Vamos a mais viagens gastronômicas?

Originários do tempo dos maias e astecas, os tacos são feitos do mais tradicional prato nacional, o milho de tortilha. A iguaria é uma espécie de sanduíche mexicano. Produtos locais servem de recheio, como pimenta, tomate, abacate e feijão, na maioria das vezes acompanhados de peixe ou carne.

É geralmente procurado na hora do almoço, mas também serve como refeição noturna. Dependendo das tradições familiares e da região, a receita pode variar, mas o taco al pastor é um dos mais favoritos. Normalmente vem com grande quantidade de carne de porco fatiada na tortilha, mas também pode ser feito com frango ou carne desfiada. Existem também as versões que levam peixe frito ou grelhado e camarões, junto com alface ou repolho. A graça é empilhar dois ou três no prato plástico e dirigir-se até o balcão de condimentos pra pegar limão, coentro e guacamole, finalizando com salsa picante. Não há necessidade de usar talheres.

Ainda não conheço o México, mas na minha lista o país está entre os destinos mais breves. Gosto muito de comer e experimentar novidades, recentemente encontrei aqui tacos prontos que vêm com um sachê do molho de tomate pra ser acrescentado à carne moída, testei e foi aprovado, como comentei anteriormente no primeiro post dessa série, talvez não tivesse fotos originais de certas comidas e não iria usar outras sem autorização de seus respectivos autores, assim vai a foto que tirei do taco que fiz em casa pra ilustrar, lembrem-se que é minha versão, não coloquei guacamole nem feijão, mas de resto tentei ser o mais tradicional possível com o que tinha em casa, usei carne moída como pede na embalagem (acrescentei queijo ralado porque adoro, mas sei que não faz parte da receita). Ah, o molho apimentado estava em outro sachê dentro da embalagem. É bem forte! 

Sugestões

El Califa Altata 22, Condesa, Cidade do México; www.elcalifa.com.mx/califa.html

Restaurante tipo cantina, mistura visitantes e moradores de modo agradável. Existem quatro deles na Cidade do México, mas a de Condesa é o mais fácil de encontrar. Traz vários cortes bovinos, como costela e chuleta, além de frango e carne de porco. As tortilhas vêm douradas direto do forno e cobertas com queijo de Oaxaca derretido. Pedindo o al pastor, a carne de porco será fatiada na sua frente direto do espeto. Cuidado ao pedir os molhos porque eles são todos apimentados independentemente do que diz o cardápio. Preço acessível.

El Borrego Viudo Avenida Revolución Tacubaya, Cidade do México

Vale uma visita noturna ao autêntico restaurante rústico ao lado do viaduto. Aberto 24h é especializado no taco al pastor. Preço acessível.

Buen Provecho Waterloo (Lower Marsh na hora do almoço) e no Elephant and Castle (finais de semana), Londres

Arturo Ortega Rodriguez serve comida mexicana autêntica. Vende molho pra viagem para quem quiser se arriscar a repetir a iguaria em casa. Preço acessível.

E pra o próximo post, que tal pastel de nata? Tem foto e dicas de onde comê-los pelo mundo? Manda pra mim.