Usar ou não o ônibus turístico de 2 andares numa primeira visita a alguma cidade?

Ricardo e eu sempre viajamos por conta própria, nada de agências pra determinar nossos roteiros. Na última viagem à Europa um dos nossos destinos era Hamburgo. Levamos um roteiro pequeno pra nos guiar durante os 2 dias que iríamos ficar na cidade. Em frente ao nosso hotel, que ficava no lado oposto à estação de trem Hamburg Hauptbahnhof, vimos um ônibus vermelho com 2 andares parado e umas pessoas oferecendo o passeio, decidimos ir lá saber como era. Resolvemos encarar e ficamos adeptos em outras viagens.

Fizemos um passeio de uma tarde, o ônibus tinha um guia e fones de ouvido com alguns idiomas, entre eles o espanhol. Pra falar a verdade o som não era lá essas coisas, desistimos e ficamos apreciando a paisagem. Fizemos algumas paradas e fomos anotando onde gostaríamos de voltar no outro dia pra explorar com mais calma.

Além do fato de conhecer a cidade rapidamente, outra vantagem que vimos foi tirar fotos de ângulos impossíveis de serem vistos caminhando ou de carro.

Europa 2008 219

 Europa 2008 222

Europa 2008 225

Outra experiência que tivemos foi durante uma viagem à New York. Iríamos ficar 1 semana, queríamos conhecer o máximo possível da cidade, optamos por comprar com antecedência pelo site o ticket de 72h nos ônibus vermelhos de 2 andares. Chegando em NY, fomos ao escritório trocar o voucher pelos tickets e começamos o passeio (no site tem os endereços). A empresa oferece vários passeios, optamos por esse que dava direito a 3 entradas em atrações à nossa escolha (lista no site). Pode-se descer e subir quantas vezes quiser. Numa cidade com tanta coisa pra se ver, serve inclusive como meio de transporte, você pode descer numa parada, andar pelos arredores nos pontos que interessam e subir em outra parada (na entrada do ônibus recebemos um mapa do trajeto com as paradas e horários). Almoçamos no Junior’s no Brooklyn, descemos numa parada na esquina do restaurante, almoçamos e voltamos pra mesma parada pra pegar outro ônibus 1:45h depois. Foi muito tranquilo.

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Buenos Aires foi outra cidade que conhecemos inicialmente lá do alto do ônibus turístico. Compramos os tickets com antecedência  aqui. Compramos o passeio de 24h. Descemos e subimos onde quisemos e nosso dia foi todo baseado no trajeto dele, depois disso fomos conhecer a cidade a pé e de táxi.

SONY DSC

 SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

Alguns pontos devem ser levados em conta se escolher ou não esse tipo de passeio:

– Tempo de permanência na cidade;

– Valor do transporte (táxi, metrô, aluguel de carro);

– Facilidade de locomoção;

– Previsão do tempo (com chuva sem chance).

Uma dica é ficar no andar de cima, é de onde se tem as melhores visões. Se tiver frio é bom levar touca e cachecol porque o vento é muito forte e gelado.

Qualquer dúvida podem perguntar.