A quarta cidade mais populosa da Califórnia, com nome inspirado numa missão espanhola de nome Francisco de Assis, numa fortaleza construída no Golden Gate (Portão de Ouro), localizado na entrada da baía que separa a cidade do Oceano Pacífico, oferece centenas de pontos turísticos. Depois de 4 dias passeando por lá, uma lista com 15 atrações imperdíveis em San Francisco, uma cidade que nos encantou.

A cidade que é cercada de água por 3 lados, tendo apenas o Sul ligado ao continente, torna-se uma península. Possui aproximadamente 13 km de cumprimento e 12 km de largura.

Planejamos um roteiro e conseguimos seguí-lo praticamente à risca, para ver todo o planejamento dessa viagem, clique aqui.

1 –  Painted Ladies

710-720 Steiner Street em frente a Alamo Square

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-painted-ladies2

As famosas casas coloridas receberam esse nome decorrentes de um movimento arquitetônico que denominava casas pintadas em mais de 3 cores, artifício usado para realçar detalhes da arquitetura vitoriana. O estilo mudou para eduardiana após a morte da rainha Victoria em 1901. Ao todo, são 48 mil casas nesse estilo arquitetônico por toda San Francisco, mas as mais famosas são essas que já apareceram em mais de 70 filmes e são um cartão-postal famoso da cidade.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-painted-ladies1

2 –  Castro

Faz parte do bairro Eureka Valley, é conhecido como o ‘Bairro Gay’ de San Francisco. A atmosfera do lugar é muito característica, a diversidade está por todos os cantos, até as faixas de pedestres de alguns cruzamentos são alusivas ao arco-íris, que é um símbolo do movimento gay pelo mundo.

15-atracoes-imprediveis-em-San-Francisco-castro1

Quem assistiu ao filme Milk, vai se sentir bem familiarizado com o lugar, era onde morava o político que confessou sua preferência sexual aos 40 anos e foi assassinado por outro político apenas 11 meses depois de ser eleito Supervisor do Estado de San Francisco. Atualmente, onde era a casa de Harvey Milk, funciona um bar homônimo, fomos lá tomar um drink. Fica na 500 Castro St esquina com a 18 st.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-castro-bar

3 –  Market Street

Importante avenida que vai do Embarcadero, passa pelo centro cortando o Civic Center e chega até o Castro, são 5km de extensão. É uma das principais vias de transporte da cidade. Nas décadas de 1970 e 1980, passou por grandes obras com a implantação do sistema MUNI de metrô, veja aqui como funciona o transporte público na cidade.

Por todos os lados, a Market Street é rodeada por lojas, empresariais, padarias, restaurantes, é um importante aglomerado financeiro de San Francisco. É bastante movimentada, muita gente passando apressadamente para todas as direções. Passear por ela é muito gostoso, é lá que se percebe o dia-a-dia dos moradores. Os mendigos estão por todos os lados também, mas eles não abordam ninguém, fazem parte da ‘paisagem’ da cidade mesmo.

Passeando por lá, encontramos a Exploratorium Pause on Market Living Innovation Zone que tem uma escultura acústica na calçada, é muito interessante, são 2 peças, uma pessoa fica de um lado e outra do outro, basta falar bem baixinho, quase sussurrando que quem está do outro lado da concha escuta perfeitamente. Fica entre a 3nd e a 4th.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-Market-Street

4 –  Union Square

Praça ladeada por grandes lojas e muitos hotéis, todas as ruas por perto têm muitas opções de compras e gastronomia. Uma grande Macy’s fica num dos lados da praça, H&M, Forever 21 também estão pelas redondezas. Na praça sempre há eventos, quando fomos estava havendo um festival dedicado à cultura tailandesa.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-Union-Square

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-festival

5 –  Ladeiras de San Francisco

Subir a pé algumas das famosas ladeiras de San Francisco tem que fazer parte de qualquer roteiro. Ver a cidade lá do alto e acompanhar o bondinho subir e descer são coisas que valem à pena o esforço.

15-atrações-imperdiveis-em-San-Francisco-ladeiras2

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-ladeiras1 copy

6 –  Chinatown

O bairro de Chinatown em San Francisco é o primeiro da América do Norte e o maior fora da Ásia. Passeando pelas ruas e ladeiras, fora os chineses, só se vê turistas, a impressão que dá é que estamos na China mesmo.

