Com certeza quem está organizando um roteiro para Paris já leu a respeito do Les Invalides, o antigo Hôtel National des Invalides. Mas sabia que os restos mortais de Napoleão Bonaparte estão nele? Além de abrigar os Musée de l’Ármée (Museu das Forças Armadas) e o Musée des Plans-Reliefs, o prédio tem os túmulos de alguns importantes militares, entre eles o do mais ilustre deles.
Projetado inicialmente no final do séc. XVII para ser um hospital e asilo dos veteranos de guerra, a pedido de Luís XIV, o Rei Sol, abriga um grande acervo de armaduras, armas, uniformes, objetos das primeira e segunda guerras mundiais e uma igreja com uma linda cúpula barroca folheada em ouro.
Abaixo dessa cúpula, numa espécie de cripta, fica o grandioso túmulo de Napoleão. Como meu marido adora histórias de guerras, fomos visitar o Les Invalides especialmente para vermos como o tão famoso francês estava ‘descansando’.
Localizado num grande pátio nas proximidades da Torre Eiffel, o Les Invalides é um prédio que ainda hoje serve aos propósitos iniciais de abrigar veteranos de guerra, mas claro que essa área é reservada.
Antes mesmo de entrar já dá pra ter uma ideia da grandiosidade do Les Invalides. Além da linda construção de 1670, os jardins ao redor já enchem os olhos.

Vejam a torre ali atrás
Seguimos primeiro para o Museu da Forças Armadas.
O museu
Andamos com calma, fotografamos algumas coisas e fomos caminhando à procura da Église du Dôme (Igreja da Cúpula).
Napoleão morreu em 1821, mas só em 1840 seus restos mortais foram levados para o Les Invalides.
Mesmo quem vai com o objetivo principal de ver a homenagem ao militar, vale a pena conhecer os museus que ficam no mesmo prédio.
Passamos pelo enorme pátio aberto que tem uma exposição de canhões de guerra.

Aquela estátua no centro do prédio é de Napoleão
A igreja
E chegamos à Église du Dôme ou Igreja Dome Monumental como também é chamada.
Ladeada por bandeiras e estandartes tomados dos inimigos, a igreja que hoje é catedral, tem um lindo altar que também pode ser visto do salão principal.
Saímos da igreja e seguimos para o tão esperado destino daquele passeio, o túmulo de Napoleão. Ficamos impressionados com o que vimos. Um enorme salão com túmulos de alguns importantes militares circundam o espaço. No fundo o altar da catedral que pode ser visto desse salão e dá uma imponência ao lugar. Bem mais majestoso do que visto de dentro dela.
E quando olhamos pra cima…
A cúpula que vista de fora é dourada torna-se um ponto marcante no visual de Paris.
E quando olhamos pra baixo, um grande círculo é aberto com uma grandiosa caixa de madeira no centro. Nela estão os restos mortais de Napoleão.
O túmulo
Descemos para ver de perto. É bem alto, imponente. Dizem que são 6 ‘caixas’ até chegar a que guarda os restos mortais do Imperador. Ao lado estão os túmulos de seus 2 irmãos – Joseph e Jérome – e de seu filho conhecido como o Filhote de Águia.
Para quem é amante de histórias de guerras, o Les Invalides é um prato cheio. Fica muito claro o respeito que os franceses têm a seu ilustre ‘soldado’ que dizia querer ser enterrado às margens do Rio Sena. E ele está bem perto de onde queria…
Endereço: 129 Rue de Grenelle, 75007.
Mais informações: Musée de l’Armée. Visitas guiadas podem ser contratadas com antecedêcia.
E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Google+.
Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog
Reservar hotel pelo Booking; Comprar seu seguro viagem com a Real Seguros; Alugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na EasySim 4U e Travel Mobile
Muito bom! Uma atração imperdível em Paris. Parabéns pelas fotos e pelo texto. Arrasou!
Keul
http://www.turistandonomundo.com.br
Para quem gosta de história é imperdível mesmo Ana Raquel. Obrigada.
Realmente os dos lugares imperdíveis de se visitar , reserve um bom tempo pois é enorme , vale o passeio, tirei muitas fotos , achei esse lugar sem querer, mas valeu muito o passeio…
Também adoramos, é um passeio imperdível em Paris.