Pretende curtir um feriadão ou alguns dias das férias viajando com as crianças pelo Brasil? Veja aqui uma lista de alguns lugares onde já fomos com as nossas e que valeram muito a pena. Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, cujo tema é Descobrindo o Brasil com crianças. Escolhemos destinos no Nordeste: Salvador, Praia do Forte, Fortaleza, Pipa e Tibau do Sul para mostrar um pouco de nossa região que têm belezas naturais e porpocionam viagens deliciosas.

Quer saber sobre outros destinos onde já fomos com as crianças no Brasil? Entra nesse post.

Infelizmente, dependendo do destino, viajar pelo Brasil custa mais caro do que irmos para o exterior, e o Nordeste não fica de fora desse perfil, mas quando o tempo é pequeno, como um feriadão prolongado por exemplo, há lugares lindos e com muitas atrações para uma viagem em família, e vamos combinar, nosso Brasil tem muita coisa linda pra se ver e não podemos deixar de prestigiar nosso turismo local né gente? Então vou colocar aqui alguns destinos onde fomos incluindo dois que fomos numa única viagem.

Vamos à nossa lista de destinos, mais especificamente, pelo Nordeste. Garanto que é bom demais!

Viajando com crianças pelo Brasil

1 – Salvador

Fomos os 5 aqui de cada, minha mãe, minha irmã com as família e Alex, uma intercambista americana que estava em casa de Juliana, minha irmã. Aproveitamos um feriado prolongado de 3 dias e seguimos para Salvador.

Do grupo, nenhuma das crianças nem minha mãe conheciam a cidade.

Alugamos um carro para cada família, nos hospedamos num flat e fizemos um roteiro bem básico de turista.

  • Subimos para a Cidade Alta pelo Elevador Lacerda claro :). Acho imperdível, a vista lá de cima é show.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Salvador-8

  • Chegando lá seguimos a caminho do Pelourinho, passamos pelas figuras das baianas e baianos onde podemos tirar fotos ou pegar alguns acessórios para entrarmos no ‘clima’ baiano, dando um dinheirinho é lógico, foi uma farra pras crianças, adoraram.

Viajando com as crianças pelo Brasil

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Salvador-13

  • Mercado Modelo, almoçamos lá, onde tem opções muito boas para alimentação no primeiro andar. Passeamos pelo mercado, Arthur se sentiu em casa, pegou um mini bongô numa lojinha, sentou-se no chão e começou a tocar kkk. Minha mãe acabou comprando o instrumento pra ele.

Viajando com as crianças pelo Brasil

Viajando com as crianças pelo Brasil

  •  Visita ao Forte de São Marcelo. Trata-se de um forte na Baía de Todos os Santos que serviu como base militar durante as invasões holandesas e depois de algumas reformas, era o responsável pela guarda do porto e mais tarde serviu de prisão para alguns presos das várias revoltas que aconteceram durante o percurso de nossa história, um deles foi o general farroupilha Bento Gonçalves.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Salvador-2

  • Fica em frente ao cais e ao Mercado Modelo. O passeio é muito interessante, fizemos do meio pra o final da tarde para vermos o pôr-do-sol que é lindo. Seguimos num barco de madeira, estilo uma escuna. O marinheiro estava vestido com roupas de época, muito legal tem espadas a canhões para as crianças se distraírem. Durante o percurso, um guia fala sobre a história de Salvador.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Salvador-11

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Salvador-4

  • A vista da cidade é outro ponto forte desse passeio.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Salvador-10

  • Descemos no forte, ficamos nele por volta de 40 minutos. A visitação não demora muito.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Salvador-1

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Salvador-5

Soube que atualmente o forte está fechado para reformas devendo reabrir até o final desse ano. Tomara que seja assim mesmo, porque esse passeio é ótimo.

2 – Praia do Forte

Fica a 1 hora de carro de Salvador. Passamos 1 dia na praia mas em nossa lua-de-mel, ficamos 3 dias. Claro que a estrutura atualmente está bem melhor, além de grandes resorts com sistema all inclusive, as pousadas que eram bem simples e pequenas, hoje em dia estão muito melhores e oferecem estadias para todos os bolsos.

