A quarta cidade mais populosa da Califórnia, com nome inspirado numa missão espanhola de nome Francisco de Assis, numa fortaleza construída no Golden Gate (Portão de Ouro), localizado na entrada da baía que separa a cidade do Oceano Pacífico, oferece centenas de pontos turísticos. Depois de 4 dias passeando por lá (numa primeira viagem) segue uma lista com o que fazer em San Francisco, uma cidade que nos encantou.
A cidade que é cercada de água por 3 lados, tendo apenas o Sul ligado ao continente, torna-se uma península. Possui aproximadamente 13 km de cumprimento e 12 km de largura.
Planejamos um roteiro e conseguimos seguí-lo praticamente à risca, para ver todo o planejamento dessa viagem, clique aqui.
1 – Painted Ladies
710-720 Steiner Street em frente a Alamo Square
As famosas casas coloridas receberam esse nome decorrentes de um movimento arquitetônico que denominava casas pintadas em mais de 3 cores, artifício usado para realçar detalhes da arquitetura vitoriana. O estilo mudou para eduardiana após a morte da rainha Victoria em 1901. Ao todo, são 48 mil casas nesse estilo arquitetônico por toda San Francisco, mas as mais famosas são essas que já apareceram em mais de 70 filmes e são um cartão-postal famoso da cidade.
2 – Castro
Faz parte do bairro Eureka Valley, é conhecido como o ‘Bairro Gay’ de San Francisco. A atmosfera do lugar é muito característica, a diversidade está por todos os cantos, até as faixas de pedestres de alguns cruzamentos são alusivas ao arco-íris, que é um símbolo do movimento gay pelo mundo.
Quem assistiu ao filme Milk, vai se sentir bem familiarizado com o lugar, era onde morava o político que confessou sua preferência sexual aos 40 anos e foi assassinado por outro político apenas 11 meses depois de ser eleito Supervisor do Estado de San Francisco. Atualmente, onde era a casa de Harvey Milk, funciona um bar homônimo, fomos lá tomar um drink. Fica na 500 Castro St esquina com a 18 st.
3 – Market Street
Importante avenida que vai do Embarcadero, passa pelo centro cortando o Civic Center e chega até o Castro, são 5km de extensão. É uma das principais vias de transporte da cidade. Nas décadas de 1970 e 1980, passou por grandes obras com a implantação do sistema MUNI de metrô, veja aqui como funciona o transporte público na cidade.
Por todos os lados, a Market Street é rodeada por lojas, empresariais, padarias, restaurantes, é um importante aglomerado financeiro de San Francisco. É bastante movimentada, muita gente passando apressadamente para todas as direções. Passear por ela é muito gostoso, é lá que se percebe o dia-a-dia dos moradores. Os mendigos estão por todos os lados também, mas eles não abordam ninguém, fazem parte da ‘paisagem’ da cidade mesmo.
Passeando por lá, encontramos a Exploratorium Pause on Market Living Innovation Zone que tem uma escultura acústica na calçada, é muito interessante, são 2 peças, uma pessoa fica de um lado e outra do outro, basta falar bem baixinho, quase sussurrando que quem está do outro lado da concha escuta perfeitamente. Fica entre a 3nd e a 4th.
4 – Union Square
Praça ladeada por grandes lojas e muitos hotéis, todas as ruas por perto têm muitas opções de compras e gastronomia. Uma grande Macy’s fica num dos lados da praça, H&M, Forever 21 também estão pelas redondezas. Na praça sempre há eventos, quando fomos estava havendo um festival dedicado à cultura tailandesa.
5 – As famosas ladeiras de San Francisco
Subir a pé algumas das famosas ladeiras de San Francisco tem que fazer parte de qualquer roteiro. Ver a cidade lá do alto e acompanhar o bondinho subir e descer são coisas que valem à pena o esforço.
6 – Chinatown
O bairro de Chinatown em San Francisco é o primeiro da América do Norte e o maior fora da Ásia. Passeando pelas ruas e ladeiras, fora os chineses, só se vê turistas, a impressão que dá é que estamos na China mesmo.
Há vários restaurantes e um número impressionante de salões de beleza. Tem muitos hotéis, lojas com artigos típicos e muitos prédios baixos residenciais.
7 – Golden Gate Bridge
Considerada umas das sete maravilhas do mundo, a ponte Golden Gate une San Francisco a Sausalito, cidade da Região Metropolitana. Tem 2.737 m de comprimento incluindo os acessos e 1.966 m suspensos e 22 m de altura acima do nível do mar. É o maior cartão-postal da cidade mas também é famosa pelo número de suicídios, passam de mil por ano.