Há vários restaurantes e um número impressionante de salões de beleza. Tem muitos hotéis, lojas com artigos típicos e muitos prédios baixos residenciais.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-Chinatown1

7 –  Golden Gate Bridge

Considerada umas das sete maravilhas do mundo, a ponte Golden Gate une San Francisco a Sausalito, cidade da Região Metropolitana. Tem 2.737 m de comprimento incluindo os acessos e 1.966 m suspensos e 22 m de altura acima do nível do mar. É o maior cartão-postal da cidade mas também é famosa pelo número de suicídios, passam de mil por ano.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-GG2

Por toda sua extensão há ciclovias, os turistas atravessam de ônibus, de bicicleta, a pé ou de carro alugado ou táxi.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-GG1

Dá pra reconhecer os maridos ali? Entenderam como atravessamos 🙂

8 –  Sausalito

Cidade da Região Metropolitana de San Francisco, fica do outro lado da Golden Gate, mas pra chegar nela é preciso pegar um ônibus, ir de bicicleta ou de carro. Parece uma cidadezinha de brinquedo, tudo muito bem cuidado, casas de madeira coloridas, muitas lojas e restaurantes por todos os lados e uma linda vista de Baía de San Francisco.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-SAusalito1

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-Sausalito2

9 –  Golden Gate Park

Parque urbano que ocupa 4.12 km2. É 20% maior do que o Central Park em New York. Tem muitas atrações, vale deixar um dia inteiro para conhecê-lo. Há um Jardim Japonês, um lago com pedalinhos chamado Stow Lake, o Museu California Academy of Science, dentre várias outras coisas para se ver, além de passear pelo parque claro.

 

Stow Lake

Stow Lake

Jardim Japonês

Jardim Japonês

Gramado do parque

Gramado do parque

Abrange a Fulton St, Lincoln Way e a Stanyan St.

10 –  Alcatraz

Cenário e locação de alguns filmes, entre eles A Rocha protagonizado por Sean Conery, a ilha, além de fazer parte da história de San Francisco, é palco para uma linda vista da baía. Mesmo quem não quer visitar a prisão fica satisfeito com o visual que circunda toda a área, além do passeio de barco que é uma delícia.

Sugiro comprar os ingressos com antecedência pela internet nesse site. Escolhe-se o dia e a hora e ainda há a opção do passeio noturno. Fomos no diurno. Os ingressos estão disponíveis com 90 dias de antecedência. O embarque é no Pier 33.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-Alcatraz2

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-Alcatraz1

11 –  Pier 39

Beach Street & The Embarcadero

É um conjunto de lojas e restaurantes instalado no Pier 39. Tem de tudo, lojas dos mais diversos segmentos, restaurantes para todos os gostos e bolsos. Além de uma atração que faz muito sucesso entre turistas de todas as idades, os leões marinhos que ficam se deliciando no sol à vista de todos. E a vista da baía é lindíssima. Dá pra ver Alcatraz de um ângulo muito legal. Adoramos, difícil foi sairmos de lá :).

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-pier391

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-pier392

Para mais detalhes: www.pier39.com

12 –  Pier 45

Fica logo depois do Pier 39, também conhecido como Cais dos Pescadores, fica em frente ao Fishermans Wharf.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-pier45

Nele estão ancorados o navio SS Jeremiah O’Brien, que é um dos 2 que sobraram da Segunda Guerra Mundial, ingressos U$ 12 adulto, e o USS Pampanito, submarino também da Segunda Guerra. Os ingressos podem comprados na bilheteria do local ou com antecedência pela internet para o submarino aqui, custa U$ 15 adulto.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-pier-452

13 –  Fhishermans Wharf

Em frente ao Pier 45, é um lugar delicioso, tem uma grande variedade de restaurantes e lojas.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-fishermans-2

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-fishermans-1

14 –  Hyde Pier

2905 Hyde St

Localizado no Maritime National Historical Park, tem uma coleção de navios históricos. A vista é linda e dá pra ver muito bem a Golden Gate Bridge. Tem um centro de informações turísticas e uma loja grande de souvenirs dos mais variados tipos. Fica logo em frente a parada final do bondinho turístico.

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-Hyde-Pier-1

15-atracoes-imperdiveis-em-San-Francisco-Hyde-Pier-2

15 –  Lombard Street

É a rua mais tortuosa do mundo. Fica a apenas um quarteirão entre a Hyde e a Leavenworth. Fomos andando, subimos pela Hyde, foi a ladeira mais íngreme que subimos na vida kkkk.

15 atracoes imperdiveis em San Francisco Lombard

E aí, quem concorda com essa lista?

Mais sobre essa viagem:

Planejamento detalhado da viagem

Review do apartamento que alugamos

Como funciona o transporte público em San Francisco

Já baixou o nosso guia com dicas de como planejar uma viagem por conta própria? Ainda não? Veja aqui como é simples.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real Seguros; Alugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para nos EUA na Travel Mobile