Quer saber mais sobre o que fazer em San Andrés? Então está no post certo, vou mostrar como é o passeio a Haines Cay e Acuario. Dois lugares que podem ser visitados no mesmo passeio sem pressa.
Comentei em outro post, que a maioria das pessoas compra nas agências de turismo a visita ao Acuario no mesmo dia da ida a Johnny Cay, mas que essa não é a melhor opção porque os 2 lugares merecem uma visita com calma, e nesse caso, ambos são comprometidos, mas pra quem está com o tempo apertado, ok, vai curtir também, será mais corrido mas vale a pena sim.
Tentamos comprar esse passeio no balcão de turismo de nosso hotel, mas não tinham essa opcão, então resolvemos que iríamos procurar a Cooperativa de Transportes Marítimos que oferece várias saídas diárias para o Acuario. Como não sabíamos exatamente onde ficava, durante nosso passeio pela Zona Rosa no dia anterior, procuramos e encontramos a cooperativa. Quando chegamos estava fechada, mas uma moça que estava por lá nos informou que voltássemos no outro dia por volta das 8:30h da manhã. Nos programamos pra isso.
A Cooperativa fica à beira-mar bem perto do peatonal = calçadão da Avenida Providencia, logo que chegar lá, tem uma grande loja La Riviera de esquina, basta seguir na calçada ao lado da areia que logo verá a casinha amarela onde funciona a Cooperativa.
Quando chegamos foi bem simples contratarmos o passeio, dissermos que queríamos ira para o Acuario sem Johnny Cay, pagamos 10.000 COP = 3,70 U$ por pessoa e ficamos esperando para sermos chamados.
No hotel, o passeio Johnny Cay + Acuario + Mantarrais (ver e tocar em algumas arraias) estava sendo oferecido por 35.000 COP = 13 U$ por pessoa.
Éramos dois grupos saindo simultaneamente, um que iria logo para Johnny Cay e outro direto para o Acuario, fomos devidamente separados e direcionados para nosso barco. Era exatamente igual ao que fomos para Johnny Cay, mesma estrutura, tamanho e a mesma obrigatoriedade de usarmos coletes.
O que percebemos nos passeios, é que muitas pessoas querem entrar no barco e sentar em qualquer banco, mas os marinheiros não permitem, vão falando o tempo todo para passarmos pra os bancos da frente, e enquanto isso não acontecer eles não param de falar insistentemente, então se quer ficar mais no meio ou no fundo do barco, vá ficando por ‘ultimo na fila que geralmente formam para o embarque.
Bom, foram menos de 10 minutos até chegarmos ao Acuario. O tempo estava aberto mas ameaçando chover, coisa que vimos que é muito comum em San Andrés, praticamente todos os dias choveu um pouquinho mas logo o tempo abría novamente.
Vimos que o Acuario estava lotado de gente, então resolvemos fazer a travessia para Haines Cay para conhecermos a ilha e torcermos para a população sair para Johnny Cay.
A travessia é super tranquila, o mar é bem calmo, tem um pouquinho de correnteza, mas nada que cause medo ou perigo. São uns 100m até o outro lado, mas se tiver com bolsas, suspenda pra não molhá-las. Na saída do barco, o marinheiro nos orientou a não passarmos das cordas de sinalização na travessia, porque era por onde os barcos passavam.
Chegamos ao outro lado e fomos dar uma volta na ilha, é bem pequena, em 10 minutinhos dá pra contorná-la toda, levamos mais tempo porque paramos para tirar fotos.
Eu sabia que haviam restaurantes na ilha, mas não sei porque, no dia que fomos estavam todos fechados.
Como dá pra ver, Haines Cay tem estrutura para se passar 1 dia todo. Os restaurantes ficam próximos uns aos outros e todos com mesas e cadeiras/ bancos e alguns com espreguiçadeiras, acredito que pra aluguel.
Vimos uma placa com orientações de segurança no lado da ilha que fica de frente para o Acuario.
Ficamos um tempo apreciando a paisagem, o mar, vendo as pessoas chegando e saindo, algumas alugaram os pedalinhos, cobram 7.000 COP = 2,60 U$, mas o engraçado é que eles são puxados por um rapaz kkkkk, pelo que percebi, ninguém ‘pedala’.
