Estamos quase deixando de ser turistas na Cidade do Panamá. Por que? Lembram que já comentei em vários posts que temos voo pela Copa Airlines com preços muito bons partindo de Recife? E para os Estados Unidos fazemos apenas uma conexão no Panamá. Dessa forma, para nós é uma excelente opção já que não precisamos ir até São Paulo ou Rio de Janeiro :).
Cada vez que vamos o tempo que temos em terra define o que faremos. Quando temos menos de 5 horas ficamos no Aeroporto de Tocumen. Durante uma conexão de quase 8 horas fizemos um day use num hotel, já em outras 2 viagens que tínhamos entre 7 e 8 horas livres fomos conhecer o Canal do Panamá e a nossa mais nova experiência foi pernoitar na Cidade do Panamá.
Resolvemos conhecer um pouco mais da cidade e de uma forma econômica, já que não pagaríamos nada a mais pelas passagens.
Vínhamos de uma viagem a dois para Fort Lauderdale, achamos melhor aproveitarmos que estávamos sem as crianças para essa experiência, pois nosso objetivo era conhecer o centro histórico da cidade, o chamado Casco Antiguo ou Casco Viejo.
Já que teríamos apenas uma noite e uma manhã, poderia ficar cansativo para elas. Para facilitar nossas vidas e ganharmos tempo, escolhemos um hotel no bairro mesmo.
Nossa programação
Chegamos no começo da noite, deixamos nossas malas no guarda-volumes do aeroporto e fomos encontrar com nosso ‘amigo’ Isaías, que sempre contratamos para nos levar onde queremos.
⇒ O contato dele é +507 6078.4519. Nos falamos por WhatsApp. Ele é um rapaz muito confiável, nunca nos deixou na mão e cobra valores justos.
Nosso hotel foi o Casa Nuratti, ele tem um bar no rooftop e ficamos lá mesmo. Resolvemos descansar para estarmos dispostos no outro dia. Mas vimos que as ruas eram bem movimentadas à noite.
Na manhã do dia seguinte pegamos um mapa no hotel e seguimos para desvendar Casco Antiguo que é considerado Patrimônio Histótico pela UNESCO. Nos informamos sobre segurança e no hotel nos disseram que era tranquilo, bastava não sairmos muito da região e tomarmos cuidado com celulares e câmeras como fazíamos em qualquer outro lugar.
Segue o mapa pra vocês terem ideia do percurso.
Como era começo da manhã, pouco mais das 8 horas, as ruas ainda estavam bem desertas. Pouca gente e quase nenhum carro passando.
Vimos muitos garis varrendo as ruas em meio às muitas construções que fazem parte do projeto de restauração do bairro. Essas obras não são bem vistas por todos, principalmente pelos moradores dos ainda existentes cortiços que ocupam alguns prédios na região.
Vou listar o que vimos e que achamos que vale a pena estar no roteiro de quem vai passar pelo menos 1 dia na capital panamenha.
Os museus estavam fechados porque era o Dia da Pátria (28 de novembro), isso explicava a quantidade de bandeiras que vimos penduradas nos peitoris e janelas de quase todos os prédios do bairro. Mas para quem não tem tanto tempo para visitá-los, só o passeio vale a pena, pode ter certeza.
1 – Plaza Bolívar
Bem perto de nosso hotel, descemos a ladeira e logo chegamos nela. Estava com um canteiro de obras em frente, não pudemos fotografar direito, mas dá pra ver o bonito prédio onde funciona um hotel.
2 – Palacio Bolivar onde funciona o Ministério das Relações Exteriores
Fica na Plaza Bolívar, daí o nome. Devido às obras, não conseguimos chegar muito perto, mas é um bonito prédio onde funciona o Ministério das Relações Exteriores. O prédio foi construído no final do séc. XVII para ser a sede do Convento dos Franciscanos.
3 – Igreja de São Francisco
Saindo da Plaza Bolivar no sentido do Teatro Nacional, chega-se à Igreja de São Francisco que está muito bem conservada.
4 – Teatro Nacional
Construído entre os anos de 1905 e 1907, tem pinturas e murais que retratam personagens importantes da história do Panamá.
5 – Plaza Medio Baluarte
Em frente ao Teatro Nacional, tem um visual lindo da baía do Panamá. É uma delícia caminhar e parar pra tirar fotos ou sentar numa das mesas dos bares e restaurantes. Nas grades do parapeito, cadeados estão sendo presos como em Paris.
