Aqui em casa nós adoramos quiche, sempre que vejo uma receita legal testo logo no nosso jantar especial da quinta-feira.

Já testei diversas massas, porém para mim esta é a mais gostosa, saborosa, prática e versátil que já fiz. É a minha massa predileta!!!! É aquela que não precisa colocar nada a mais do que está na receita.

O recheio recebi da Patty Martins do Aqui na cozinha.

Quiche de batata com bacon e linguiça calabresa

Massa

3 xícaras de farinha de trigo

1/2 xícara de margarina em temperatura ambiente

1/2 xícara de óleo

1/2 xícara de leite

1 gema

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (café) de sal

Misture tudo até ficar uma massa homogênea. Eu até consigo abrir essa massa com rolo, mas na hora de transportar para a forma de aro removível, ela quebra. Como ela é bem fácil de trabalhar eu vou tirando pedacinhos e acomodando no fundo e lateral da forma, apertando com as pontas dos dedos. Feito isso, é só colocar o recheio e cobrir.

Recheio

150g de bacon picado

100g de linguiça calabresa picada

1/2 cebola

1 colher (de sopa) de óleo

3 batatas raladas (mais ou menos 3 xícaras)

Pimenta do reino a gosto

Sal

2 ovos

200g de creme de leite (uma caixinha)

Em uma panela coloque o óleo e o bacon picado, a calabresa e deixe fritar em fogo baixo. Quando estiverem bem fritos acrescente a cebola picadinha ou ralada e deixe fritar também. Agora junte a batata ralada e deixe refogar. Misture bastante e a batata não precisa ficar totalmente cozida, pois ela vai terminar de cozinhar no forno. Apenas tire o aspecto cru da batata. Tempere com uma pitada de pimenta do reino e outra de sal e deixe esse recheio esfriar.

Abra a massa em uma forma, use as mãos mesmo (não precisa de rolo). Deixe a massa com cerca de 0,5 cm para não ficar muito grossa quando assar. Coloque o recheio já frio. Em outra tigela misture os ovos com o creme de leite e bata bem com um garfo até ficar bem misturado e tempere com sal. Coloque por cima da torta já recheada.

Leve ao forno preaquecido na temperatura média (uns 180 graus). Deixe assar por uns 25 minutos ou até que ela esteja dourada.

quiche fatia