Resolvemos passar um dia em Toledo durante nossa estada em Madrid, já que a cidade fica a 72km e de trem o percurso dura meia hora, foi nossa escolha para um bate e volta partindo da capital.
Adoramos viajar de trem pela Europa e fazermos esse trajeto seria mais uma oportunidade de experimentarmos os trechos domésticos em mais um país europeu.
Partimos da estação de Atocha, centro de Madrid. Compramos as passagens de ida e volta juntas, assim se economiza além de não correr o risco de não encontrar passagem comprando na hora de voltar.
Infelizmente não conseguimos tickets para o trem do final da tarde, compramos para às 15h, mas durante as 4:30h que tínhamos conseguimos passear pelas ruas da cidade que abrigou muçulmanos, judeus e cristãos e traz em suas praças e seus prédios características marcantes desses povos.
Sobre Toledo
Toledo é uma cidade histórica muito importante na Espanha. É de 190 a.c e viveu uma época onde ficou conhecida como a ‘Cidade de três culturas’: a árabe, judia e cristã.
É famosa até hoje por sua produção de aço, mais especificamente pela produção de espadas. Cervantes menciona a cidade em suas obras e El Greco, que morou por algum tempo lá, usou sua paisagem como base para muitas de suas produções.
Nosso dia pela cidade
Estava um dia lindo de sol, apesar do ventinho frio do outono europeu. A antiga estação não é grande, porém muito bem conservada e cheia de turistas por todos os lados.
Estação de trem
Construída no estilo neo-mudéjar, cujas influências são árabes e imita o estilo das torres das igrejas da cidade, já é um ponto turístico logo na chegada.
Logo depois caminhamos no sentido da montanha acompanhando a sinalização que direcionava onde ficava a cidade histórica às margens do Rio Tejo.
Não fomos pela Puente de Alcantara, seguimos pela outra entrada e chegamos diante da imponente Puerta de Bisagra, por onde precisamos passar para darmos início ao nosso passeio medieval.
Puerta de Bisagra
Pelas ruas
As ruas da cidade são estreitas e cheias de casas e pequenos prédios muito rebuscados, feitos em sua maioria de pedras, contudo as portas e adornos trazem toda a arquitetura do séc. VII à tona.
Vimos que a cidade tem muitos bares e neles um barulho, um movimento grande de gente entrando e saindo e resolvemos entrar em um deles para vermos de perto.
Assim sendo, escolhemos um que gostamos da fachada. Pedimos uma cerveja e a garçonete muito simpática puxou papo, pedimos então permissão para tirar uma foto com ela. Pena que não anotei o nome, mas fica bem perto da Catedral.
Depois da cerveja e da conversa continuamos caminhando pelas ruelas de Toledo, não sabíamos pra que lado olharmos, se pra cima, pro lado direito, esquerdo….
Catedral de Toledo
Enfim chegamos à catedral. É uma bela construção do séc I sob a orientação de São Eugênio. Quando os muçulmanos chegaram à Toledo, a catedral chegou a se tornar uma mesquita que mais tarde quando foi retomada pelos cristãos, foi reformada e tem a arquitetura gótica predominante desde então.
É uma das mais exuberantes catedrais que traduzem o significado do sentimento católico da Espanha. Seu interior é dividido em 5 naves numa escala monumental.
Tradição das espadas
A fabricação de espadas é faz parte da tradição e isso é muito evidente por todos os cantos. Nesse contexto, vimos muitas lojas vendendo com armaduras em tamanho real, roupas da época e todos os objetos que remontam às histórias da cidade.
Um lugar muito bonito que chegamos em nossa caminhada por dentro das muralhas que guardam Toledo foi a Plaza de San Juan de los Reyes e depois ao Paseo de Recaredo que dá acesso a outra parte da cidade.
Passando para o outro lado, chega-se à Puerta de Bisagra que é uma das mais usadas entradas de Toledo.
Depois de passarmos por tantas portas que circundam as muralhas com ruas estreitas, vimos que têm muito da história contada em cada detalhe, seja num pouco do telhado, seja nas portas e janelas, seja nas placas…
Plaza Mayor de Toledo
Como não poderia ser diferente numa cidade histórica na Espanha, a Plaza Mayor também está presente na pequena cidade com cerca de 8.000 habitantes. Como a famosa homônima em Madrid, também tem várias lojas e restaurantes.
Mais tarde pegamos o ônibus que nos levou de volta à estação de trem para seguirmos para Madrid e saímos de Toledo com a certeza de que ficamos pouco tempo.
Se tivéssemos conseguido tickets para o trem do final da tarde, aí sim, teríamos conseguido dar uma volta completa nas muralhas e vermos o que faltou.
