Fazer conexão no Panamá virou hábito para nós, como temos boas opções de voos da Copa Airlines partindo aqui de Recife, os voos com paradas no país são sempre muito bem vistos pelos viajantes que moram aqui e nós particularmente, gostamos muito dos serviços prestados pela empresa, até agora não temos queixas.
Veja aqui o review de um voo nosso com a Copa e aqui quando fomos com as crianças e solicitamos menu kids.
O tempo de conexão varia de acordo com a cidade de destino, já ficamos 2 horas, 4 horas e por 3 vezes, 7:30h. No entanto, nas conexões com menos de 5 horas não saímos do aeroporto, não daria tempo para fazermos nada porque o aeroporto fica longe do centro e das principais atrações da Cidade do Panamá.
Em outras viagens com mais tempo, já experimentamos passear pela cidade contratando um transfer e já usufruimos de um day use num hotel para descansarmos.
⇒ Leia também Os encantos de Casco Antiguo
Ainda não havia comentado sobre nosso passeio quando fomos a primeira vez porque foi um perrengue e perdi o entusiasmo para relatar aqui, contudo como na última viagem com a família fizemos novamente e deu tudo certo, vou contar tudo direitinho :).
Nossa dica durante uma conexão no Panamá é contratar um transfer antecipadamente e ir direto para o Canal do Panamá, mas sabemos que dá para contratar o passeio chegando ao aeroporto, nós preferimos chegar lá com tudo já reservado.
É uma visita muito interessante e como o percurso do aeroporto até lá leva uns 40 minutos, dependendo do trânsito, que diga-se, é bem complicado, dá pra ver uma boa parte da cidade.
O perrengue com o transfer
Da primeira vez que contratamos um transfer com essa finalidade, foi quando fizemos nossa primeira viagem em grupo, veja aqui o resumo dessa viagem e que gerou uma série onde outras pessoas comentaram sobre experiências que tiveram.
Tivemos indicação de uma conhecida de meu cunhado que é panamenha e era amiga de uma pessoa que trabalha com transfer lá, entramos em contato por email e fechamos. Mas quando chegamos a coisa foi complicada. O nome dele é Gilberto Rosario.
Resumindo…. Éramos 8 pessoas, entretanto ele nos dividiu em 2 grupos de 4 pessoas, um ficou no carro com ele (nós e minha irmã com meu cunhado) e no outro os outros 2 casais que foram guiados pela esposa dele.
O problema foi que ela não sabia como chegar até o canal, terminou entrando numa favela, houve um certo pânico por parte das nossas amigas e resolveram voltar.
Porém nós não estávamos sabendo de nada. Perguntamos por eles e Gilberto dizia que estavam a caminho, vimos que ele atendeu algumas ligações mas não nos dizia nada concreto, até que quando chegamos no canal ele nos disse que o pessoal havia desistido do passeio e voltado para o aeroporto.
Não estranhamos muito porque vimos que um dos casais estava muito interessado em fazer algumas compras no aeroporto que é um verdadeiro shopping, assim, fomos para nossa programação. Até aí tudo bem….
O que fazer durante uma conexão (curta) no Panamá
Grupo de adultos
Um pouco sobre o canal para vocês entenderem a importância dele pra o Panamá.
Desde 1904 os Estados Unidos tinham o arrendamento perpétuo sobre o Canal do Panamá, porém depois da Segunda Guerra Mundial, os panamenhos começaram a protestar sobre essa posse.
Durante alguns anos a administração do Canal passou a ser dividida entre os 2 países, até que no dia 16 de junho de 1977, os Estados Unidos assinaram um tratado dando posse total ao Panamá, que a partir de 31 de dezembro daquele ano passou a ser totalmente administrado pelo governo local.
Chegamos às 16:55h e o museu fechava às 17h, não conseguimos entrar. Então entramos apenas para vermos o canal.
Não caminhamos muito pelo espaço, tivemos acesso ao restaurante que tem um terraço que dá de frente para o canal e tivemos a sorte de um navio estar entrando.
É muito interessante, as compotas se abrem para a água passar do lado mais fundo para o mais raso para dar a profundidade adequada para o navio passar. Resumindo grosseiramente, é isso que acontece.