O tempo foi fechando mais, o sol deu se escondeu. Enquanto fazíamos uma horinha de olho na ‘lotação’ do Acuario, fiz um pequeno vídeo para o Periscope. Precisei cortar o final porque umas pessoas começaram a conversar e eu precisei respondê-las, nada a ver a conversa ser publicada aqui né? Eram perguntas sobre coisas que já escrevi nesse post :).
Resolvemos então voltar para o Acuario. Nosso barco partiria às 12:30h. Chegamos na ilha pouco antes das 10h. Já eram quase 11h e queríamos aproveitar o Acuario o máximo possível.
Tomamos uma cerveja antes de irmos para o Acuario e registramos Haines Cay lá no fundo.
Nossa estratégia deu certo, quando voltamos o Acuario estava bem mais vazio e a maioria das pessoas estava fora do mar, aguardando seus barcos, o que mais ouvíamos eram os barqueiros chamando pelos grupos.
Seguindo a orientação da pessoa que nos recebeu na ilha, deixamos nossa bolsa num guarda-volumes numa barraca que fica logo em frente ao lugar onde desembarcam todos os barcos. Esse que escolhemos tem chave, colocamos nossa bolsa lá e recebemos uma chave presa num cordão grande e Ricardo amarrou no punho. Pagamos 5.000 COP = 1,85 U$.
Em frente a essa barraca, tinha um guarda-sol com sapatilhas para alugar e pra vender, assim como snorkel e máscaras de mergulho. Tudo bem improvisado.
Dica importante: Deixem suas bolsas nesse lugar porque tem chave, do lado direito há um bar grande, com terraço que também tem armários, mas sem chaves e enquanto estávamos lá, soubemos que um casal havia sido roubado, deixaram a bolsa nele e quando foram pegar de volta, não estavam a carteira do rapaz, nem o celular e muito menos a câmera fotográfica :(.
Bom, seguimos para a parte de trás dessa estrutura que é onde fica o tão esperado Acuario. É super raso, não chega a 1m de profundidade e ainda tem uma pedra no meio no sentido horizontal. É bom passar pra o outro lado, foi onde vimos peixes maiores.
Vejam nessa foto o que falo. O rapaz está em pé sobre a pedra, mas do lado esquerdo há outra maior que separa o mar mais bravo, não tem perigo ok?
A água é impressionante, o que vimos lá embaixo é de tirar o fôlego, os peixes nadam ao nosso lado com muita tranquilidade, parece que não tem ninguém estranho por ali.
Ricardo queria descer mais, apelou para uma pedra, na falta de um cinto pra mergulho, ele se agarrou numa e ficou mais no fundo.
É ali onde as pessoas se reúnem para o chamado Mantarraias, o encontro com várias arraias, é pago por fora e tem um horário pré-determinado. Não tínhamos curiosidade, e pra nossa sorte, vimos algumas nadando perto de nós. Um brasileiro que conhecemos lá pagou e só viu 1 grande, alisou e pronto. Sinceramente, não vejo nada de mais nessa atração O gostoso do Acuario é ver os peixes tranquilamente pra lá e pra cá.
Estando no Acuario, essa é a vista da ilha.
Vimos que nossa hora se aproximava, saímos do mar e nos encaminhamos para pegar nossa bolsa. Nos secamos e ficamos aguardando o chamado para seguirmos para nosso barco, Percebemos que outros tipos de barco chegam na ilha, acho que são barcos particulares, contratados por pequenos grupos.
Fomos chamados e seguimos de volta para San Andrés. Adoramos o passeio a Haines Cay e Acuario e achamos até bom o sol ter dado uma folguinha nesse dia, mas não pensem que o calor amenizou não tá kkk?
O passeio é uma delícia, mas de todos que fizemos, esse foi o que achamos com mais muvuca, muita gente, mais barulho, mas como tivemos paciência e esperamos as pessoas seguirem para Johnny Cay, quando fomos para o Acuario conseguimos desfrutar muito bem dele. Fica a dica :).