A praia é bem movimentada, tem muita gente sempre, mas dá pra dar um bom mergulho e andar pela areia. Nosso objetivo principal era levar as crianças para conhecerem o Projeto Tamar.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-praia-do-forte5

Para mais informações, clique aqui.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-praia-do-forte2

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-praia-do-forte3

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-praia-do-forte4

Foi uma dia delicioso, passeamos por todo o espaço e almoçamos lá mesmo, há opções de restaurantes, não são baratos mas servem uma boa comida e têm uma estrutura de chuveirão e banheiros para depois do mergulho no mar.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-praia-do-forte1

3 – Fortaleza

Nessa viagem foi o mesmo grupo da viagem a Salvador. Era a hora de mostrarmos a capital cearense às crianças. Aproveitamos outro feriado prolongado, pegamos um avião e seguimos para Fortaleza. Nos concentramos na cidade e no Beach Park, que indo com os pequenos não pode ficar de fora :).

Cada família alugou um carro e fomos mostrar a cidade às crianças.

  • Passamos um dia na Praia do Futuro, onde tem várias barracas com estruturas de apoio muito boas, não são simples barracas como normalmente encontramos nas praias por aí, são restaurantes à beira-mar que servem um cardápio bem variado, o famoso caranguejo cearense e dispõem de espaços muito bem estruturados, como toboágua pras crianças, redes e para nossa sorte conseguimos encontrar uma área reservada, coberta onde ficamos muito bem acomodados. Eu acho o mar dessa praia muito agitado, preferimos usufruir da estrutura das barracas.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Fortaleza-9

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Fortaleza-6

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Fortaleza-5

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Fortaleza-8

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Fortaleza-7

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Fortaleza-10

  • Assistir ao pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses na Praia de Iracema é uma atração simples, gratuita mas bem gostosa. A brisa da beira-mar é uma delícia e nos arredores há vários bares e restaurantes para quem quiser jantar pela região, além de ser uma bonita obra arquitetônica.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Fortaleza-4

  • Dragão do Mar. É um centro cultural com várias mostras e exposições, planetário e vários bares e restaurantes ao redor. Fica na Praia de Iracema. É um lugar com um astral muito legal, com muita gente jovem circulando, muitos artistas. Fomos num final de tarde.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Fortaleza-3

  • Mercado Central. São mais de 500 lojas de artesanato e tudo que envolve a cultura local. Para quem quer comprar uma rede ou uma bela toalha de mesa de renda é uma visita obrigatória.
  • Feira de artesanato à beira-mar na Praia de Meireles. Outro lugar onde se encontra artesanato local. Os preços são parecidos com os do mercado.
  • Beach Park. Esse não precisa de apresentação. Reservamos um dia inteiro para curtimos o parque até onde pudéssemos. Claro que agradou a todos, adultos e crianças se divertiram até o parque fechar as portas no final da tarde.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Fortaleza-2

  • Uma coisa que não pode deixar de degustada em Fortaleza, é o famoso camarão ao alho e óleo, e nós fomos na Budega do Poço que tem fama de ser o melhor da cidade. Não experimentamos outro, mas gostamos muito e indicamos.

Para mais informações, entre aqui.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Fortaleza-1

4 – Tibau do Sul

Vizinha à Pipa, Tibau do Sul é uma cidadezinha super calma que tem várias opções de hotéis que oferecem lindas vistas do mar e estrutura para quem quer curtir dias de descanso ou passar algumas horas do dia aproveitando os passeios às praias vizinhas.

Não contratamos guias nem passeios, fomos com outras 2 famílias de amigos de nosso filho caçula, cada família com seu carro mas sempre saíamos juntos para conhecermos a região.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Tibau-3

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Tibau-4

Viajando com as crianças pelo Brasil

Como Pipa, Tibau do Sul fica num alto de uma região de falésias. O mar é super azul mas em alguns pontos não dá pra tomar banho. O visual é encantador. O gostoso é sair de carro pela orla e ir parando nos pontos que proporcionam vistas lindas do oceano que é tem águas bem mornas por ali.

