Eu sempre fui apaixonada por carnaval. Esse é o tipo de amor que passou literalmente de avô para pai e de pai para filhas. Mas mamãe também tem sua cota! Eu e minhas irmãs somos frutos de um amor de carnaval que dura até hoje e já beira os 50 anos!

Minhas lembranças afetivas dessa linda festa têm ladeiras de Olinda, Dragão do Eu Acho é Pouquinho, fantasias (sempre!) e tem também maracatu rural. Lembro de ter ido a uma apresentação com meus pais e minhas irmãs na qual “de fora” só estávamos nós e a família de Ariano Suassuna. Eu vi aquele espetáculo todo sem entender muita coisa, mas ele ficou fixo na minha memória.

Anos depois eu mudei de cidade e passei o meu primeiro carnaval de “adulta” fora do Recife/Olinda (isso mesmo, no carnaval tudo vira uma coisa só). Foi deprimente. Eu e meu marido prometemos a nós mesmos que a partir daquele dia priorizaríamos a ida ao Recife no carnaval sobre outras datas.

Isso significa comprar passagem de carnaval em maio, como já aconteceu, ou antes de garantir as festas de fim de ano, como sempre acontece. E assim foi feito.

O ano de 2014 foi um ano bem legal. Uma grande amiga paulista e seu marido foram passar o carnaval com a gente pela primeira vez e decidimos fazer um retorno ao maracatu rural, dessa vez, da zona da mata sul, mais especificamente o Cambinda Brasileira, o mais antigo maracatu de baque solto de Nazaré da Mata. A experiência foi mais uma vez inesquecível.

Pernambuco-carnaval-cambinda

Cambinda

Esse preâmbulo todo foi para dizer o seguinte: está procurando um lugar para passar o carnaval? Vem para Pernambuco. Para além das histórias que todo mundo conhece dos carnavais de Olinda e Recife, que dispensam apresentação, em Pernambuco, por todo canto tem carnaval nos dias da Folia de Momo.

Se você procura um destino para curtir com crianças e que vai marcar a vida delas para sempre, não hesite em comprar as suas passagens ou de fazer uma revisão no carro e pegar uma estrada!

No caso de idas em família, dá até para dividir os dias entre brincar carnaval e descansar na praia.

De saída vou falar do mais tradicional carnaval de rua de Recife e de Olinda.

No Recife as crianças comandam o carnaval entre 15h e 19h – só nesse horário é que o público remanescente de Olinda começa a lotar as praças para os grandes shows. À tarde, o Recife antigo fica repleto de crianças fantasiadas e blocos de carnaval desfilando. É uma delícia.

Se quiser ir com crianças para Olinda, sugiro chegar ainda mais cedo, entre 9h e 12h. Depois disso, a Cidade Alta, parte onde acontece grande parte das atrações, fica muito lotada e deixa de ser agradável para a criançada, ou para quem não curte multidão. A dica no caso de Olinda é pegar o Eu Acho é Pouquinho que é um bloco carnavalesco que tem a sua versão criança saindo todas as segundas-feiras de carnaval pela manhã.

Pernambuco-carnval-olinda-3

Olinda com as crianças. As fantasias tomam conta das ladeiras

Um dia pode ser reservado para ir a cidades próximas como Bezerros, veja programação aqui, onde tem um carnaval conhecido pelos mascarados chamados papangus, ou para Nazaré da Mata, detalhes aqui, ver o maracatu rural.

Pernambuco-Carnaval-maracatu

Maracatu

A programação completa do Carnaval do Recife e Olinda pode ser encontrada aqui.

Não deixem de passear pelo Recife Antigo, onde acontece o carnaval do Recife e conhecer o Paço do Frevo, um recém inaugurado museu do frevo que muito bonito e fica na Praça do Arsenal.

Pernambuco-carnaval-paco

Acervo do Paço do Frevo

Pernambuco-carnaval-paco2

Acervo do Paço do Frevo

Se você for daquelas pessoas que curtem um carnaval de multidões, não dá para perder o Galo da Madrugadaveja aqui, que sai bem cedo do Sábado de Zé Pereira nos Bairro de Santo Antônio e São José.

Pernambuco-carnaval-galo-bloco

Foliões no Galo da Madrugada

Pernambuco-carnaval-galo-camarote

Camarote no Galo da Madrugada. Uma opção para quem não quer seguir pelas ruas

Outra atração que não dá para perder é a abertura do carnaval, sempre nas noites da sexta-feira, na Praça do Marco Zero.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.