Vejam que a largura do navio é praticamente a mesma do canal, ele passa bem rente, é tudo muito planejado
Ficamos cerca de 1 hora no canal, saímos e fomos lanchar perto dali. Já havia escurecido e como estávamos sem o grupo e sem ter contato com eles, resolvemos dar uma volta rápida de carro e voltarmos para o aeroporto.
Pagamos U$ 40 por pessoa e o grupo do outro carro não havia pago o valor total para a esposa de Gilberto, ele nos comunicou e nós completamos.
Saímos do carro e fomos nos encontrar com o grupo. Eles estavam muito chateados e foi quando nos contaram os detalhes. Nós estávamos totalmente inocentes na história, mas isso gerou uma chateação no final da viagem, infelizmente…
Conexão no Panamá em grupo com crianças
Dessa vez contratamos o mesmo transfer que nos levou ao hotel quando fomos com as crianças para Las Vegas. O nome dele é Isaías. Pagamos U$ 200 por uma van para as 10 pessoas do grupo.
Entrei em contato com ele por WhatsApp pois eu tinha guardado o cartão de visita dele e tinha o número. Para quem tiver interesse: +507. 6078.4519.
Nosso destino era o canal, queríamos conhecer o museu e mostrar tudo para os filhos.
E dessa vez, em nossa conexão no Panamá deu tudo certo!!!!
Era pouco antes das 10h da manhã, ficamos quase 1 hora na imigração porque demoraram para liberar minha sobrinha, o namorado dela e Victor, meu filho mais velho, mas deu tudo certo, sem estresse.
Seguimos para o canal. A entrada do prédio estava em reforma, tivemos que subir as escadas andando mesmo porque a rolante estava em manutenção.
Nos dirigimos logo para a bilheteria do museu. Não havia filas.
Os ingressos custam U$ 15 adultos e U$ 10 crianças entre 6 e 12 anos.
Quando entramos vimos que estava bastante cheio, havia uma fila para entrar na sala de projeção onde passa um filme explicando sobre o canal, são seções em espanhol e em inglês em horários diferentes, na entrada tem um quadro com os horários.
Nós entramos e nos acomodamos, é bem grande e parece uma sala de cinema, agora é muuuito frio lá dentro.
O filme dura 20 minutos e vale muito a pena assistir.
Saindo de lá entra-se no museu propriamente dito, mas vejam, não é obrigatório assistir ao filminho não tá? Pode-se entrar direto no museu.
São 3 pavimentos muito bem montados. Toda a construção e funcionamento do canal estão muito bem representadas em painéis, vídeos, fotos, maquetes, alguns setores interativos, os meninos adoraram o passeio.

Nesse equipamento, o visitante entra, coloca idade e peso e ele calcula o volume de água do corpo. José Ricardo testou.

Esse ‘portão’ simula o movimento feito para o navio passar

Simulador. Sempre cheio de gente, ele mostra como se faz para manobrar o navio para entrar no canal
Saindo de lá fomos para o terraço panorâmico que mostra o canal em toda sua extensão.
Uma pena que não tivemos a mesma sorte da conexão anterior, o próximo navio seria 4 horas depois, não poderíamos esperar, infelizmente os meninos não viram o funcionamento real no canal.
Quando saímos de lá fomos almoçar num shopping perto, o Albrook Mall, de lá seguimos de volta para o aeroporto.
Aconselho pensar em fazer esse passeio numa conexão no Panamá de no mínimo 7 horas, lembre-se que mesmo sem precisar fazer checkin nem despachar malas, precisará passar pela imigração que não leva menos de 40 minutos.
Tem o trânsito que, pelo menos nas horas que andamos pela cidade, foi sempre bem agitado. E olha que já fizemos o percurso no final da tarde, no começo da manhã e à noite. Para não ter imprevistos, o ideal é chegar ao aeroporto pelo menos 1:30h antes do voo.
⇒ Fique atento que os portões sempre mudam, nunca embarcamos pelo portão indicado nos bilhetes, não deixe de conferir nos painéis espalhados pelo mall.
Em todas as nossas paradas com passeios na Cidade do Panamá, o clima estava abafado, com céu fechado, um calor esquisito, sabe quando ficamos pegajosos sem suar?
Fica a dica do que fazer durante uma conexão no Panamá e se estiver com crianças então, não pense duas vezes, vale muito a pena. Vimos muitas famílias apesar do transtorno das obras ao redor do prédio do museu.