Dicas
- Quem não quiser encarar a subida até o centro histórico, pode ir pela escada rolante que começa junto à Puerta de Alfonso VI e acaba perto do Monasterio de Santo Domingo El Antiguo;
- Tendo mais tempo, pode ir até a Puerta de Alcântara do outro lado do Rio Tejo, seguir pela rua à direita. Aproveite o cenário que terá a cada passo.
Estando em Madrid, há várias opções de passeios bate e volta para cidades próximas já viajar de trem pela Espanha é muito prático, facilita e muito essas viagens curtas.
Quando voltamos ao país fomos conhecer Córdoba e de lá seguimos para Sevilha. Duas cidades lindas que merecem uma visita também.
Agora nos siga no Facebook, Instagram, twitter, YouTube e no Pinterest.
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;
Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Passagens Promo;
E ainda comprar pacotes de viagens e passagens aéreas no Hotel Urbano
ORGANIZE SUA VIAGEM SEM SAIR AQUI DO BLOG. VOCÊ PODE:
Reservar hotel pelo Booking;Comprar seu seguro viagem com a Seguros Promo;
Alugar seu carro com a RentCars;
Escolher seu chip pré-pago para usar em todo o mundo no Viaje Conectado ou no Omeuchip;
Encontrar passes turísticos GoCity;
Comprar ingressos, contratar tour e transfers no Get Your Guide;
Passagens aéreas com Vai de Promo
Cynara, continue a escrever muuuuito, pois a riqueza de se ler blogs de viagens, é esta mesmo, muitos detalhes e muito conteúdo, pois assim viajamos junto com vc. Não consigo vivenciar a viagem naqueles trechos curtos e sem vida.
Continue, vc está de parabéns !!!
Karla, muito obrigada pelo retorno. Continue passando por aqui.
Cynara, que pena ter que voltar no trem das 15h! Mas existe um site oficial espanhol pra comprar os bilhetes com antecedência? Ou é como na Itália, trem regional só na hora?
Uma pena mesmo Marcia. Quando fomos não pensamos na possibilidade de não conseguirmos passagens para o final do dia, mas podem ser compradas com antecedência pelo site da Raileurope por exemplo. Inclusive atualmente há mais trens fazendo o trajeto.
Adoro cidades medievais, e se tem a oportunidade de fazer um passeio de um dia, melhor ainda… Se bem que é bom dormir naquela atmosfera, né?
Toledo é uma das cidades mais gostosas da Espanha, me deu até saudade lendo o seu guia perfeito. Vou deixar mais uma dica para quem tiver tempo de fazer mais do que um bate-volta entre Madrid e Toledo, vale a pena dormir lá, De noite a cidade fica toda iluminada e linda e de manhã, antes do fluxo de turistas chegar, a cidade é toda nossa! Mas de qualquer forma, visitar Toledo não deve ficar de fora de nenhum roteiro!
Verdade Bruna, temos vontade de voltar e pernoitar lá. Minha enteada mora em Madrid, então vamos pra lá todo ano, Toledo está na lista de lugares para voltarmos.
Não sabia que dava pra fazer um bate-volta entre Madrid e Toledo, a cidade é linda. Acho até que ficaria mais tempo.
Dá pra fazer bate e volta tranqüilamente Ana, mas se tiver tempo livre no roteiro dormir por lá é uma ótima opção com certeza.
Cynara que dica maravilhosa… Deu vontade de conhecer Toledo com tanto apelo histórico e cultural. A cidade, realmente, deve ser um encanto e importante na história do país, com tanta informação impregnada nas portas e janelas, portais e telhados. Ainda vou lá!
É linda sim Sonia, não deixe de ri quando estiver por Madrid.
Nunca fui a Toledo e seu texto reacendeu meu desejo de conhecer essa cidade. Anotado para a próxima ida à Espanha.
Que bom que a vontade voltou Sylvia 🙂
A Espanha é super charmosa, cheia de cidades lindas e Toledo é uma delas. Adorei seu passeio de bate volta saindo de Madrid, colocou os principais lugares para conhecer. Valeu
Isso Carol, como ficamos pouco tempo fomos nos principais pontos.
Que sensacional essa super dica pra aproveitar melhor a Espanha e otimizar o tempo. Adorei essa dica do Bate – volta de Madrid para Toledo de trem. Eu amo.passear de trem e vou ama chegar a Toledo por locomotiva.
Essa viagem de trem de Madrid a Toledo é perfeita Deyse.
Adorei as dicas para fazer esse bate e volta de trem. Quero muito conhecer Madrid e Toledo.
Você vai adora, são 2 lindas cidades.