Vi em vários blogs relatos sobre Sausalito, estava com receio de não conseguir incluí-la em nosso roteiro já que ficaríamos apenas 3 dias em San Francisco, uma cidade grande e com muito para conhecer, mas conseguimos ir. Foram poucas horas mas valeram cada segundo. Veja nosso planejamento com o roteiro detalhado aqui.

Inicialmente eu planejei (digo ‘EU’ porque a tarefa de planejar o roteiro ficou comigo),  alugarmos bicicletas, atravessarmos a Golden Gate Bridge e chegarmos até Sausalito, mas fui voto vencido, como era uma viagem em grupo, tivemos que ajustar as ideias.

⇒ Gostamos tanto de Sausalito que resolvemos voltar em outra viagem. Post atualizado com mais informações depois de voltarmos com mais tempo :).

Sobre Sausalito

Essa cidadezinha cercada pela chamada Área de Recreação Nacional da Golden Gate que é protegida pelo governo federal possui 5,8km², onde 4,6km² são de terra e 1,3km² de água. Com pouco mais de 7.000 habitantes distribuídos em cerca de 4.500 residências, Sausalito já serviu como estaleiro durante a Segunda Guerra Mundial, já foi estação final do transporte público rodoviário, ferroviário e das balsas, hoje é um dos destinos turísticos para quem visita a Califórnia, especialmente San Francisco pela sua proximidade com a cidade.

Sausalito-vista

Como chegar em Sausalito

Na primeira vez

Após seguirmos nosso roteiro conforme planejado até chegarmos à Golden Gate Bridge, paramos para resolvermos se iríamos ou não atravessá-la e caso positivo, como? Conversa vai, conversa vem, e resolvemos fazer a travessia a pé.

A ideia inicial era atravessarmos a ponte de táxi e chegarmos até lá, mas como resolvemos ir a pé, precisávamos ver como chegarmos até Sausalito. Do outro lado da baía chegamos a um mirante que fica logo depois da ponte, tem banheiros, estacionamento e uma vista linda da ponte e de San Francisco, a questão agora era como chegarmos a Sausalito.

Eu sabia  que existia um ônibus, mas não vimos nenhuma parada, então perguntamos a um funcionário do mirante, ele disse que seguíssemos à direita que logo encontraríamos uma parada de ônibus. Fizemos isso e lá estava ela, mas não havia nenhuma informação sobre horários.

Sausalito-onibus

Na plaquinha no poste mostra as rotas que passam, mas nada de horários

Como estávamos com celular com chip EasySim4U, pesquisamos na internet e vimos que em 15 minutos passaria um ônibus, tivemos sorte, porque se tivéssemos chegado depois desse tempo, seria mais 1 hora de espera, e com certeza não iríamos conhecer Sausalito. Fica a dica, o ônibus passa a casa hora :).

Enquanto estávamos esperando, um casal estava voltando, haviam desistido da viagem, estavam rodando a mais de 30 minutos em busca de um transporte, perderam muito tempo.

Pegamos o ônibus, pagamos U$ 2 por pessoa e seguimos para nosso destino. É bem perto, menos de 15 minutos e estávamos na rua principal da pequena cidade.

Na segunda vez

Como já havíamos atravessado a Golden Gate a pé, resolvemos ir de ônibus direto de San Francisco. Saímos do SFMOMA e pegamos o ônibus número 30 na Mission Street. Pagamos U$ 6,50 por pessoa ida e volta. O ticket é pago direto ao motorista mas guarde com cuidado porque vale para ida e para a volta.

Fomos direto até Sausalito, a viagem durou cerca de 45 minutos. O dia estava chuvoso mas foi um trajeto muito tranquilo.

Ainda há a opção do ferry que parte do final da Market Street, veja detalhes aqui, de táxi, de bicicleta, alugando um carro, no ônibus turístico de 2 andares ou ainda num dos diversos tours turísticos que partem de San Francisco. Não tem desculpa para não ir :).

O que fazer em Sausalito

A cidade é uma graça, tudo extremamente organizado, limpo, a baía de um lado e do outro lojas, restaurantes, residências.

Sausalito - bate e volta de San Francisco

Sausalito-ruas1

Sausalito-ruas4

Sausalito - bate e volta de San Francisco

Na primeira vez

Nosso objetivo era almoçarmos lá, tínhamos indicação de um restaurante, o Seafood Peddler, colocamos no GPS do celular e descemos do ônibus na parada mais próxima a ele. Seguimos em direção à baía e chegamos.

Sausalito-entrada-restaurante

Já passava das 13h, estávamos com fome e cansados, havíamos andado um bocado. Há uma área externa que estava lotada, então fomos levados para o primeiro andar.

O restaurante é bem grande, decorado com muita madeira, um ambiente muito aconchegante e super iluminado pela luz natural que entra pelas grandes janelas que circundam todo o salão. Estava bem cheio, mas tirei as fotos na saída quando já estava bem vazio :).

