Uma das principais atrações de San Francisco, a famosa Ilha de Alcatraz, que abriga uma penitenciária federal desativada é merecidamente um cartão-postal da cidade. O que mais me impressionou durante nossa visita foram as paisagens que vimos por todos os lados por onde passamos.
Eu estava um pouco receosa de como me sentiria entrando na Rocha, outro nome dado à penitenciária que tem até filme homônimo. Em nossas idas à New York, por exemplo, ainda não tive coragem de visitar o Memorial do World Trade Center, passamos ali por fora mas ainda não entramos, preciso de tempo para assimilar certas coisas. Do Museu de Anne Frank em Amsterdam, saí muito deprimida, demorei para me recompor…veja aqui como foi.
Já em Alcatraz foi muito traquilo, acho que pelo fato de saber que ali viveram presos e que estavam lá por terem cometidos crimes, seriam então ‘pessoas do mal’, não me senti aflita. Estava preparada para não entrar no prédio principal, ficar passeando pelos arredores apreciando a vista, mas fui entrando e me senti normal.
Antes do passeio
Compramos os ingressos antecipadamente pela internet nesse site. Pagamos U$ 38 por pessoa, é necessário escolher o dia e a hora. Há também o passeio noturno, fizemos o diurno. Preços em 2015.
O barco parte do Pier 33, quem não comprar os ingressos com antecedência pode não encontrar na bilheteria para a hora desejada, as filas são grandes apesar dos vários barcos que saem para a ilha.

Vejam a fila ali do lado, há um toldo que serve de coberta Logo atrás tem banheiros, são simples mas limpos, e o cheiro de peixe é muito forte.
Não é preciso trocar os tickets, o que nos enviam pela internet já é o ingresso, basta apresentá-lo.
É bom chegar pelo menos 30 minutos antes do horário da partida do ferry, no pier há uma maquete da ilha que nos situa bem sobre o que vamos encontrar.
Pegue o guia do visitante que está disponível ao lado, nele estão informações sobre o que está disponível na ilha, como visita guiada, acessibilidade, entre outras informações, além do mapa.
Quem pretende fazer outros passeios pode ver as opções de tickets conjugados, algumas empresas vendem ingresso para Alcatraz em combos como outras atrações.
⇒ Podem consultar na WePlann e Get Your Guide.
O barco
O ferry é bem grande e no que fomos eram 2 andares, 1 totalmente coberto e outro aberto. Estava um bonito dia de sol mas o vento era cortante, sentimos muito frio. Logo que chegamos sentamos numa parte que era coberta mas tinha as laterais abertas e depois, quando nos acostumamos mais com o frio, subimos, a vista lá de cima é bem melhor.
Há uma cafeteria e bar com opções para lanches na parte fechada do barco.
O trajeto até Alcatraz dura uns 15 minutos, é bem rápido. Quem enjoa em barcos pode ficar tranquilo, o ferry praticamente não balança.
Na chegada é uma disputa por um lugar para tirar fotos.
Chegada
Saindo do barco, chegamos até um pátio aberto, um funcionário fica em pé falando sobre a história da ilha, ficamos uns minutos ouvindo mas ele fala muuuito, desistimos e seguimos para a visita.

Olha ali o homem atrás de boné falando sem parar…
Lá ficam uns totens com folhetos sobre a ilha, inclusive um mapa que ajuda muito a direcionarmos para inde ir. Nele constam todas as dependências da ilha com uma breve descrição sobre cada uma. Está disponível em vários idiomas, mas não tem em português.
Antes de seguir sua visita, confirme os horários dos ferrys, eles partem a cada 30 minutos.
Como é Alcatraz
Seguimos caminhando em sentido anti-horário. Entramos no museu no térreo e vimos a sala de projeção onde passam pequenos filmes contando acontecimentos sobre a ilha. Fiquei encantada com as paisagens.
Há pequenos jardins ao redor do prédio principal, vi nas plaquinhas que eles são cuidados por voluntários. Vimos alguns deles durante nossa visita.
Lá dentro, passamos pelo setor de comunicação, pela diretoria, pelos corredores das celas, pelo refeitório e pelo pátio onde os presos tomavam sol.

São 2 andares com celas dos 2 lados, são 2 corredores paralelos

Cozinha
Há algumas celas com pertences dos presos, mas a maioria está vazia.

Pátio para banho de sol, aquela portinha lá embaixo no canto direito dá para uma sacada com uma linda vista da Golden Gate Bridge
Ficamos pouco mais de uma hora na ilha, foi tempo suficiente para uma visita com calma.

Numa das extremidades da ilha com Golden Gate Bridge ao fundo. O vento era de doer no rosto, mas essa vista valia a pena!
Chegando no pier de volta.
Para mais informações visite www.alcatrazislandtickets.com.
Mais sobre essa viagem:
Planejamento detalhado da viagem
Review do apartamento que alugamos
Como funciona o transporte público em San Francisco
15 atrações imperdíveis em San Francisco
Já baixou o nosso guia com dicas de como planejar uma viagem por conta própria? Ainda não? Veja aqui como é simples.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Se um dia estiver na cidade, acho que vou querer conhecer Alcatraz. Me pareceu uma visita bem interessante. Ainda bem que a travessia é curta e que o ferry não balança. Bom saber disso! Além do mais que a vista de cima é bem melhor. Bjs
Vale a pena conhecer sim Analuiza, tanto pela história que a ilha carrega como pelo passeio em si e pela vista.
nunca tinha pensado em visitar a ilha de alcatraz, muita historia rolou ai ne
fico feliz q o ferry nao balança e vou vo proteger bem o rosto do vento forte!
Muitas vidas passaram por lá sim Angela e deixaram suas marcas. O ferry é super tranquilo, irei novamente em maio :).
Interessante demais conhecer essas instalações por dentro. E à paisagem é realmente incrível!! Eu também tenho esse mesmo sentimento que você acerca de visitas que nos levam a imaginar os horrores que outras pessoas viveram.
São coisas que nos fazem repensar alguns pontos não é verdade? Quando saímos de lugares assim vemos que a vida é muito além de nosso ‘mundinho’.
A ilha é linda, e como você disse, um maravilhoso cartão postal! Mas confesso que achei bem inusitado passear pelos corredores de uma penitenciária desativada!
Você nunca tinha ouvido falar sobre a visita? Essa prisão ficou muito famosa e desde que foi desativada tornou-se um ponto turístico da SF.