O quarto post da série Viagem em grupo é de Francine Agnoletto, mais uma amiga virtual de grupos de viagens, Francine é editora do blog Viagens que sonhamos. ( Instagram twitter  e Facebook ). Vamos ver como ela resolve isso?

1)   Como surgiu a ideia de viajar em grupo?

Já fizemos algumas viagens em grupo, mas no caso vou relatar uma que fizemos em família. Meu sonho era passar meu aniversário na Disney com meu filho, e na primeira vez que fui pra lá prometi que voltaria com toda a família. Depois de 3 anos de tratamentos, em novembro de 2009 nasceu o Álvaro. Então planejamos a viagem para novembro de 2011, que seria o meu aniversário e o Álvaro teria 11 meses. E como aniversário em família é sempre mais legal, e todo mundo adora a Disney, convocamos todo mundo.

2)  Como era formado seu grupo (número de pessoas, adultos, crianças)?

Éramos 4 famílias: eu, meu marido e filho bebê, minha irmã, cunhado e filha com 2 anos, meu cunhado, cunhada e filha de 1 ano e meio, e meus pais.

3)   Qual o destino? Era novidade pra todos ou algum viajante já conhecia?

O único que não conhecia o destino era o meu pai.

4)    Definir o roteiro e as atrações a serem visitadas, shows, espetáculos, parques, foi uma ação em conjunto ou alguém ficou responsável por isso e repassando para os demais aprovarem? Marcavam reuniões periódicas pra discutirem o assunto, trocavam e-mails?

Fizemos algumas reuniões para definir primeiro o voo e hotel, e depois para definir o roteiro e atrações. Definidas as atrações e objetivos, eu fiz um roteiro detalhado com todas informações e endereços importantes, e entreguei um livreto para cada família.

5)   Os interesses eram comuns a todos ou o grupo se dividiu em determinados momentos?

Como todos casais, com exceção dos meus pais, estavam com crianças pequenas, os objetivos eram muito parecidos. E meus pais são super tranquilos quanto a isso, e vão na nossa onda. Mas para uma viagem em grupo ser legal, acho que todo mundo merece um pouco de liberdade, e ninguém precisa ficar grudado o tempo todo. Começávamos os parques juntos, e num determinado momento nos separávamos, caso alguém quisesse ver algo diferente dos demais. Marcando um ponto de encontro para nos encontrarmos mais tarde. Teve um dia que uma parte do grupo quis repetir shopping e a gente foi pros parques. Para isso é importante ter mais carros, de preferência um por família.

6)  O perfil dos viajantes era parecido, todos gostavam de andar a pé, tirar fotos, conhecer coisas novas, tinham hábito de viajar, etc?

Todos com perfil parecido. As maiores divergências eram em relação a comida. Teve um dia que voltamos a entrada do Sea World pois meu pai tinha visto uma barraquinha de Turkey Leg e precisava almoçar a coxa do Peru. Mas todo mundo ia junto numa boa.

Francine 3

7)   Se tiver ocorrido algum imprevisto, como foi resolvido (em comum acordo, alguém ficou de frente pra resolver)?

O maior perrengue da viagem foi o meu pai ter se perdido no Magic Kingdom. Já contei essa história lá no blog. As mulheres estavam com as crianças na frente de uma atração e os homens foram para a fila. Meu pai não queria ir e ficou passeando por ali. Só que se perdeu. Era um tumulto de gente sem fim, meu pai não fala nada em inglês. Já tinha escurecido e nada dele aparecer. Eu fiquei muito nervosa e p…da vida. Depois de um tempão ele aparece de mão dada com uma Cast Member que falava espanhol. Agora a gente ri da história, mas no dia eu chorei de nervosa.

8)  Houve alguma divergência de opinião sobre pra onde ir ou o que fazer em determinado ponto da viagem, se houve, como resolveram?

Com alugamos dois carros, no dia que uma parte do grupo decidiu ir ao shopping foi tranquilo. Nós fomos ao parque e os outros ao shopping.

9)   Houve alguma situação que gerou algum mal-estar entre o grupo? Se houve, o que foi e como resolveram?

Fora o perrengue do meu pai perdido no Magic Kingdom, e um alarme de incêndio disparado no hotel, foi tudo ótimo e tranquilo.

10)  Você viajaria novamente em grupo? Se não, por quê? Se sim, mudaria alguma atitude que tomou na primeira experiência?

Eu viajaria com certeza. Mas em grupos pequenos e com os mesmos objetivos. Não consigo me imaginar nessas excursões de grupos de 30/40 pessoas, que nunca se viram antes na vida.

Francine 2

11)  Qual seu conselho pra quem planeja ou está planejando viajar em grupo?

Se programar antecipadamente, montar um roteiro e já prever possiveis divergências de opiniões. E como já falei acima, mesmo viajando em grupo, acho importante cada um ter sua liberdade. Não é porque você está viajando em grupo que você será obrigado a fazer tudo o que o outro gosta, mesmo sendo contra a sua vontade. Se a viagem for de carro, aluguem um carro por família para dar maior flexibilidade. Montem o roteiro de acordo com os objetivos da maioria e deixem alguns períodos livres para o povo do “contra”. E o mais importante de tudo, ter paciência, ser flexível e ceder! Um dia você cede, e no outro dia o seu amigo cede, rsrsrsr.

Francine, imagino o sufoco que você passaram até encontrarem seu pai. Quanto à turkey leg ele tinha razão em querer comer de todo jeito, ir a um parque Disney e não experimentar é o mesmo que ir à Roma e não visitar o Coliseu kkkkk. Percebi que a viagem de vocês foi uma delícia, nada melhor do que comemorar aniversário em família e ainda na Disney! Muito obrigada pelo relato.

Outros posts da série:

Série Viagem em grupo por Rafaela Matsuoka

Série Viagem em grupo por Lucimar Venturim

Série Viagem em grupo por Ana Thomazi

Série Viagem em grupo por Fernanda Scafi

Série Viagem em grupo por Fernanda Calado

Série Viagem em grupo por Andreza Trivillin

E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook,  Instagramtwitter,  YouTube e no Google+.

Para programar sua viagem, veja o que você pode fazer sem sair aqui do blog

Reservar hotel pelo Booking;  Comprar seu seguro viagem com a Real Seguros; Alugar seu carro com a RentalCars; Comprar seu chip pré-pago para nos EUA na Travel Mobile

 

Agora nos siga no FacebookInstagramtwitterYouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo