Com certeza quem está organizando um roteiro para Paris já leu a respeito do Les Invalides, o antigo Hôtel National des Invalides. Mas sabia que os restos mortais de Napoleão Bonaparte estão nele? Além de abrigar os Musée de l’Ármée (Museu das Forças Armadas) e o Musée des Plans-Reliefs,  o prédio tem os túmulos de alguns importantes militares, entre eles o do mais ilustre deles.

Projetado inicialmente no final do séc. XVII para ser um hospital e asilo dos veteranos de guerra, a pedido de Luís XIV, o Rei Sol, abriga um grande acervo de armaduras, armas, uniformes, objetos das primeira e segunda guerras mundiais e uma igreja com uma linda cúpula barroca folheada em ouro.

Abaixo dessa cúpula, numa espécie de cripta, fica o grandioso túmulo de Napoleão. Como meu marido adora histórias de guerras, fomos visitar o Les Invalides especialmente para vermos como o tão famoso francês estava ‘descansando’.

Localizado num grande pátio nas proximidades da Torre Eiffel, o Les Invalides é um prédio que ainda hoje serve aos propósitos iniciais de abrigar veteranos de guerra, mas claro que essa área é reservada.

les invalides-11

Antes mesmo de entrar já dá pra ter uma ideia da grandiosidade do Les Invalides. Além da linda construção de 1670, os jardins ao redor já enchem os olhos.

les invalides-12

Vejam a torre ali atrás

Seguimos primeiro para o Museu da Forças Armadas.

O museu

Andamos com calma, fotografamos algumas coisas e fomos caminhando à procura da Église du Dôme (Igreja da Cúpula).

Napoleão morreu em 1821, mas só em 1840 seus restos mortais foram levados para o Les Invalides.

Mesmo quem vai com o objetivo principal de ver a homenagem ao militar, vale a pena conhecer os museus que ficam no mesmo prédio.

les invalides-3

Passamos pelo enorme pátio aberto que tem uma exposição de canhões de guerra.

les invalides-13

les invalides-4

les invalides-1

Aquela estátua no centro do prédio é de Napoleão

A igreja

E chegamos à Église du Dôme ou Igreja Dome Monumental como também é chamada.

Ladeada por bandeiras e estandartes tomados dos inimigos, a igreja que hoje é catedral, tem um lindo altar que também pode ser visto do salão principal.

les invalides-10

les invalides-9

les invalides-6

Saímos da igreja e seguimos para o tão esperado destino daquele passeio, o túmulo de Napoleão. Ficamos impressionados com o que vimos. Um enorme salão com túmulos de alguns importantes militares circundam o espaço. No fundo o altar da catedral que pode ser visto desse salão e dá uma imponência ao lugar. Bem mais majestoso do que visto de dentro dela.

les invalides-2

E quando olhamos pra cima…

les invalides-14

A cúpula que vista de fora é dourada torna-se um ponto marcante no visual de Paris.

E quando olhamos pra baixo, um grande círculo é aberto com uma grandiosa caixa de madeira no centro. Nela estão os restos mortais de Napoleão.

les invalides-7

O túmulo

les invalides-8

Descemos para ver de perto. É bem alto, imponente. Dizem que são 6 ‘caixas’ até chegar a que guarda os restos mortais do Imperador. Ao lado estão os túmulos de seus 2 irmãos – Joseph e Jérome – e de seu filho conhecido como o Filhote de Águia.

Para quem é amante de histórias de guerras, o Les Invalides é um prato cheio. Fica muito claro o respeito que os franceses têm a seu ilustre ‘soldado’ que dizia querer ser enterrado às margens do Rio Sena. E ele está bem perto de onde queria…

Endereço: 129 Rue de Grenelle, 75007.

Mais informações: Musée de l’Armée. Visitas guiadas podem ser contratadas com antecedêcia.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real SegurosAlugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na EasySim 4U e  Travel Mobile