Pelo segundo ano consecutivo eu e meu marido organizamos aqui na nossa casa, mais especificamente no salão de festa do nosso prédio, o Almoço de Páscoa Ateu-Cristão. Na verdade, é uma forma de juntar os amigos e amigas no domingo de páscoa que, mesmo para nós que não somos católicos, faz falta quando se mora distante da família. Justiça seja feita, eu e Rodolfo temos família em Brasília, quase pais do cerrado, mas, às vezes, eles têm outros programas. E foi assim que começou o que está se tornando uma tradição.

A nossa tradição, como falei, é recente e começou ano passado, quando nossos tios estavam viajando e a gente se deparou com um feriado em Brasília, dessa vez sem família nenhuma! Assim como eu e Rodolfo, muitos dos nossos amigos são casais jovens de outros estados que também estão por aqui. Tem também os não casais, mas igualmente jovens e solitários na páscoa. Enfim, a grande maioria dos nossos amigos fica perambulando nos feriados. Resolvemos fazer o seguinte: mandamos um e-mail para os amigos/as que assim como nós estavam por aqui. Falamos: vamos fazer um bacalhau, tragam acompanhamentos, petiscos e sobremesas! Reservamos o salão de festas e fomos esperando as confirmações. Foi assim, respondendo ao email e colocando ao fim em uma lista o que cada uma trariam que organizamos um super almoço solidário de Páscoa no ano passado. Esse ano fomos cobrados para fazer mais uma edição do almoço e a gente só repetiu o email e mais uma vez deu super certo.

O nosso bacalhau foi um sucesso e isso me motivou a escrever um post com a receita dele.  Apesar de sempre ser feito à quatro mãos, porque eu e meu maridão temos também a tradição de cozinharmos juntos, ele é simples, eu juro.

Fizemos comida para 15 pessoas, foram quatro travessas (médias) de bacalhau, mas também tiveram outros pratos. Inclusive um arroz de diferentes grãos que estava sensacional e um escondinho de camarão divido. Além de sobremesas deliciosas que ainda estão me dando água na boca!

Mas vamos ao bacalhau!

Ingredientes:

Compramos Aproximadamente…

1,2kg  Bacalhau Desfiado

2,5kg Batatas

1 kg de cebola

3 pimentões verdes médios

1 pimentão vermelho grande

1 pimentão amarelo grande

6 ovos

1 vidro de azeitonas pretas grandes

1 garrafa grande de azeite

 

Molho Bechamel

2 colheres grandes de manteiga

2 colheres grandes de farinha de trigo

1 litro de leite

Sal, pimenta e  noz moscada à gosto.

Modo de Preparo

Descascamos as batatas e as cebolas e cortamos em rodelas. Cozinhamos as batatas. Não pode deixar que elas fiquem muito mole. O ponto não é o ponto de purê, é mais durinho, ok! Cortamos também em rodelas os pimentões e juntamos todas as cores de pimentões. Cozinhamos os ovos e cortamos em rodelas. Cozinhamos um pouco o bacalhau, mas também só um pouco para que ele não fique duro. Temos o costume de dá uma lavada inicial no bacalhau para dessalgar um pouco antes da fervura.

Pegamos nossas travessas que não são muito grandes e colocamos bastante azeite no fundo. Cobrimos primeiro com as cebolas, depois com as batatas. Em cima das batatas colocamos bem desfiado o bacalhau e depois uma camada de pimentões coloridos e soltamos azeitonas e ovos por cima de tudo. Se a sua travessa for alta, repita as camadas nessa ordem. As azeitonas e os ovos devem ficar por cima.

Depois a gente prepara um Molho Bechamel ou Molho Branco mesmo.

Colocamos na panela as duas colheres bem cheias de manteiga e em seguida a mesma quantidade farinha de trigo. Quando vira uma pasta uniforme deixamos ainda cozinhar a mistura por mais uns dois ou três minutos. Em seguida colocamos um litro de leite direto nessa mistura. Nessa hora o segredo é mexer muito para dissolver. Se você tiver uns daqueles utensílios que dissolvem bolotinhas, melhor. Ele sempre quebra o nosso galho. Depois colocamos o sal, a pimenta e a noz moscada. Jogamos um pouco dessa mistura em cada travessa. E pronto! É só levar ao forno.

Leve a travessa ao forno coberta com papel alumínio. Aproximadamente 30 min. depois retire o alumínio e deixe dourar o molho por aproximadamente 15 min.

Pronto! Super simples e nossa receita de bacalhau ecumênico é um sucesso!!!