As crianças adoraram subir nos morros e descerem sentadas até embaixo, a questão é ter cuidado com a temperatura da areia e verem a roupa que estão :).

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Tibau-2

Ficamos num hotel muito bom, veja review aqui.

Uma dica é ir para Pipa, que fica a 6km, para passear no final da tarde ou começo da noite para ver o movimento e jantar Em Tibau há poucas opções para refeições, principalmente no jantar. É uma boa opção para quem quer conhecer Pipa mas não ficar no burburinho que a cidade sempre tem.

5 – Pipa

Já fomos várias vezes à Pipa, com e sem as crianças e sempre vemos lugares que ainda não tínhamos prestado atenção, ou que não havíamos passado, ou que são novidade como algum restaurante… é um lugar que sempre está em movimento, sempre com muita gente circulando pela rua principal, pelas praias, pelos vários bares, sorveterias.

Em nossas viagens pra lá, preferimos curtir lugares menos agitados durante o dia e à noite seguimos pra passear pela Avenida dos Golfinhos, que é a principal da cidade.

Vou me deter em nossa última viagem porque é mais atual e as crianças adoraram.

Ficamos numa pousada ecológica que amei, veja review aqui. A vista é uma coisa de tirar o fôlego, coisa bem comum em Pipa já que fica numa região com muitas falésias, mas pouquíssimas pousadas têm esse privilégio.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Pipa-11

Em Pipa há muitas agências de turismo e todos os hotéis e pousadas oferecem passeios de buggys, jipes, barco, mergulhos e tudo o que envolve o turismo praieiro. Para o turista que pretende usufruir disso tem muitas opções, mas eu confesso que pra quem vai ficar 2, 3 dias não vai curtir a praia se resolver fazer muitas atividades.

Como nós moramos no Nordeste numa cidade com praia e de quebra temos uma casa em São Bento/Maragogi, quando vamos a esses destinos, raramente contratamos esses serviços, preferimos usar nosso carro mesmo e ir desbravando o lugar ou apenas ficamos curtindo a praia.

  • Atividades ecológicas e de aventura fazem parte do turismo de Pipa. Dessa vez, fizemos uma pequena trilha de nossa pousada até a Praia do Amor, que é a nossa preferida. os meninos adoraram. Deixamos o carro na pousada e fomos pela trilha que tem cerca de 2km.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Pipa-8

O mar não é tão calmo, mas dá pra tomar banho e curtir embaixo de um guarda-sol em uma das várias barracas da areia. Quase todas têm chuveirão e banheiro.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Pipa-6

A praia é movimentada mas a faixa de areia é bem ampla, dá pra ficar numa boa sem estar grudado no pessoal do lado. Arthur viu um Slackline e não resistiu, ele adora essas coisas kkkk.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Pipa-7

  • Alugar um quadriciclo e ir às praias onde o acesso de carro é mais difícil é uma opção para ocupar os pequenos, não demora mais do que 1:30h e eles adoram. Ricardo alugou e foi com Arthur. Contratamos na pousada mesmo. Os preços variam de acordo com a época, mas custam em torno de R$ 120,00 com um guia.

Viajando com as crianças pelo Brasil

  • Assistir ao pôr-do-sol de um dos mirantes é outra coisa simples mas que não pode ficar de fora do roteiro de nenhum viajante que está em Pipa, e nessa pousada onde nos hospedamos durante um final de semana, tem o mirante mais badalado da praia. Qualquer pessoa pode ir até lá, basta pagar uma consumação mínima de R$ 20,00 por pessoa e ficar lá curtindo o visual ao som de boa música. Comento sobre isso no review da pousada :).

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Pipa-9

  • Para um dia diferente incluindo o almoço, indicamos o Camarão na Fazenda, fica em Sibaúma a poucos minutos de Pipa, perguntando todo mundo ensina como chegar e tem placas indicativas. É uma fazenda de cultivo de camarão que tem um restaurante que serve peixes e frutos do mar. O lugar é bem agradável. Tem aluguel de Stand up Paddle para andar num rio que beira o lugar e arco e flecha para as crianças. Os meninos quiseram testar o arco e flecha e foi difícil tirá-los de lá.