Por toda sua extensão há ciclovias, os turistas atravessam de ônibus, de bicicleta, a pé ou de carro alugado ou táxi.
8 – Sausalito
Cidade da Região Metropolitana de San Francisco, fica do outro lado da Golden Gate, mas pra chegar nela é preciso pegar um ônibus, ir de bicicleta ou de carro. Parece uma cidadezinha de brinquedo, tudo muito bem cuidado, casas de madeira coloridas, muitas lojas e restaurantes por todos os lados e uma linda vista de Baía de San Francisco.
9 – Golden Gate Park
Parque urbano que ocupa 4.12 km2. É 20% maior do que o Central Park em New York. Tem muitas atrações, vale deixar um dia inteiro para conhecê-lo. Há um Jardim Japonês, um lago com pedalinhos chamado Stow Lake, a California Academy of Science, dentre várias outras coisas para se ver, além de passear pelo parque claro.
Abrange a Fulton St, Lincoln Way e a Stanyan St.
10 – Alcatraz
Cenário e locação de alguns filmes, entre eles A Rocha protagonizado por Sean Conery, a ilha, além de fazer parte da história de San Francisco, é palco para uma linda vista da baía. Mesmo quem não quer visitar a prisão fica satisfeito com o visual que circunda toda a área, além do passeio de barco que é uma delícia.
Sugiro comprar os ingressos com antecedência pela internet nesse site. Escolhe-se o dia e a hora e ainda há a opção do passeio noturno. Fomos no diurno. Os ingressos estão disponíveis com 90 dias de antecedência. O embarque é no Pier 33.
11 – Pier 39
Beach Street & The Embarcadero
É um conjunto de lojas e restaurantes instalado no Pier 39. Tem de tudo, lojas dos mais diversos segmentos, restaurantes para todos os gostos e bolsos. Além de uma atração que faz muito sucesso entre turistas de todas as idades, os leões marinhos que ficam se deliciando no sol à vista de todos. E a vista da baía é lindíssima. Dá pra ver Alcatraz de um ângulo muito legal. Adoramos, difícil foi sairmos de lá :).
Para mais detalhes: www.pier39.com
12 – Pier 45
Fica logo depois do Pier 39, também conhecido como Cais dos Pescadores, fica em frente ao Fishermans Wharf.
Nele estão ancorados o navio SS Jeremiah O’Brien, que é um dos 2 que sobraram da Segunda Guerra Mundial, ingressos U$ 12 adulto, e o USS Pampanito, submarino também da Segunda Guerra. Os ingressos podem comprados na bilheteria do local ou com antecedência pela internet para o submarino aqui, custa U$ 15 adulto.
13 – Fhishermans Wharf
Essa é uma das principais atrações em San Francisco. 100% dos turistas que vão à cidade passam algumas horas do dia no Fishermans Wharf. Fica em frente ao Pier 45, é um lugar delicioso, tem uma grande variedade de restaurantes e lojas.
14 – Hyde Pier
2905 Hyde St
Localizado no Maritime National Historical Park, tem uma coleção de navios históricos. A vista é linda e dá pra ver muito bem a Golden Gate Bridge. Tem um centro de informações turísticas e uma loja grande de souvenirs dos mais variados tipos. Fica logo em frente a parada final do bondinho turístico.
15 – Lombard Street, ícone de San Francisco
É a rua mais tortuosa do mundo. Fica a apenas um quarteirão entre a Hyde e a Leavenworth. Fomos andando, subimos pela Hyde, foi a ladeira mais íngreme que subimos na vida kkkk.
Voltamos à San Francisco e fomos conhecer outros lugares que também julgamos imperdíveis e acrescentamos à lista. Como escrevemos posts para cada um, a lista segue com os links.
16 – Civic Center em San Francisco
17 – SFMOMA – Museu de Arte Moderna
18 – Aquarium of the Bay
E aí, quem concorda com essa lista das atrações imperdíveis em San Francisco?
Outros posts sobre San Francisco:
Planejamento detalhado da viagem
Review do apartamento que alugamos
Como funciona o transporte público em San Francisco
Onde se hospedar em San Francisco pagando menos e com conforto
2 restaurantes imperdíveis onde jantar em San Francisco
Onde tomar café da manhã em San Francisco
Bondinho em San Francisco. O passeio é uma delícia.
Onde almoçar em San Francisco. Nossas 2 indicações.
Ghirardelli Square em San Francisco. Nem tudo é perfeito
CityPass em San Francisco – economize até 40%
Hotel em San Francisco muito bem localizado
Aeroporto de San Francisco, como ir para o centro
Agora nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hurb
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo