Pensei que já tivesse postado a receita do camarão na moranga tão apreciada por tantos e que não é das mais trabalhosas….

Os ingredientes são poucos e simples, basta só um pouquinho de cuidado numa etapa do preparo, mas de resto é bem simples. Vamos a ela…

Recentemente fiz utilizando mini morangas que comprei em Curitiba, infelizmente ainda não as vi aqui em Recife. Durante um passeio pelo mercado da cidade vi e resolvi comprá-las. Os ingredientes que vou colocar são os mesmos claro, mas as quantidades são pra uma moranga de 2,5kg ok? Claro que vão variar de acordo com o tamanho!

Na primeira que fiz testei uma receita que peguei na internet, nem lembro mais o site porque faz um tempão, achei um pouco sem gosto, pesquisei novamente e encontrei um detalhe que me agradou, usar a polpa da moranga como ingrediente, assim juntei uma receita com a outra e agora está a meu gosto.

Como fazer camarão na moranga

INGREDIENTES

1 moranga de 2,5kg

300g de queijo catupiry ou outro queijo cremoso de sua preferência

1cx. de creme de leite

3 dentes de alho amassados

1 cebola média ralada

azeite pra refogar

400g de camarão médio e 100g de camarão grande pra enfeitar

tempro verde a gosto

2x da polpa da moranga

3c de sopa de polpa de tomate

pimenta do reino a gosto

sal a gosto

MODO DE FAZER (vou ilustrar com as mini morangas)

A primeira coisa a fazer é lavar a moranga com uma bucha, deixe-a bem limpinha. Enrole com papel alumínio, coloque numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 45min (isso depende do seu forno, deixe até ficar macia).

moranga passo1

Enquanto a moranga estiver no forno, cozinhe os camarões e no vapor pra não murcharem, tempere com pimenta do reino a gosto e reserve.

Quando a moranga esfriar, retire o papel alumínio e com uma colher retire as sementes com cuidado pra não pegar a polpa porque vai precisar dela depois. Feito isso, ainda com a colher tire a polpa e reserve a quantidade necessária para a receita. Cuidado para deixar o fundo mais espesso do que as bordas porque o creme será adicionado mais tarde. Em algumas receitas pedem pra abrir e retirar a polpa antes de levá-la ao forno, eu acho muito mais prático depois porque a polpa fica bem macia e fácil de retirar.

moranga passo 2

Agora é a hora de preparar o creme.

Coloque o azeite pra aquecer, acrescente o alho e a cebola até ficarem transparentes. Baixe o fogo e coloque a polpa da moranga pra cozinhar um pouco. Acrescente a polpa de tomate, o sal, a pimenta do reino e o camarão. Não deixe ferver, acrescente o queijo cremoso, o creme de leite e cheiro verde se gostar e acerte o sal.

Retire do fogo, coloque o creme dentro da moranga e enfeite com os camarões maiores.

E aqui estão as mini morangas, são uma excelente opção de entrada. Pra acompanhar um pãozinho italiano cai muito bem!

moranga pequena

Para salvar no Pinterest

Receita de camarão na moranga