Há 24 anos acontece em Garanhuns, no agreste pernambucano, o FIG – Festival de Inverno de Garanhuns, minha cidade natal, que fica a pouco mais de 700m acima do nível do mar, a 240km de nossa capital Recife.

FIG capa folder

Toda nova edição traz uma nova identidade visual. Há alguns anos o beija-flor é o símbolo principal da marca por ser a representação da Cidade das Flores como Garanhuns também é conhecida, além desse, também atende por Suíça Pernambucana (título que divide com Gravatá, cidade próxima a Recife).

Quando o FIG começou, eu já havia descido a Serra das Russas pra desvendar os mistérios da capital e recomeçar a vida. E só voltei à cidade depois que minha irmã foi trazida pelo destino de volta à cidade onde nascemos. E nossa visita anual é sempre em julho, mês das férias das crianças e nosso inverno nordestino.

Com o passar dos anos o evento foi tomando proporções cada vez maiores, artistas mais conhecidos começaram a fazer shows, a arte popular foi ocupando espaços diversos, os polos de atrações em maior número e os moradores locais começaram a ver o que era ter sua cidade tomada por turistas, não só das cidades vizinhas mas de lugares mais distantes, outros estados. E assim o FIG se tornou um evento esperado por quem curte festivais.  Pra nós, digo minha família, tornou-se também uma época onde ficamos todos juntos, curtindo o frio, mostrando as crianças um pouco mais de nossa cultura, circo, teatro, cinema, guloseimas, no meu caso, revendo amigos de infância e claro tomando muuuuuito vinho todas as noites.

Os polos de atrações são divididos por toda a cidade e cada um tem suas atividades totalmente distintas, cada um com seu horário de funcionamento, mas isso não impede de várias atividades estarem acontecendo simultaneamente. Tem diversão e cultura pra todos os gostos e idades.

A programação é bem extensa. Todas as atrações são gratuitas. Para o teatro, seja infantil ou adulto, circo, apresentação de dança é preciso pegar ingressos com antecedência, mas a distribuição é feita no dia das apresentações e o número de ingressos por pessoa é limitado, depende da atração.

FIG programação

Detalhe do folder com a programação do FIG

Além da atmosfera festiva, o clima é outro atrativo do FIG, a temperatura já chegou a 8 graus em noites bem geladas, atualmente a média está entre os 11 e 14 graus, mas a famosa garoa faz com que a sensação térmica caia bastante.

E aí, quem está disposto a tirar os casacos e cachecóis do armário e vir curtir 10 dias do nosso inverno nordestino? 

Mais detalhes  aqui.