Uma das minhas manias em viagens é fotografar janelas, só percebo a quantidade de registros que faço na volta quando vou baixar as fotos. E sempre me surpreendo, tiro muuuitas fotos delas :). E resolvi usá-las de uma forma diferente. Vou mostrar pra vocês 23 cidades da Europa através de algumas janelas que registrei quando passei por elas.

E por que gosto tanto? Porque acho que elas nos mostram muito da cidade, das vidas das pessoas que vivem nas casas por trás delas…se estamos dentro de um ambiente, as janelas podem nos mostrar o lado de fora de outra forma, algumas vezes emolduram um simples cenário urbano e quando registrados, podem se transformar num lindo quadro na parede.

Tantos hábitos são expostos ‘nelas’ e ‘através delas’, e isso me fascina. Ando pelas ruas sempre com o olhar pra cima, em alguns casos uso o zoom da câmera, em outros não porque dependendo do tipo da janela, o interessante é o que está em seu entorno, o conjunto é o que mais impressiona, pode ser uma fachada onde elas são dispostas lado a lado, seja num detalhe da cortina que voa além dela, enfim, motivos não faltam para que esse simples elemento tão comum e banal se apresente pra mim de uma forma tão especial.

Segundo o dicionário Michaelis, janela significa, dentre outras coisas: 1 Abertura nas paredes dos edifícios, para deixar passar a luz e o ar. 2 Caixilho de madeira, ferro etc., com que se fecha essa abertura…6 Abertura nos veículos, de forma variável, em geral com vidro, pela qual os passageiros podem ver a paisagem…sf pl pop Os olhosJ. de guilhotina: vidraça constante de duas partes: uma superior, e outra inferior, que se levanta para abrir a janela, e se desce para fechar; também se podem descer as duas, abrindo-se, pois, a parte de cima…

E tendo esses ‘olhos’ como aliados, vou levar vocês nessa diferente viagem por 23 cidades da Europa. Quando eu souber e/ou lembrar do lugar onde tirei eu coloco a dica, quem sabe quando alguns de vocês passarem pelos locais lembrarão dessa nossa viagem :).

1 – Lisboa

Rua na descida do Castelo de São Jorge quando ficamos 1 dia em Lisboa.

Europa25

Tem coisa mais característica do que esses azulejos e roupas estendidas?

Aqui no blog, dicas para quem fará apenas uma conexão em Lisboa ou para quem tiver mais tempo, sugerimos um bate-volta para algumas cidades vizinhas. O pastel de nata não pode faltar e caso alguém precise, os endereços dos consulados brasileiros em Lisboa e no Porto.

2 – Óbidos

Uma cidade religiosa como Óbidos, não poderia deixar de ter esse tipo de adorno nas fachadas das casas de suas estreitas ruas de pedra.

Europa26

3 – Sintra

Detalhe de uma das inúmeras janelas do Castelo da Pena no alto da colina de Sintra.

Europa27

4 – Madrid

Na saída do Museu do Prado, antes de atravessar o Paseo del Prado, não poderia deixar de registrar essas janelas da fachada da Objetos de arte Toledano.

Europa28

Também adorei as da Estação de Atocha.

Europa29

5 – Toledo

Vários tipos num mesmo prédio, isso mostra as diferentes influências que Toledo ao longo dos séculos de história.

Europa30

6 – Barcelona

Esse prédio é muito charmoso concordam? Fica na Las Ramblas, uma das mais movimentadas e visitadas avenidas e claro estava em nosso roteiro de 2 dias em Barcelona.

Europa33

Ainda na Las Ramblas, dica de onde encontrar as famosas e deliciosas tapas.

E não poderia deixar de registrar um dos ícones da cidade, a La Pedrera de Gaudí.

Europa31

7 – Roma

Registro durante nossa visita ao Museu do Vaticano.

Europa34

8 – Veneza

A foto de destaque desse post também é de Veneza. Se eu fosse colocar aqui todas as janelas que fotografei lá, esse post teria pelo menos mais 30 fotos. Amo a cidade e uma das características marcantes de suas ruas, são as coloridas e floridas janelas.

Europa35

9 – Florença

E por que não olharmos pra uma janela através de outra? Durante nossa visita ao Palazzo Vecchio em uma de nossas viagens à Florença.

Europa14

10 – Siena

Sentada no chão da Piazza del Campo em Siena.

Europa15

11 – San Gimignano

Vendo apenas essas janelas que estão num prédio na Piazza del Duomo, dá pra se ter ideia de como é a pequena vila de San Gimignano na Toscana.

Europa17

12 – Lucca

Quando vi esse prédio que fica na Piazza Anfiteatro em Lucca, fiquei muito curiosa em vê-lo por dentro, como serão os andares? Cada janela fica num nível…

Europa18

13 – Milão

Detalhe da entrada da maravilhosa Galeria Vittorio Emanuele em Milão.

Europa37

E no Castello Sforzesco.

Europa24

14 – Paris

Essas janelas com jardineiras são muito presentes nas ruas de Paris.

Europa2

Adoro essa mistura de materiais e de estilo. Museu do Louvre.

Europa21

15 – Mont Saint Michel

De dentro de um restaurante na Grand Rue onde almoçamos  no Mont Saint Michel.

Europa19

Do alto da Abadia, essa janela deixa muito claro que está por lá há muito tempo.

Europa20

16 – Amsterdam

Prédios na Damrak, rua principal de Amsterdam.

Europa4

Casas muito características pelas ruas da cidade, próximo ao nosso hotel.

Europa3

E da janela do barco durante um passeio diurno, mas também há a opção de um passeio noturno com jantar pelos canais de Amsterdam.

Europa38

17 – Hamburgo

Detalhe da fachada da Rathaus, como é chamada a prefeitura em Hamburgo.

Europa6

18 – Berlin

No belíssimo prédio do Parlamento em Berlin.

Europa7

E a belíssima Duomo não poderia ficar de fora dessa lista :).

Europa9

19 – Londres

Charme total nesse prédio no Piccadilly Circus em Londres.

Europa1

20 – Praga

Fachada da estação de trem de Praga.

Europa5

 

Pelas ruas descendo do Castelo de Praga.

Europa11

21 – Viena

Durante nossa visita ao Museu de História Natural de Viena.

Europa12

E foi no Cafe Einstein em Viena onde começamos nossa coleção de copos trazidos de viagens :).

22 – Salzburg

Do alto da Fortaleza Hohenslazburg, o lugar com a mais linda vista de Salzburg.

Europa13

23 – Budapeste

Fachada do Vigadó Concert Hall em Budapeste.

Europa22

E aí, concordam comigo que as janelas contam muito sobre uma cidade e seus moradores? E a história então! Se estou nas ruas ou dentro dos lugares, sempre estou em busca de como elas me apresentam seus ‘olhares’, não é à toa que uma das definições da palavra é ‘olhos’. Tiro muitas vezes fotos do lugar todo e depois vou focando nos detalhes que elas me mostram.

Flávia do blog Quarto de viagem também adora fotografar janelas. Confiram no post Portas e janelas, portais e vitrais os registros que ela já fez mundo afora.

Quem mais tem essa mania? Conta lá nos comentários, ou qualquer outra que seja inusitada, interessante.

Quando viajar e quiser se juntar a nós, ao fotografar janelas use a #cdnfotografajanelas, assim todos os registros dessas belezas ficarão juntos.