O ambiente é simples mas acolhedor. Estava fazendo bastante calor mas quem está numa região de praia não estranha certo? A comida é uma delícia e muito bem servida.

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Pipa-3

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Pipa-4

Viajando-com-criancas-pelo-Brasil-Pipa-10

Essas são nossas dicas de destinos viajando com as crianças pelo Brasil. Nos concentramos no Nordeste porque adoramos praia e as crianças geralmente gostam muito :). Alguns desses destinos que citei aqui podem ser visitados juntos, como Salvador e a Praia do Forte, Pipa e Tibau do Sul, por isso também os escolhi porque já que viajar em família é mais caro, podemos pensar em destinos próximos e aproveitarmos a mesma viagem :).

⇒ Planejamos conhecer as cidades históricas de Minas Gerais e o post sobre Tiradentes do blog Roteirando tem dicas ótimas.

Espero que nossas dicas inspirem outras família viajantes e venham conhecer um pouco desse pedaço desse país tão lindo onde vivemos.

Outros posts sobre viagem com crianças

Outras blogagens coletivas que já participamos:
Perrengues em viagens
Museum Week – Museu de História Natural de Viena
Top 5 de nossa wish list de viagens em família
Nossas 5 melhores viagens em família
Museum Week – Instituto Ricardo Brennand em Recife

Quer mais opções de destinos para descobrir o Brasil com as crianças? Segue uma lista dos blog participantes dessa blogagem coletiva. Não deixe de ver, com certeza dicas maravilhosas lhe ajudarão a decidir pra onde ir e o que fazer durante sua viagem.

1. Trilhas e Cantos:

http://www.trilhasecantos.com.br/2015/10/blogagem-coletiva-descobrindo-o-brasil.html

Serra da Canastra, São Miguel do Gostoso, Rota Ecológica, Serra Catarinense e Litoral Norte de SP

 2. E aí, Férias!:

http://www.eaiferias.com/2015/10/bc-descobrindo-o-brasil-com-criancas.html?utm_source=bc&utm_medium=bc&m=1

Beach Park, Portobello Resort & Safari, Vassouras Eco Resort, Sul de Minas

3. Rodando pelo Ceará:

http://www.rodandopeloceara.com.br/2015/10/blogagem-coletiva-descobrindo-o-brasil.html

Trilha Ecológica em Icapuí, Museu Brinquedim, Piscinas Naturais em Guajiru, Guaramiranga e Engenhoca Ecoparque

4. Malas e Panelas:

http://malasepanelas.com/descobrindo-o-brasil-com-criancas

Arraial d’Ajuda, Florianópolis, Cambará do Sul, Cruzeiro na costa brasileira e Gramado/Canela

5. Felipe, o pequeno viajante:

http://www.felipeopequenoviajante.com/2015/10/as-melhores-viagens-com-criancas-no-brasil.html

Gramado e Canela, Litoral da Bahia, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro

6. Viajando com Palavras:

http://viajandocompalavras.com/2015/10/18/blogagem-coletiva-descobrindo-brasil-criancas-destinos-nacionais/

Gramado, Paraty, Praia dos Carneiros, Cabo Frio, Belém

 7. Viajando em familia:

http://www.viajandoemfamilia.com.br/blogagem-coletiva-5-destinos-top-no-brasil-com-criancas/

Fortaleza, Caldas Novas, Foz do Iguaçu, Beto Carreiro e Salvador

8. Viagens que Sonhamos: 

http://www.viagensquesonhamos.com.br/2015/10/destinos-para-viajar-com-as-criancas.html

Gramado e Canela, Santa Catarina com Beto Carrero, litoral norte de Alagoas, Praia do Forte e Porto de Galinhas

9. Viajo Com Filhos: 

http://viajocomfilhos.com.br/2015/10/descobrindo-o-brasil-blogagem-coletiva/

Taipu de Fora, Bonito, Bombinhas, Pipa, Amazônia

10. Malas & malinhas:

http://malasemalinhas.com.br/2015/10/17/viagem-com-crianca-no-brasil/

Morro de Sao Paulo, Chapada Diamantina, Cidades Históricas de Minas Gerais, Fortaleza e Foz do Iguaçu

11. Carregando Malinhas: 
http://carregandomalinhas.com.br/5-destinos-para-descobrir-o-brasil-com-criancas/
Gramado e Canela, Ilha Grande, Lumiar/Mury/São Pedro da Serra,  Arraial do Cabo e Vitória e Vila Velha.