Dicas do que fazer em conexões em outras cidades
Agora nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hurb
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Deve ser bem interessante aproveitar essa conexão no Panamá. dá para conhecer e fazer um monte de coisas! Muito legal, valeu pela dica!
Dá sim Sonia, é uma forma de conhecermos um pouco algumas cidades.
Que legal Na. Não tinha ideia da possibilidade de aproveitar uma conexão do Panamá. E melhor ainda, uma dica dessas ainda com indicação positiva. Muito bom. Adorei. Serve de alerta de cuidado também para quando contratarmos serviços, ne´.
Sempre que viajamos com a Copa escolhemos conexões mais longas, é uma forma de dividirmos a viagem, é quase um stopover 🙂
Adorei suas dicas do que fazer no Panamá em uma conexão de poucas horas. Realmente usamos muito a Copa e sempre ficamos presos no aeroporto, agora não mais. Obrigada porcompartilhar.
Que bom que lhe deu opções, fico feliz em saber que o post foi útil.
Interessante essa conexão no Panamá. O canal, o museu, o filme, muita informação.
É sim Silvia, dá pra aproveitar bem o tempo numa conexão na Cidade no Panamá, mas o ideal é chegar lá com tudo programado para otimizar o tempo.
Que sonho conhecer o Panamá, mesmo que seja rapidinho numa conexão! Estou vendo um voo para os EUA justamente com parada lá e acho que vai ser uma boa! Obrigada pelas dicas
Aproveita Marcela, dá pra ver muita coisa na cidade durante uma conexão sim.
Nunca viajei de Copa, mas essa opção de fazer uma conexão no Panamá me pareceu ótima. Sua dica de já viajar com o passeio contratado saindo do aeroporto é muito importante, para não perder um tempo importante com cotação e pesquisa no aeroporto, não é?
Exato, indo com a Copa é sempre bom ver a disponibilidade de uma conexão mais longa, assim dá pra dar uma volta pela Cidade do Panamá se programar com antecedência.
Este é um exemplo de post bem útil e que nem sempre é fácil de encontrar, que são roteiros de poucas horas. Fiquei com imensa vontade de conhecer o Panamá.
Fico muito feliz em saber disso Patrícia.
Adorei essas dicas do que fazer numa conexão no Panamá! Gosto de viajar com tudo bem planejado e seu blog tem me ajudado muito. Obrigada mesmo!
Também prefiro viajar com tudo ou quase tudo planejado.
Que chato esse problema com o transfer hein? Por isso gosto de ler dicas de viajantes, assim tento evitar perrengues em minha viagem. Valeu pelas dicas
Foi sim, mas pelo menos na outra viagem deu tudo certo.
Seu artigo caiu como uma luva aqui! Vai me ajudar a curtir o tempinho livre que vou ter no aeroporto da Cidade do Panamá. Obrigada por compartilhar
Ótimo, é sempre bom ter uma ideia de como se ocupar numa conexão longa né?
O canal do Panamá me lembra as aulas de Geografia na escola! Acho importantíssimo ler sobre as experiências de outras pessoas em casos como esse, especialmente quando o tempo é curto como numa conexão.
Esse sistema de comportas do canal do Panamá é bem parecido (mas em uma dimensão muito maior) com o do rio Tietê em Barra Bonita, no estado de SP. É muito interessante ver como funciona bem e é uma experiência muito bacana com as crianças.
Foi uma experiência muito interessante para as crianças Cintia, eles saíram comentando e contaram aos amigos o que viram quando voltamos.
Esse post vale ouro né, principalmente para quem gosta de aproveitar as conexões pra conhecer lugares diferentes. Inclusive não imaginava que tinha tanta coisa legal no Panamá kk
Isso Izabela, a Cidade do Panamá pode surpreender :).
Que interessante suas dicas e informações sobre a conexão no Panamá, de fato tenho interesse em conhecer esse destino, suas dicas vão ajudar.
Vale a pena aproveitar uma conexão longa para conhecer um pouco do Panamá Ana, fizemos algumas e conhecemos aos poucos o que a cidade tem a oferecer.
Sua postagem me deu vontade de fazer uma conexão no Psnamá.
Jura? Que bom Sylvia, fizemos algumas e conseguimos conhecer um pouco a cidade aos poucos.