Sausalito-salao1

Sausalito-salao2

Sausalito-salao3

Sausalito-salao4

Das janelas…

Sausalito-barcos2

Fomos direto nos acomodar numa mesa e brindarmos a mais um dia de viagem.

Sausalito-vinho

Começamos experimentando um caldo de frutos do mar, é servido inicialmente num copinho apenas para degustação, se aprovado, vem num prato de sopa. Todos adoramos! U$ 9.

Sausalito-sopa

Sausalito-mesa

Consultamos os horários dos ônibus de volta para nos programarmos, vimos que se quiséssemos continuar nosso roteiro, teríamos que almoçar sem muita conversa. O próximo ônibus seria às 15h.

Fomos então para os pedidos:

Colossal Gulf Scampi Praws, U$ 24,99 (meu cunhado)

Sausalito-pedido1

Mixed Grill, U$ 28,99 (meu)

Sausalito-pedido2

Broiled 3 Canadian Lobster Tails, U$ 35,99

Sausalito-pedido3

Herbed  Owen Roasted Salmon Filet, U$ 23,99

Sausalito-pedido4

A sobremesa ficou para a próxima vez, não cabia mais nada, os pratos são bem fartos e depois do caldo com o pãozinho não havia espaço para mais nada.

Na saída registrei o espaço externo que estava vazio.

Sausalito-restaurante-terraco

Endereço: 303 Johnson st.

Horário: SEG – QUI: 11:30am – 9pm​​
SEX e SAB: 11:30am – 10pm​
DOM: 11:00 – 9pm
Happy Hour 7 dias da semana

Site: www.seafoospaddler.com

Para voltarmos atravessamos a rua e pegamos nosso ônibus do lado oposto ao que descemos e seguimos para San Francisco.

Sausalito-rua

Na segunda vez

Reservamos a parte da tarde de um dia para Sausalito dessa vez, saímos do museu com a intenção de passearmos com calma pela cidade e almoçarmos em outro restaurante para conhecermos outros sabores.

Quando chegamos chovia mas logo depois São Pedro resolveu abrir as portas. Fomos caminhando pela rua principal sem destino, queríamos ver mais da cidade já que da primeira vez não tivemos tempo por causa dos horários do ônibus. Porém a chuva aumentou e antecipou nossos planos, tivemos que seguir à procura de um restaurante para almoçarmos logo e depois sairmos para passear.

Chegamos ao The Spinnaker, vimos que tinha boas avaliações e como ficava às margens da baía tinha uma bela vista.

Sausalito - bate e volta de San Francisco

O restaurante é bem grande e estava com boa parte de suas mesas ocupadas. Fomos logo levados à uma com vista para baía, adoramos. Eu pedi um Cosmopolitan e Ricardo uma cerveja, depois olhamos o cardápio com calma.

Sausalito - bate e volta de San Francisco

Sausalito - bate e volta de San Francisco

Nossos pedidos:

Escolhi umas das opções do almoço light que traz saladas com sopa. A minha foi salada com alface manteiga, passas, nozes e queijo azul, a sopa pedi uma Clam Chowder que eu adoro (U$ 19,50) e Ricardo um Spinnaker Paella (U$ 24,50).

Sausalito - bate e volta de San Francisco

Sausalito - bate e volta de San Francisco

Sausalito - bate e volta de San Francisco

Almoçamos sem pressa até porque estávamos esperando a chuva passar e o azul do céu começou até a aparecer timidamente, aproveitamos a vista de nossa mesa e eu ainda pedi um café com leite.

Sausalito - bate e volta de San Francisco

Sausalito - bate e volta de San Francisco

Endereço: 100 Spinnaker Dr
Horário: Diariamente das 11:00h às 23:00h
Servem brunch também.

Saímos do restaurante e fomos andar pela margem da baía e depois pela Bridgeway que é a rua principal da cidade. Entramos em algumas lojas, umas de souvenirs, outras de roupas. Vimos bistrôs e bares também. Passamos quase 2 horas caminhando pelas ruas, entrando e saindo nos pequenos becos cheios de lojinhas charmosas até voltarmos para a Bridgeway para pegarmosn o ônibus de volta para San Francisco.

Sausalito - bate e volta de San Francisco

A ilha ao fundo é Alcatraz

Sausalito - bate e volta de San Francisco

San Francisco lá atrás

Sausalito - bate e volta de San Francisco

Sausalito é uma cidade que vale muito a pena ser visitada num bate e volta de San Francisco, como já comentamos inicialmente, há quem se aventure a chegar lá de bike, mas pra isso é preciso ter mais tempo também. Não deixe-se incluir esse passeio em seu roteiro, vale a pena.

Mais sobre essa viagem:

Planejamento detalhado da viagem
Review do apartamento que alugamos
Como funciona o transporte público em San Francisco
15 atrações imperdíveis em San Francisco
Visita a Alcatraz
2 restaurantes imperdíveis em San Francisco
Onde tomar café da manhã em San Francisco

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.

ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:

Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para mais de 200 países na EasySim4U;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano

Para salvar no Pinterest

Sausalito - bate e volta de San Francisco