A banda desenhada em Bruxelas é uma parte da cultura belga tão famosa como o chocolate e a cerveja. A explosão na arte da banda desenhada foi liderada por aquela que talvez é a mais famosa criação belga de sempre, Tintim, que com o seu cão Milu, é tão conhecido na Europa como o Rato Mickey.

Existem hoje mais de trinta grandes imagens de bandas desenhadas que decoram edifícios no centro de Bruxelas. Esta exposição ao ar livre é conhecida como Circuito de Banda Desenhada e é organizada pelo Centro Belga da Banda Desenhada ou Centre Belge de la Bande Dessinée pela cidade de Bruxelas.
Iniciado em 1991 como tributo ao talento belga na arte da banda desenhada, este projeto de arte de rua continua a crescer. Encontra-se disponível nos pontos turísticos, bem como no próprio museu de BD  onde tem disponível um mapa gratuito do circuito.
Não conhecemos o museu, fizemos o circuito das ruas. Caminhando pelo centro histórico o cenário vai mudando, ficando colorido a cada passo que damos, é muito interessante. As pinturas retratam cenas do cotidiano, remetem a ações dos personagens interagindo com o prédio, com o muro, seja qual for o lugar onde a arte se manifesta, torna-se parte integrante como se sempre estivesse ali.
Registramos algumas pinturas dessa que é chamada a 9ª arte.
Banda desenhada Bruxelas1
  Banda desenhada Bruxelas3

Banda desenhada Bruxelas4

A banda desenhada se encaixa na chamada street art mas foi lançada de uma forma super organizada e é muito valorizada pelos belgas. É muito bom ver que os murais tornaram-se atrações turísticas e são muito fotografados e divulgados por quem visita a cidade.

Nós não poderíamos deixar de ter ido, colocamos como prioridade em nosso roteiro em Bruxelas. É um passeio que fazemos sem nos dar conta da caminhada, vamos andando, olhando para os lados e para cima para não perder os murais que ficam no alto dos prédios que sempre trazem surpresas que não podemos perder.

⇒ Leia também Street Art em 7 cidades pelo mundo 

Para guardar no Pinterest

Conheça a Banda Desenhada em Bruxelas

 

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube, Pinterest e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Seguros PromoAlugar seu carro com a RentCars; Comprar seu chip pré-pago para os EUA e Europa na Easy Sim 4U e fazer câmbio na MelhorCâmbio.