6 – Skyline da Cidade do Panamá
Estando às margens da baía, a caminho do Paseo de Las Bóvedas, vale uma parada para apreciar e registrar o contraste entre o novo e o velho tão característicos na Cidade do Panamá.
7 – Paseo Esteban Huertes
Um calçadão coberto por plantas com várias bancas com vendedores oferecendo artesanato. É um dos pontos mais conservados da muralha que foi construída para proteger a cidade dos ataques dos piratas.
O nome é uma homenagem ao general colombiano que em 1903 apoiou a revolução que teve como objetivo a separação do Panamá da Colômbia. Seguindo em frente, chega-se ao Paseo de Las Bóvedas.
8 – Paseo de Las Bóvedas
Um dos lugares mais bonitos de Casco Antiguo. A vista é linda, está muito bem conservado e rende lindas fotos. Dele vê-se a Ponte das Americas.
9 – Plaza Francia
Monumento erguido em homenagem aos 22.000 trabalhadores e engenheiros que morreram durante a construção do canal quando as obras estavam sob a responsabilidade dos franceses.
10 – Instituto Nacional de Cultura
Logo depois da escadaria do Paseo de Las Bóvedas, do lado direito fica o Instituto Nacional de Cultura. Ocupa o prédio do antigo Palácio da Justiça. O órgão foi criado em 1974 com o objetivo de orientar e difundir a cultura panamenha.
11 – Lojas de artesanato e souvenirs
Seguindo pela Calle 1 Oeste, muitas lojas de artesanato, bares, restaurante e bistrôs. Sabe aquela rua que você imagina borbulhando de gente curtindo a noite? A Calle 1 é assim. Passamos por ela no meio da manhã, as lojas estavam abertas mas nenhum restaurante nem pra tomarmos um café, em alguns onde tinha o horário de funcionamento à vista mostravam 11h :(.
Entramos em algumas lojas, uma delas com muitas opções de artigos indígenas. Fiquei encantada com o que vimos. Inclusive uma índia varria a loja quando entramos.
Eu achei os preços salgados, o proprietário explicou que a palha usada para fazer as peças está com os dias contados assim como a disposição dos índios para executarem o trabalho. Uma pena…
Tínhamos visto até ali pelas calçadas muita gente vendendo placas de carro usadas como também encontramos muitas delas. Soubemos lá que são placas usadas realmente e que todo ano o proprietário de um veículo no Panamá tem que trocar as placas e essas são vendidas como souvenir. E nós compramos a nossa!
Gostamos muito de uma loja em frente a essa com artefatos indígenas. Muitas opções de qualidade. Fica a dica :).
12 – Antigo Convento de Santo Domingo
Quando chegamos em frente vimos um casal de noivos posando para fotos, não deu para sabermos se haviam acabado de casar ou se estavam apenas vestidos fazendo um book… Respeitamos o momento deles, até porque estavam bem na frente do portão, mas conseguimos registrar a fachada.
Foi construído em 1678 mas o século XVII foi quase totalmente destruído por um incêndio que destruiu a torre e o interior. Restaram os muros e arcos, e o prédio é conhecido como o Arco Chato que foi construído para suportar a estrutura de madeira da igreja.
13 – Museo do Canal Interoceanico da Cidade do Panamá
O prédio retrata uma marcante influência da arquitetura francesa no Panamá. Nele morou Ferdinard de Lesseps, engenheiro construtor do Canal de Suez.
14 – Plaza Catedral
Como o nome já diz, é nela onde está a Catedral Metropolitana. Me lembrou muito a praça de uma cidade do interior com um coreto no meio, muitos bancos e barracas ao redor vendendo de tudo.
15 – Catedral Metropolitana da Cidade do Panamá
Foi construída em 1796, mas as obras começaram em 1688. É a atual sede episcopal da Arquidiocese do Panamá.
16 – Palacio Municipal da Cidade do Panamá
Ao lado da Catedral, o Palacio Municipal também abriga o Museu de História do Panamá.
Como havia aquele grande toldo na praça, não deu pra fotografar a fachada de frente. De arquitetura neoclássica, foi erguido em 1910. O Museu situa-se no segundo do prédio desde 1977. No seu acervo, as histórias colonial, departamental e republicana do país.
17 – Palacio de Las Garzas da Cidade do Panamá
Sede do Governo e residência oficial do Presidente da República, fica as margens da baía. O acesso é bem escondido, se não estivéssemos com um mapa em mãos não encontraríamos. Não é permitido visitações, mas pode-se ficar numa pracinha do lado que dá pra ver bem a fachada do prédio.
