O chocolate é o tema de mais um post da série Viagens gastronômicas. Quando escolhi o tema desse post, imaginei que receberia muitas fotos, mas a quantidade me surpreendeu. Será que ser chocólatra é uma caracterísitica de todo viajante?
No início de minha infância eu era alérgica a chocolate, depois dos 5 anos a alergia passou mas eu não tinha o hábito de comprar muito menos de comer. Hoje em dia eu gosto mas não sou louca por chocolate, já meu marido é um chocólatra assumido, sempre tem um guardado na mesinha de cabeceira dele…mas em viagens sempre temos em nossas bolsas algumas barrinhas pra ficarmos beliscando como lanche, principalmente em lugares frios porque ajuda a aquecer. Mas vamos lá ao que nos interessa….
História do chocolate
1528 foi o ano que marcou a chegada das primeiras favas de cacau a Bruges, na Bélgica. O responsável por esse feito foi Hernán Cortés que as levou para o imperador Carlos V. Durante seu governo, o duque de Alba introduziu o chocolate nos Países Baixos. Inicialmente era consumido como bebida, como os maias e astecas. Mas no séc. XIX, o chocolate em barras foi inventado pelas fábricas suíças e inglesas quando realizaram experimentos com o cacau.
Porém foram os belgas os responsáveis pelo chocolate recheado, em 1912 quando Jean Neuhaus apresentou a novidade. As famosas ballotins (caixas que acomodam chocolates e pralinés) foram introduzidas juntamente com a novidade.
Até hoje os chocolates belgas têm uma excelente reputação, são feitos com grãos de primeira qualidade cuidadosamente selecionados.
Para quem ama chocolates e tem curiosidade em saber tudo sobre sua origem, o Choco-Story , museu do chocolate em Bruges, conta sua história desde sua origem até hoje. O museu fica num prédio histórico do séc. XV numa antiga taberna de vinhos.
Onde encontrar chocolates deliciosos mundo afora
Ainda não conheço a Bélgica, meu filho foi pra lá durante o intercâmbio e voltou encantado com o que viu. Mas recebi uma dica de uma leitora de onde encontrar um tradicional chocolate em Bruges.
1 – Pralinette
Maior loja de chocolates de Bruges, é uma empresa familiar onde o cliente pode ver a produção na hora. Não usa adição de açúcar no seu chocolate. A verdadeira manteiga e creme de leite fresco garantem uma qualidade superior e mais saudável. Produzem 83 tipos diferentes de bombons.
Pralinette Wollestraat 31b (Store and production) 8000 Brugg; www.pralinette.be
2 – Chocópolis
Projetada com a finalidade de proporcionar ao visitante uma visão da fábrica, a Chocópolis tem sabores de bombons de chocolate, como manga, jasmin, hortelã, gengibre, rosa entre outros além dos tradicionais avelã, pistache, nozes…
Chocópolis Rue du Marché aux Herbes 81, 1000 Bruxelles; www.chocopolis.com
3 – Cailler
Apresenta todo o processo de fabricação do chocolate durante uma visita. A degustação no final do passeio fecha com chave de ouro e por que não dizer com água na boca?
Cailler Rue Jules Bellet 7, Broc CH-1636, Suíça; www.cailler.ch
4 – Die Echten Reber Mozart-Kugeln
Quando estivemos em Salzburg não tinha como não deixar de experimentar os famosos chocolates Heindl Mozart Kugeln, conhecidos como os chocolates de Mozart. Compramos vários tipos, são vendidos em embalagens com diferentes quantidades. Os mais tradicionais são os recheados com creme de avelã, pistache e marzipan (doce árabe feito à base de amêndoas).

Foto que tirei quando ganhei de minha sobrinha que fez intercâmbio na Áustria. Quando estivemos lá não registrei nossos chocolates
Die Echten Reber Mozart-Kugeln Ludwigstr. 10-12 83435 Bad Reichenhall- Salzburg; www.reber-spezialitaeten.de
5 – Milka
Em 2010 a empresa fez uma ação nas ruas de Viena, Bianca Ventura estava fazendo intercâmbio na cidade e me enviou fotos pra mostrar como era o evento.
6 – M&M’s
Os chocolates M&M’s estão cada vez mais conhecidos e amados. Como as M&M’s Stores nos Estados Unidos e Europa são pontos turísticos imperdíveis para todas as idades, não poderiam ficar de fora desse post. Seguem algumas fotos de lojas americanas.
