O sexto post da série Viagem em grupo é de Fernanda Calado. Nos conhecemos em sites e fóruns sobre viagens e fazemos parte de alguns grupos no Facebook, assim como nós, Fernanda e Robert são apaixonados por Las Vegas e a participação dela nessa série não poderia ser comentando sobre outro destino…  Vamos ver como ela resolve isso?

1)   Como surgiu a ideia de viajar em grupo?

Fomos em 2010, eu e meu marido, para Vegas. Chegamos e animamos nossos amigos para irmos no ano seguinte, na mesma época, no Halloween. Os amigos foram se animando, uma a um, e, quando vimos, estávamos em um grupo de 14 pessoas!

2)  Como era formado seu grupo (número de pessoas, adultos, crianças)?

14 adultos:

4 casais

6 amigos (4 homens e 2 mulheres)

3)   Qual o destino? Era novidade pra todos ou algum viajante já conhecia?

Vegas! Somente eu e meu marido conhecíamos a cidade. E, para um dos casais, era a primeira vez nos EUA.

4)    Definir o roteiro e as atrações a serem visitadas, shows, espetáculos, parques, foi uma ação em conjunto ou alguém ficou responsável por isso e repassando para os demais aprovarem? Marcavam reuniões periódicas pra discutirem o assunto, trocavam e-mails?

Eu fiquei responsável. Marcamos algumas reuniões, mas no final só fazíamos farra mesmo… kkkkkk. Ninguém resolvia nada… As pessoas só falavam: “Fernanda, resolve tudo aí pra gente! O que resolveres, está decidido!”. E assim foi! Os shows só listei. Decidimos lá para quais iríamos.

Fernanda Calado 3

5)   Os interesses eram comuns a todos ou o grupo se dividiu em determinados momentos?

Na maioria das vezes os interesses eram comuns, mas também nos dividimos. Preferimos alugar 3 carros, assim, tínhamos mais independência. Em um dos momentos, 1 casal e 2 amigos decidiram ir para LA, enquanto o resto do grupo preferiu fazer Hoover Dam e Seligman. Nas compras também íamos juntos, mas voltávamos em horários distintos.

6)  O perfil dos viajantes era parecido, todos gostavam de andar a pé, tirar fotos, conhecer coisas novas, tinham hábito de viajar, etc?

Sim. Não tivemos problemas com isso. Foi bem tranqüilo! E o fato de termos alugado 3 carros também ajudou muito!

7)   Se tiver ocorrido algum imprevisto, como foi resolvido (em comum acordo, alguém ficou de frente pra resolver)?

Já viajamos com alguns pré acordos. No nosso roteiro coloquei estas observações:

Lembrete para o grupo:

Com certeza, a nossa viagem vai ser boa demais!! Porém, é preciso estarmos atentos a algumas coisas:

1.         Precisamos decidir as prioridades e programas que serão feitos em grupo.

2.         Ninguém nasceu grudado com ninguém, por isso as pessoas podem fazer programas independentes das outras.

3.         É preciso determinar quem dividirá o mesmo carro (mais para fins de divisão do pagamento).

4.         Os estacionamentos de todos os hotéis são de graça, então, se a pessoa que estiver dirigindo resolveu beber, voltam todos de táxi.

5.         Paciência e Tolerância são ESSENCIAIS numa viagem em grupo.

6.         É possível que em alguns momentos a gente queira MATAR um dos amigos, porém vamos tentar fazer o possível para que pequenos desentendimentos e discordâncias não estraguem a viagem.

Fernanda Calado 1

8)  Houve alguma divergência de opinião sobre pra onde ir ou o que fazer em determinado ponto da viagem, se houve, como resolveram?

Não… Foi tudo muito tranqüilo… Mas, como disse, acredito que o fato de termos alugado 3 carros foi essencial para o bem estar do grupo.

9)   Houve alguma situação que gerou algum mal-estar entre o grupo? Se houve, o que foi e como resolveram?

Não tivemos, ainda bem, nenhum problema sério. Pequenas discussões entre membros da mesma família, mas nada sério.

10)  Você viajaria novamente em grupo? Se não, por quê? Se sim, mudaria alguma atitude que tomou na primeira experiência?

Sim, viajaria… Mas, o ponto negativo foi o fato de tudo ficar muito centralizado em mim… As pessoas esperavam que eu decidisse tudo… E, também, como algumas pessoas não falavam inglês, eu tinha que ficar ajudando, principalmente nas compras. Isso me tomou um pouco de tempo, mas valeu a pena! Nos divertimos muito!

11)  Qual seu conselho pra quem planeja ou está planejando viajar em grupo?

Definitivamente: não aluguem van, aluguem o máximo de carros possível. Nenhum grupo é homogêneo, os interesses divergem, então, a flexibilidade de horários de voltar e de ir, além da possibilidade de irem para lugares distintos, facilita e evita muita confusão!

Fernanda, adorei a ideia de elaborar uma lista de lembretes no roteiro, vou adotar em minha próxima viagem em grupo. Pelas fotos percebi que diversão foi a palavra de ordem :). Muito obrigada por participar da série Viagem em grupo.

Outros posts da série:

Série Viagem em grupo por Rafaela Matsuoka

Série Viagem em grupo por Lucimar Venturim

Série Viagem em grupo por Ana Thomazi

Série Viagem em grupo por Francine Agnoletto

Série Viagem em grupo por Fernanda Scafi