Na série Viagens gastronômicas, hoje é dia de Gelati ou sorvete! Noto é uma cidade italiana na região da Sicília, dona de uma tradição de mais de mil anos no preparo de sorvetes herdada dos árabes, antigos governantes da região. Vindos da técnica de preparo de sherbet ou sharbat, somando pomares de cítricos e amêndoas, sucos de frutas, essências florais e a neve do monte Etna, os deliciosos gelati (sorvetes) fazem parte do passatempo dos visitantes e moradores da cidade. Claro que com o tempo a receita foi aprimorada, foram acrescentados uma mistura de leite congelado, açúcar ou mel e frutas para termos hoje uma das sobremesas favoritas do mundo.
A tradição do uso da neve do Etna é tão grande, que em 1777, durante um inverno mais quente, um navio carregado dela foi atacado por moradores de Siracusa para suprir a falta dos gelati. Alguns Neviere (poços de pedra calcária cobertos por cúpulas de pedras onde ficava guardada a neve no inverno) ainda são encontrados próximo à Noto. A importância do sorvete no século XVIII na Itália era tanta, que o bispo da Catânia, na Sicília, sobrevivia da renda gerada pela venda da neve que era um dos principais ingredientes da receita.
Quando estivemos na Itália, experimentar os graciosos gelati fazia parte de nossas caminhadas pelas ruas. Registramos algumas das experiências…
Sugestões
Gelateria Dondoli, Piazza della Cisterna, 4, 53037 San Gimignano, Itália; www.gelateriadipiazza.com
A fila em frente à sorveteria chama atenção desde o começo da manhã. É um dos pontos turísticos da cidade. Fica em frente à cisterna no centro da praça. Sabores diferentes é o que não falta. Preço acessível.
San Crispino, Via della Panetteria, 42 e in Via Cilicia, Roma; www.ilgelatodissancrispino.it
Próxima a Fontana di Trevi, é um dos pontos favoritos em Roma pra apreciar um gelati, os sabores são inusitados, incluindo creme cm mel e figo. Preço médio.
Gelateria Antigianale Le Dame, Piazza del Mercato Centrale, 41R, Florença
Lugar bem pequeno em frente ao Mercado central em Florença. Sua fama é de ser o melhor sorvete da cidade.
E como o sorvete é apreciado mundo afora, acredito que até pela praticidade de poder se tomar durante uma caminhada a passeio, é muito comum em viagens ser a sobremesa ou o lanche. Vamos lá a alguns lugares…
Gelarto Rosa, Szent Istvan ter 3, Budapeste 1051
Em nossa estada em Budapeste no outono, um dos dias começou frio e chuvoso, mas à medida que as horas passaram o sol chegou, aproveitamos pra tomar um sorvete ao lado da catedral de Santo Estévão. A apresentação nos chamou atenção, era servido em forma de flor, a atendente usava uma colher de sopa pra esculpir um botão de rosa com uma prática de impressionar. Era um sorvete pequeno, mas inusitado. Achamos essa sorveteria por acaso.
Ghirardelli Ice Cream & Chocolate, 1710 E Buena Vista Dr, Orlando
No Complexo Downtown Disney, uma excelente opção, em especial a famosa banana split.
Ainda nos Estados Unidos, New York não poderia faltar..
Cold Stone Creamery, são vários endereços pelo país, 253W 42nd Street em Manhattan fica em plena Times Square
Preparo registrado por Simone Hara que gentilmente cedeu o vídeo que fez durante a visita ao local.
Il Maestrali, Patio Bellavista, Santiago, Chile
Cafeteria e sorveteria na entrada do Patio Bellavista. Preço acessível.
Acho que dá pra fazer um tour pelo mundo só pra degustar os gelati. Quem topa?
E pra o próximo post, pensei em falar sobre goulash. Quem tem fotos e dicas pra me enviar? Aguardo contatos.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Cynara adorando seus posts e ainda mais poder participar de todos eles…ansiosa pelo próximo desafio bjs
Cynara ficou show! Essa matéria foi uma aula….amamos! Parabéns
Ana Viana fico feliz em saber que gostou do texto. Durante o processo de pesquisa sobre o assunto descobri coisas que nunca imaginava a respeito. Essa série está sendo muito proveitosa porque além de dar dicas de onde encontrar delícias, a troca com os leitores está sendo muito prazerosa.
Oi Sabrina, a cada tema a participação dos leitores aumenta, estou adorando a experiência. Já estou pensando no tema central da próxima série. Conto com você sempre hein! Bjs
Quando estive na Itália, tomava sorvete todo dia! E olha que fomos no inverno, haha! Para mim o gelato é mais uma das artes italianas… Acho tão lindo o jeito com que eles lidam com o sorvete! Com respeito, carinho… E, bom, o resultado não poderia ser outro!! E em Barcelona e Paris provei o Amorino, que também é montado como uma flor! Lindo demais! Amo essa tag do teu blog, parabéns!!
mapanamao.com.br
Também tomamos sorvete todos os dias quando vamos à Itália Ester, você descreveu muito bem, “com respeito, carinho…”é a forma com que eles tratam o sorvete. Obrigada pela dica do Amorino, anotada, estaremos em Paris próximo ano e vou conhecer! Essa tag é meu xodó, você sabe que aqui no blog sempre temos dicas de onde comer pelo mundo né? Obrigada pela visita. Bjs.