Dicas importantes para esse passeio a Haynes Cay e Acuario
– Não deixe de levar as sapatilhas;
– Mesmo quem não sabe nadar pode curtir tanto o Acuario como atravessar para Haines Cay, o mar é bem tranquilo e rasinho (claro que crianças acompanhadas);
– Não deixem as bolsas nos armários sem chave de jeito nenhum;
Mais sobre essa viagem:
Veja aqui o planejamento detalhado dessa viagem
Como é voar com a LAN
GHL Capital, excelente opção de hotel para uma noite de conexão em Bogotá
6 motivos para ir a San Andrés
Review do GHL Hotel Sunrise em San Andrés
Tudo sobre a ilha de Johnny Cay
Agora nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hurb
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Esse passeio eu não posso perder. O engraçado q sem ter lido o post, tinha planejado o passeio dessa forma (Acuario + Haines Cay). Foi pq vi no mapa q as ilhas são próximas. Cynara, os primeiros passeios sempre saem às 8h30′? E a saída das ilhas sempre são às 15h30? Obrigado!
Saulo, nós não contratamos com nenhuma operadora, fomos direto à Cooperativa dos pescadores, se lá, saem barcos a cada hora. Uns vão direto para o Acuario e outros vão direto para Johnny Cay. O que sai da ilha às 15:30h é o passeio que faz o Matarraias, que é o encontro com as arraias que nós não fizemos. Se você contratar com operadoras, elas fazem Acuario + Johnny Cay no mesmo dia. Há outra opção que é sair para a ilha às 15:00h para ver o Mantarraias e fica lá um tempo. Como Acuario e Haines Cay são muito próximas, ficando 1 hora já dá pra aproveitar mas se você gostar de tomar banho de mar e mergulhar, reserve uma manhã, que foi o que nós fizemos. Fomos de barco para Acuario, atravessamos para Haines Cay e quando vimos que os barcos estavam pegando as pessoas para levar para Johnny Cay, voltamos para o Acuario e fomos mergulhar. Nosso barco estava marcado para às 12:30h, mas saímos perto das 13h. Veja meu relato sobre Johnny Cay, nele comento sobre a opção de ir num dia para essa ilha no começo da manhã e em outro fazer Acuario e Haines Cay, se aproveita muito mais.
https://cantinhodena.com.br/tudo-sobre-johnny-cay-uma-ilha-proxima-a-san-andres/. Sinceramente não vejo nada de mais em ir pra Acuario para ver o Mantarraias, nós vimos arraias mergulhando mesmo, o que eles fazem é pegar algumas para os turistas tocarem, tirarem fotos, acho sem graça, é muito mais proveitoso ficar mais tempo nas ilhas aproveitando o mar. Os barcos da cooperativa são exatamente iguais aos das operadoras de turismo.
Oi! Sou eu novamente!
Me tira mais uma dúvida, você comprou um chip para o seu celular? Vi que você fez videos para o periscope e queria saber se comprou um chip, como foi, quanto foi e aonde?
Obrigada
Oi, compramos o chip lá mesmo, nesse post dou mais detalhes. https://cantinhodena.com.br/2015/06/planejamento-de-uma-viagem-a-dois-para-san-andres/
Boa tarde!! Gostaria de saber se vocês levaram snacks para comer no Acuario, visto que os restaurantes estavam fechados.
Obrigada.
Olá Letícia, não levamos lanche, ficamos umas 2 horas no Acuario, não sentimos fome. Os restaurantes estavam fechados mas 2 bares menores estavam abertos, tinham bebidas e alguns salgados industrializados (tipo Elma Chips).
Vou pra lá no começo do ano e estava em dúvida se fazia esse passeio a Haines Cay e Acuario. Seu artigo me ajudou a decidir 🙂 obrigada pelas dicas!
Que legal, você vai adorar. Boa viagem :).
Cynara, deu pra sentir o vento daqui! Em que época vocês foram? Nossa, é gente pra todo o lado, né? Como nunca pesquisei sobre San Andres, não conhecia o Acuario, obrigada por compartilhar.
Fomos em agosto Marcia. Tem lugares com muita gente sim, outros nem tanto.