É considerado o prédio mais seguro do país, com um forte vigilância de todas as Forças Armadas. Tem esse nome por causa das garças que sempre estão por perto.
18 – Caminhar pelas ruas observando os prédios
Adoro visitar os centros históricos das cidades e sempre que consigo, vou dando um jeito para nos hospedar por perto, pra sentir mais de perto e ter mais oportunidades de curtir as construções que geralmente são maravilhosas e rendem lindas fotos. Tivemos uma agradável surpresa durante uma conexão em Bogotá e na Cidade do Panamá não foi diferente.
O contraste entre o velho e o novo, o decadente e o restaurado ainda é bem visível caminhando seja pelas ruas principais, seja pelas ruelas que cruzam Casco Antiguo.
Nesse contexto, o contraste traz ao bairro um visual muito peculiar, retrata a realidade da cidade que também é chamada de ‘mini Miami’ ou de ‘pequena Dubai’ por ter prédios bem altos e modernos e preços bem convidativos para compras.
Eu particularmente fico sem saber para que lado olhar, ora para cima, ora para o lado. Os prédios antigos ao longo do cominho que fizemos falavam por si só, e as janelas, ah! As janelas eram um caso à parte, fotografei tantas, mas tantas que perdi a conta. Bastava olhar com um pouquinho mais de atenção e já dava para imaginar o interior através delas.
Deu para perceber que eu adoro fotografar janelas né? Quem também tem esse hábito e quiser se juntar a nosso cantinho, pode usar #cdnfotografajanelas quando postar nas redes sociais, é uma forma de deixarmos nossos registros sempre juntos :).
E por fim, sentar numa mesa de um restaurante
A hora passou que nem percebemos, decidimos comer alguma coisa perto de nosso hotel para não nos atrasarmos, Isaías ia nos pegar às 12:30h, nosso voo era às 15:30h.
Fomos conhecer o restaurante do Hotel Casa Antigua, que era o primeiro em nossa lista mas que infelizmente não tinha disponibilidade, contudo tínhamos um tempinho ainda, aproveitamos para conhecer um pouco dele.
Sentamos, pedimos uma cerveja, fizemos nosso brinde e escolhemos nachos para acompanhar.
A cerveja bem gelada caiu como uma luva, estava um dia muito quente. Os nachos estavam bem crocantes e o guacamole perfeito. E eu acabei esquecendo de incluir a cerveja panamenha no roteiro etílico que escrevi aqui.
E foi assim que vimos a Cidade do Panamá e o charmoso bairro Casco Antiguo ou Casco Viejo como é conhecido. Sem muita ladeira, as ruas têm muitos trechos com sombra que os prédios altos projetam, com pouco movimento de carros, mas por toda parte muitos turistas caminhando.
E na saída do bairro, a caminho do aeroporto, ainda tinha o que registrar de dentro do carro.
Dicas
– Use roupas leves, o calor é muito grande. É aquela sensação de abafado onde não suamos mas ficamos pegajosos (não reparem nossas roupas, estavam totalmente inadequados para o local, tivemos problemas com peso nas malas nessa viagem e não podíamos deixar 2 calças jeans dentro delas :(;
– Não deixe de usar protetor solar;
– A moeda local é o Balboa, mas o dólar é aceito normalmente;
– Beba muita água e é fácil encontrar ambulantes pelas ruas vendendo;
– Caso possa ficar mais de 1 dia na cidade, sugiro visitar o Canal pela manhã e seguir para Casco Antiguo, almoçar por lá, caminhar tranquilamente pelas ruas, visitar algum museu e esperar a noite cair para ver o movimento noturno do bairro;
– Casco Antiguo fica a uns 40 minutos do aeroporto, então programe-se para sair de lá 3 horas antes do horádio do voo;
⇒ No post Roteiro Punta Cana e Cidade do Panamá do blog Elizabeth Werneck você pode ver uma ideia para unir esses 2 destinos numa única viagem.
Agora nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Oi, Cynara. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oi, parabéns pelo post super completo, valeu o link, cheguei aqui pelo VnV.
Temos vôos da Copa saindo de BH também. Para Miami e Punta Cana. Tenho dois filhos pequenos e queria programar uma viagem com eles para um destes destinos, parando no Panamá. Quais hotéis vc recomenda para um day use, pernoite ou mesmo para uns dois dias nesta parada estratégica com os pequenos?
