Nossa viagem à Curitiba foi muito especial. Não conhecíamos a cidade, mas o que trouxemos de lá em nossa bagagem foi muito valioso, pois não foram apenas os tradicionais passeios turísticos que preencheram nosso dias, além dos abraços dados, ainda voltamos com um pedacinho do Paraná na bagagem de mão. Ganhamos uma pinha inteira gente, com tag explicativo de como cozinhar os pinhões e tudo! E saí de lá já com a intenção de fazer um bolo de pinhão.

Depois de aguardar mais de 1 semana pra pinha abrir, debulhei os pinhões com ajuda de Arthur. Pensei em cozinhá-los e comê-los, mas aí decidi procurar uma receita pra usá-los de outra forma, porque sentar pra degustar os pinhões era coisa que só poderíamos fazer no final de semana, fiquei com receio que estragassem até lá. Fui ao Saboreando (aquele grupo do FB que sou membro lembram?) e vi que algumas meninas estavam postando fotos de um bolo, perguntei e recebi a dica de onde estava. Pesquisando na internet, uma amiga encontrou uma dica no Tudo Gostoso e postou e essa foi a receita testada por lá.

Lá vai como fazer….

INGREDIENTES

1 x. de margarina

4 ovos

1 lata de leite condensado

1 pitada de sal

1 x. de pinhão cozido e moído

1 x. de farinha de trigo

1 c. de sopa de fermento em pó

MODO DE FAZER

Bata as claras em neve e reserve.

Na batedeira bata a margarina e aos poucos vá colocando o leite condensado, as gemas uma a uma, o sal,o pinhão e a farinha já misturada com o fermento.

bolo pinhao 1

Bata bem e depois misture essa massa lentamente na mão com as claras em neve.

bolo pinhao 2

A massa fica bem fofa, impressionante o volume final com apenas 1x de trigo

Assar em uma forma grande de anel por + ou – 40 minutos.

bolo pinhao 3

Usei uma forma de anel com 25cm de diâmetro por 10cm de altura, fiquei com receio que crescesse muito, pode usar uma forma com diâmetro menor mas com essa altura.

bolo pinhao 4

O bolo foi aprovadíssimo aqui em casa, meu filho comeu 3 fatias ainda quentes.

Vi no grupo Saboreando comentários sobre o teor de gordura do bolo, eu usei margarina normal, minha amiga que usou margarina pra culinária achou que ficou bem gorduroso. Não tive esse resultado, ficou fofinho e no outro dia estava um pouco mais molhadinho, mas ficou muito bom. Na próxima vez vou passar o pinhão no processador, eu ralei porque fiquei com receio que processando ficasse um creme porque eles são moles, lembram muito a textura de amendoim cozido, pra não correr esse risco optei por passar no ralo.

Agora a questão é conseguir pinhão pra repetir a receita!