7 – Jacques Torres
Fundada em 2000 e hoje com vários endereços em New York, Master Pastry Chef Jacques Torres em 1986 tornou-se o mais jovem chefe de pastelaria a ganhar o prêmio Meilleur Ouvrier de France (Melhor Artesão da França), medalha de pastelaria.
Jacques Torres 66 Water Street, Brooklyn, NY 11201; www.mrchocolate.com
8 – Chocolate Store
São vários endereços na cidade, esse que coloquei fica no coração da Fisherman’s Wharf. Os chocolates e balas ficam expostos em grandes barris. Uma dica é o Choc-Aid que é em formato de Ban-Aid e vem embalado um a um.
Chocolate Store 145 Jefferson Street (between Mason St & Taylor St) San Francisco; www.sfchocolatestore.net
9 – Jean Philippe Pâtisserie
Com duas lojas, uma no Bellagio e outra no Aria, excelentes hotéis em Las Vegas, a Jean Philippe Patisserie era o sonho de seu chef que chegou os EUA pra chefiar a pastelaria do Bellagio e que atualmente chefia uma equipe de 70 funcionários. No Aria desde 2009 como chefe executivo da pastelaria com uma equipe de 110 funcionários, Jean-Philippe trabalha numa área de 6.000 metros quadrados de onde sai toda a produção pra servir aos 2 hotéis.
Jean Philippe Patisserie 3730 S Las Vegas Blvd; www.jpchocolates.com
10 – Lugano
São vários endereços de lojas e pontos de venda não só em Gramado como em outras cidades nas regiões Sul e Sudeste. Desde 1976 no mercado, ganhou tradição pelo excelente acabamento em chocolates finos.
Lugano: www.chocolatelugano.com.br
11 – Sete Colinas
Com 3 endereços, 2 em Garanhuns e 1 em Gravatá, os chocolates Sete Colinas conquistaram o paladar dos turistas que vão à cidade durante o FIG (Festival de Inverno de Garanhuns) que acontece todo mês de julho. Porém durante todo o ano oferece opções de chocolates produzidos com todo carinho. Além do que está à venda aceita encomendas e faz embalagens personalizadas.
Durante o FIG de 2012 houve um Festival Gastronômico na cidade onde um dos ingredientes obrigatórios nas receitas era o chocolate, comi um bolo de tapioca com cobertura de chocolate divino.
Sete Colinas Av. Santo Antônio, 209, Centro – Garanhuns – PE; www.chocolatesetecolinas.com.br
⇒ Leia também Chocólatras: 5 destinos que vão adorar. Esse post é do blog Berço do Mundo, nele tem endereços e experiências maravilhosas para os amantes do chocolate.
Nossa, esse ficou grande hein! Mas eu já esperava por isso, o tema é realmente uma paixão ‘mundial’ kkkk.
E para acompanhar nossas viagens, nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Comprar seu chip pré-pago para usar em todo o mundo na EasySim4U ou no Viaje Conectado;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers na WePlann ou Get Your Guide;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
E vamos comer chocolate para acalmar os ânimos!! srrs Adorei!
Um post de dar água na boca! 🙂
Que legal que gostou Karla.
Amooooooooooooooooooooooooooooo!
Sei bem disso Vanessa 🙂
E tem tb o famoso Max Brenner em NY e em outros lugares (http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/07/review-dos-restaurantes-que-eu-fui-em.html). Adorei o chocolate do Mozart tb mas não tenho post sobre isso… E na verdade um dos melhores chocolates que já comi foi na Noruega. Nem era nenhum chocolate especial, mas um desses q vende em supermercado e era tão maravilhoso!! Aliás, já comi vários chocolates suíços e belgas mas sempre preferi os chocolates da Alemanha e da Escandinávia. Eles tem + cacau e menos leite do que os brasileiros, suíços e belgas. A marca Ritter Sport da Alemanha é demais!
Fernanda, muito obrigada por complementar o post. Também gostamos muito de comprar chocolates em supermercados, conhecemos alguns em viagens e que só chegaram aqui bem depois da viagem onde o conhecemos, um exemplo foi o Kit Kat.
Nossa! babei aqui com tantas dicas deliciosas.
Eu fui numa feira de chocolate em Bologna que tinha esses em forma de sapato e bolsa (e outros mais), você não acreditava que era de chocolate… Tinha um cara que fez uma reprodução de uns prédios da cidade em chocolate também!
Erika Liporaci , quando eu for à Itália me lembre de ir nessa feira de Bologna. 😉