Depois de minha primeira viagem em grupo, onde eu organizei tudo, fiquei curiosa pra saber como as pessoas organizam uma viagem com várias pessoas, como conseguem conciliar os interesses, horários, preferências e tantas outras coisas envolvidas no processo. Elaborei umas perguntas e lancei a série Viagem em grupo. Vou enviando as perguntas pra quem quer participar.

O primeiro post é de Rafaela Matsuoka, a conheço de um grupo de viagens que participo no Facebook. Vamos ver como ela resolve isso?

1)   Como surgiu a ideia de viajar em grupo?

A família da minha amiga sempre quis conhecer a Disney, mas ela estava um pouco relutante em “autorizar” a viagem. Começamos a planejar em junho de 2012, uma viagem pra janeiro de 2013.

2)  Como era formado seu grupo (número de pessoas, adultos, crianças)?

Minha família, com dois adultos e minha filha de 10 anos, e a família dos nossos amigos, com 2 adultos, uma filha de 19 e um fillho de 13.

3)   Qual o destino? Era novidade pra todos ou algum viajante já conhecia?

O destino escolhido foi a Disney. Para a minha família, era nossa terceira vez, mas para nossos amigos, além de ser a primeira viagem pra Disney, também era a primeira viagem aos USA.

4)    Definir o roteiro e as atrações a serem visitadas, shows, espetáculos, parques, foi uma ação em conjunto ou alguém ficou responsável por isso e repassando para os demais aprovarem? Marcavam reuniões periódicas pra discutirem o assunto, trocavam e-mails?

Por ser a primeira viagem internacional dos nossos amigos, eu os auxiliei com as passagens, o hotel, o carro, e os ingressos. Mas, mesmo sendo responsável por tudo, sempre fazíamos reuniões, para acertar os detalhes, e para eu ter conhecimento das necessidades e preferências de cada um.

5)   Os interesses eram comuns a todos ou o grupo se dividiu em determinados momentos?

A principio alugaríamos um carro só para as duas famílias, mas como eles têm horários diferentes dos nossos, optamos por dois carros, e foi a melhor coisa que fizemos. Eu não consigo dormir muito tarde, porque prefiro acordar cedo e aproveitar os parques. Eles gostam mais de ficar mais tempo nos shoppings e outlets, e nós já preferimos compras rápidas e bem direcionadas.

6)  O perfil dos viajantes era parecido, todos gostavam de andar a pé, tirar fotos, conhecer coisas novas, tinham hábito de viajar, etc?

Não tivemos problemas quanto a isso. Mesmo sendo nossa terceira vez na Disney, sempre que vamos gosto de refazer todos os parques, e assim, nossos amigos puderam conhecê-los também!! Gostamos muito de fotos. Quando chegamos, juntamos todas as fotos tiradas, e ficamos com somente 5100.

7)   Se tiver ocorrido algum imprevisto, como foi resolvido (em comum acordo, alguém ficou de frente pra resolver)?

No segundo dia meu marido adoeceu e ficamos o dia todo no hotel. Mas, mesmo assim, nossos amigos aproveitaram o dia, e foram as compras.

8)  Houve alguma divergência de opinião sobre pra onde ir ou o que fazer em determinado ponto da viagem, se houve, como resolveram?

Não houve nenhum problema quanto a isso.

9)   Houve alguma situação que gerou algum mal-estar entre o grupo? Se houve, o que foi e como resolveram?

Nos primeiros dias tivemos alguns problemas quanto ao horário, pois essa era a minha única exigência, sairmos cedo pra chegarmos cedo ao parque e evitar as filas. Isso aconteceu por dois dias, mas depois eles perceberam que chegar cedo era essencial para aproveitar mais o dia. A partir daí não tivemos mais problemas com isso. O que nos deu toda essa liberdade, com certeza, foi a opção de alugar dois carros.

Serie grupo rafa2

10)  Você viajaria novamente em grupo? Se não, por quê? Se sim, mudaria alguma atitude que tomou na primeira experiência?

Em janeiro de 2014 iremos viajar em grupo novamente. A mesma família que foi com a gente em 2013 e uma família nova que estará na Disney pela primeira vez. Nessa viagem, a família que já foi ano passado não passará tanto tempo com a gente, pois já tem as preferências quanto aos parques e quanto às compras. E agora eles irão também passar alguns dias em Miami. A família que está indo pela primeira vez ficará com a gente o tempo todo. Eles se sentiram inseguros quanto a alugar dois carros, portanto, esse vai ser um ponto delicado da viagem. Eles são bem tranquilos, e a rotina deles é mais parecida com a nossa, e acredito que não teremos problemas quanto a isso!!! Minha família é pequena, somos somente 3 pessoas, e a viagem em grupo acaba sendo mais alegre e mais divertida.

11)  Qual seu conselho pra quem planeja ou está planejando viajar em grupo?

Antes de planejar uma viagem em grupo, o ideal é conhecer bem quem serão seus companheiros de viagem e já desde o princípio, colocar a condição de que estamos todos na mesma viagem, mas isso não significa que precisamos fazer tudo exatamente igual e nem que precisamos andar juntos o tempo todo. Principalmente na hora das compras, o ideal é se dividir!!!!

Rafa, pelo que percebi você gostam mesmo de viajar em grupo. Muito legal que seus amigos são bons companheiros de viagem. Concordo com você quando disse que por estarmos em grupo não quer dizer que temos que andar grudados o tempo todo, se há interesses diferentes em determinados momentos, o melhor a fazer é cada um seguir pra um lado e ficarem todos satisfeitos. Muito obrigada pela participação na série Viagem em grupo. Cynara.