amei passear de barco e contemplar de lá a cidade… Amei visitar o castelo e também ver o relógio. Seu artigo conseguiu reunir o melhor da cidade.
Pena que quando fomos não fizemos o passeio d barco, estava muito frio, mas o que vimos nos deixou apaixonados.
Praga é uma das cidades mais lindas que conheci. Amei reviver os detalhes da cidade lendo seu post, e fiquei louca pra voltar com mais tempo e poder conhecer outros pontos que não tive tempo da primeira vez.
Praga é linda mesmo, encanta em vários sentidos. Também tenho vontade de voltar.
Eu também amei Praga e morro de vontade de voltar. Não assisti ao concerto nas igrejas e eles são oferecidos em vários lugares. Ficamos meio preocupados de ser programa pega-turista. Bom saber que gostaram pois não perderei numa próxima oportunidade. Fizemos todos os passeios a pé. É bom que descobrimos várias coisas legais da cidade mesmo que não seja um ponto turístico.
Nós gostamos do concerto Lilian, realmente é o tipo de programação que pode sim ser um pega-turista, mas o que vimos foi ótimo.
Praga é uma das cidades mais lindas que já visitei, e acho que dois dias realmente é pouco. Ficamos 3 e saí com a sensação de que preciso voltar para circular pelas ruas, observar a arquitetura… Gostei de revê-la por aqui, deu ainda mais vontade de voltar.
Isso Marcia, voltando pretendemos ficar 3 dias para rever alguns pontos mais rapidamente e ir a outros que não conhecemos da primeira vez.
Praga parece ser incrível. Estava em dúvida se incluia no meu roteiro pela Europa ou não, mas agora preciso ir!! Tô apaixonada!
Inclua sim, você não vai se arrepender.