12 – Viajante em Tempo Integral:

http://www.tempointegralblog.com/brasil-com-criancas/

São Paulo, Rio de Janeiro, Gramado, Florianópolis, Natal

13 –  Viagem Simplesmente: 
http://www.viagemsimplesmente.com.br/2015/10/descobrindo-o-brasil-com-criancas.html
Bonito, Genipabú, Maceió, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçú.

14 – Os Caminhantes:

http://oscaminhantes.com/2015/10/descobrindo-o-brasil-com-criancas.html
Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Passa Quatro, Nobres e Pq. Estadual Intervales

15- Viajar hei:
http://www.viajarhei.com/2015/10/descobrindo-o-brasil-com-criancas.html
Gramado e Canela, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, Porto Seguro, Chapada dos Veadeiros

16 – Passeiorama:
http://passeiorama.blogspot.com.br/2015/10/blogagem-coletiva-descobrindo-o-brasil.html 

Rio, Piauí, Curitiba, Maragogi, João Pessoa

17 – Baianos no Polo Norte:
http://baianosnopolonorte.com/blogosfera/descobrindo-o-brasil-com-criancas/
Salvador, Praia do Forte, Mangue Seco, Península de Maraú e Boipeba

18 – Mezzo Mondo:  

http://www.mezzomondo.com.br/descobrindo-o-brasil-com-criancas/

19 – Vida de Viajete:  

http://vidadeviajete.com/lugar-para-viajar-com-crianca-no-brasil/

20 – Dicas da Rege:

http://dicasdarege.com/2015/10/18/viajando-com-criancas-pelo-brasil/

Florianópolis, Gramado, Balneário Cmaboriú

21 – Para a Disney e Além:  

http://www.paraadisneyealem.com.br/2015/10/blogagem-coletiva-top-5-destinos.html

22 –  Dias viajando por aí:

http://diasviajandoporai.blogspot.com.br/2015/10/descobrindo-o-brasil-com-criancas.html

Conservatória, Campos do Jordão, Serra Gaúcha, São Miguel do Gostoso e Galinhos

23 –  Ir, Ver e Viver o Mundo: 

http://www.irvereviver.com.br/2015/10/descobrindo-o-brasil-com-criancas.html

Pelotas, Lages e Serra Catarinense, Florianópolis, Morretes e Ilha do Mel

24 – Diario de Viagem:

http://www.diariodeviagem.com/photo/destinos-sul-brasil-com-criancas/

Celso Ramos, Mariscal, Beto Carreiro, São Paulo e Foz do Iguaçu

26 – Família Viagem:

http://www.familiaviagem.com.br/2015/10/19/blogagem-coletiva-descobrindo-o-brasil-com-criancas/

Beach Park Resort (Aquiraz/CE), Curitiba (PR), Itú (SP), Olímpia (SP) e São Paulo (SP)

27 – DesempilhadosTati Rosa Domingues

http://www.desempilhados.com/2015/10/top-5-destinos-nacionais-descobrindo-sao-paulo-com-crianca-museu-mis-brasileira-restaurante-comer-roteiro.html

Roteiro em São Paulo

28 – Viajando de Carro: Rosângela De Leon Veleda De Souza

http://viajandodecarro.com.br/descobrindo-o-brasil-as-viagens-que-fizemos-em-familia-pelo-brasil/

Missões do RS, Foz do Iguaçu/PR, Recife/PE e Minas do Camaquã/RS

Para compartilhar no Pinterest

Viajando com as crianças pelo Brasil

Viajando com as crianças pelo Brasil
Viajando com as crianças pelo Brasil