Oi Aline, fico feliz em saber que gostou do post. Nós já fizemos um day use no Continental numa viagem com as crianças, fica no centro da Cidade do Panamá. Ele tem ótimos quartos e a área da piscina é muito boa. Dá uma olhada na review que fiz sobre ele. https://cantinhodena.com.br/continental-hotel-casino-no-panama/. Qualquer dúvida é só perguntar que eu tentarei ajudá-la. Obrigada pela visita.
Eu adoro desbravar lugares assim como vocês! Principalmente cidades charmosas como essa!
Parabéns, seu post está super mega completo! Eu fiz conexão no Panamá na última viagem que fiz ao Canadá pela Copa Airlines e sem dúvida quis conhecer um pouco da cidade. Não dá para comparar o tour que você fez com o que eu fiz. Sem dúvida, vale a pena um dia para conhecer a região. Adorei
Sempre tive vontade de conhecer a Cidade do Panamá mesmo que fosse numa conexão longa. Gostei muito desse estilo de construção do Casco Antiguo e da pracinha com coreto. Não gosto desse calor ! Ótimo roteiro para uma estadia curta, beijocas,Lilian
Estive na Cidade do Panamá há muitos anos. A viagem era para Cuba com conexão no Panamá. Como imaginava que não planejaria uma viagem ao país, depois de 15 dias em Cuba, resolvemos ficar dois no Panamá. No dia que passeamos, pelo centro, observando os encantos de Casco Antiguo, estava chovendo. As ruas tinham pouco movimento. Um casal de europeus foi assaltado. Ainda assim, foi um passeio delicioso.
Tivemos uma das melhores experiência gastronômicas da vida, aí, no Casco Antiguo.
Ver os navios atravessando o Canal do Panamá é experiência espetacular! Passei uma tarde inteira vendo o vai e vem de navios. Quando estávamos caminhando do hotel para o ponto de ônibus, numa das áreas mais modernas da cidade, a polícia nos parou na rua, disse que era perigoso e que deveríamos tomar um taxi. Pegamos um tx até o ponto de ônibus.
Andar de ônibus na Cidade do Panamá foi uma experiência marcante. rsrs
Acho q dificilmente eu iria fazer uma viagem somente para o Panamá, mas amo a ideia de parar na ida e na volta pros EUA ou outro lugar da América Latina e aí aproveitar e conhecer o Canal do Panamá em um dos dias e a parte antiga da cidade no outro! Otimização de viagem pra conhecer mais lugares rs
Eu gosto muito de aproveitar conexões, mas ainda não fiz na Cidade do Panamá, e não conhecia Casco Antiguo. Essas horas de conexão, se bem aprovietadas, rendem boas experiências, né?
Com certeza Marcia, nós sempre que podemos escolhemos opções de voos com conexões longas para darmos uma olhada geral numa cidade e se gostarmos, planejamos uma volta com mais tempo.
Faz tanto tempo que estive no Panamá que nem me lembrava mais de tantas lindezas por lá. Lendo seu post fiquei com vontade de voltar! Bom demais
É muito rever lugares pelos através dos olhos dos outros, muitas vezes descobrimos detalhes que não vimos quando estivemos lá não é Marcela?
Tenho vontade de conhecer a Cidade do Panamá, acho super interessante e parece ser linda.
É uma cidade grande Ana,tem lugares bem interessantes para conhecer.
Que ótima essa possibilidade de fazer conexões na Cidade do Panamá pela Copa hein? Vou programar para sair de Recife quando for para os EUA e ficar uns dias no Panamá. Valeu pela dica
É sim Ana Carolina, a Copa tem voos com conexões na Cidade do Panamá partindo de algumas capitais do Brasil que possibilitam um passeio pela cidade.
Estou com viagem marcada para o fim do ano e não vejo a hora de chegar no Panamá. Acho que vou me apaixonar pelo Casco Antíguo, parece ser tão lindo! Obrigada pelas dicas
Casco Antiguo é lindo sim Marcella, para quem gosta de lugares históricos vale a pena conferir.
Eu adorei conhecer a cidade do Panamá e Casco Antíguo é um dos lugares mais bonitos da cidade. Adorei relembrar tudo através do seu post. Foi muito legal caminhar pelo Paseo de las Bódevas, apesar do calor absurdo que fazia hehehe
Nós adoramos conhecer centros históricos e Casco Antíguo na Cidade do Panamá foi o lugar onde escolhemos pernoitar para conhecer com mais calma e gostamos muito do passeio.